20/07/2022 às 16h03min - Atualizada em 21/07/2022 às 00h01min

A crescente do empreendedorismo digital

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

O empreendedorismo digital nada mais é do que um conceito de negócios que são desenvolvidos online. Essa categoria do segmento de empreendedorismo é realmente bastante ampla.

 

Ou seja, pode significar criar startups, criar conteúdo para o YouTube ou blog ou abrir um e-commerce, por exemplo. São várias possibilidades que englobam o empreendedorismo no meio digital.

 

O que esse conceito tem em comum e o que as diferencia de um empreendedor padrão é o fato de serem negócios totalmente online, mas não somente isso, existem diversas outras vantagens competitivas que identificam um negócio online: escalabilidade e replicabilidade.

 

Vamos pegar uma loja física e um e-commerce de brindes personalizados bloco de anotações como exemplo. Mesmo com poucos recursos, essa empresa pode crescer exponencialmente e potencialmente atingir milhões de consumidores em diferentes áreas geográficas.

 

Por outro lado, uma loja física do mesmo segmento necessita de espaço e tempo que retardam o seu crescimento.

 

O empreendedor digital pode, portanto, trabalhar em um projeto inovador, escalável e replicável. E é algo que tem crescido tão exponencial que representa hoje em dia grande parte da economia mundial.

 

Isso tudo faz parte da transformação digital que está mudando o mundo, afinal vivemos uma nova era impulsionada pela revolução tecnológica, onde a internet é indispensável e só sobrevive quem consegue se adaptar à mudança.

 

Nesse sentido, até empresas físicas, como de consultoria tributária, de logística e lojas de todos os setores estão migrando para o mudo digital também, a fim de acompanhar essas mudanças.

 

Como foi dito logo no início, são poucas as diferenças entre o empreendedorismo tradicional e o digital, porque, no final das contas, ambos são empreendimentos.

O empreendedor digital deve seguir os passos básicos e tradicionais ao iniciar um negócio, mas, nesse caso, atuar em um ambiente digital.

 

A consultoria de segmentos totvs permite analisar e minimizar os riscos de executar determinadas tarefas, algo que de fato ajuda os empreendedores a iniciar um modelo de negócios digital.

A importância do empreendedorismo digital

O empreendedorismo digital ganhou importância graças ao mundo digital veloz. Segundo a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento), a economia digital tem potencial para aumentar a produtividade, a renda e o bem-estar social.

 

Nesse contexto, essa é uma forma de criar oportunidades de emprego em novos mercados e aumentar o crescimento econômico em todo o mundo.

 

Logo, à medida que as tecnologias digitais evoluem, surgem novas oportunidades de crescimento financeiro para todos os empreendedores que se dispõem a enfrentar os desafios do meio digital.

 

Também permitem mudanças na organização do trabalho, como a inclusão no mercado, a qualidade e o desenvolvimento de novas competências.

Por que cresceu tanto o empreendedorismo digital?

O mundo do empreendedorismo digital atingiu um dos seus pontos mais altos com o surgimento da pandemia de COVID-19.

 

De fato isso ocorreu porque os empreendedores tiveram que aprender de forma acelerada um conjunto de ferramentas digitais, como erp integrado, que antes não eram indispensáveis.

 

É importante destacar também que existe um leque de possibilidades para criar um vasto negócio online. Um e-commerce é um negócio online, assim como um profissional que vende seus cursos ou de terceiros via redes sociais.

 

Assim, a partir do momento em que um marketing começa no ambiente online, o empreendedorismo digital é colocado em prática.

Como se tornar um empreendedor digital?

Independentemente se você quer abrir uma empresa de call center SP ou um e-commerce de roupas infantis, é preciso se preparar e conquistar habilidades digitais se quiser acompanhar os tempos.

 

Para se tornar um empreendedor digital, portanto, não basta a bagagem da experiência passada, é preciso envolver-se, estudar o mundo da web, manter-se atualizado e ser motivado pela paixão pelo seu negócio.

 

Se você quer se tornar um empreendedor digital, deve ter uma certa mentalidade e ter habilidades transversais que não estão relacionadas ao estudo, mas à maneira como você o conduz. São, por exemplo, as chamadas soft skills, que podem ser identificados em:

 
  • Colaboração;
  • Empatia;
  • Organização;
  • Criatividade;
  • Planejamento;
  • Liderança;
  • Resiliência;
  • Cultura de inovação.
 

Essas são algumas das principais soft skills que todo empreendedor deve obter. Vamos ver agora o que significa cada uma delas, que são fundamentais para começar a empreender online desde já.

Colaboração

É preciso ter pensamento de colaboração se você quiser ser um empreendedor realmente bem requisitado no seu segmento, portanto trabalhe bem essa habilidade social de colaborar, ajudar, entender e oferecer o seu melhor.

Empatia 

Os empreendedores digitais devem entender quais são as necessidades de seus clientes e ter empatia para entender a fundo toda e qualquer necessidade que demandam.

 

Portanto, trabalhe bem essa soft skill para ser um empreendedor saber se identificar para melhor satisfazê-los e ganhar sua confiança.

 

Além disso, quem é empreendedor geralmente lida com muitos parceiros, como fornecedores peças de informática e fornecedores em geral. Por isso, ter empatia é essencial na comunicação.

Organização

A organização é um dos pilares para começar a empreender online, já que sem organização não é possível chegar a lugar algum. Portanto, trabalhe a organização, principalmente se você tiver dificuldade quanto a isso. 

 

Independentemente se você for um empreendedor do setor de esquadrias de alumínio sob medida preço ou um da área de vendas de brinquedos, a organização deve se fazer presente em seus processos.

Criatividade

A criatividade também é algo crucial. Grandes empreendedores fizeram sucesso devido a sua grande capacidade de serem criativos em seus trabalhos e naquilo que oferecem, portanto trabalhe bem nesse quesito para garantir o sucesso do seu negócio.

 

Mesmo que você pense que não é criativo, isso não é verdade, porque todo mundo é criativo e tem a capacidade de ser. A questão é que algumas pessoas têm a criatividade mais aflorada que outras. Para isso, siga esses passos:

 
  • Passe tempo na natureza;
  • Observe bem um objeto e tente reformular ele;
  • Leia livros de poesias;
  • Tente escrever um diário;
  • Tente pintar ou desenhar o que vier à mente.
 

São exercícios simples que podem te ajudar a trabalhar bem a criatividade. Portanto, não há desculpas para não ser criativo em seus negócios e trazer novidades surpreendentes para seu público alvo.

Planejamento 

Saber planejar melhor suas atividades e as de sua equipe são essenciais para que seu negócio decole. Elimine distrações e concentre-se nos objetivos que deseja alcançar.

 

Portanto, estabeleça um planejamento, seja ele mensal, semestral ou anual, e tente segui-lo copiosamente. Obviamente, se verificar que algo não está funcionando, é momento então de retornar ao planejamento e refazê-lo.

 

Mas o importante é não deixar de criar um planejamento, seja pessoal, de como você vai cumprir cada demanda, como também o do seu negócio em si, a agenda de cada processo a ser realizado.

Liderança

A liderança é outra soft skill que é extremamente importante para todo mundo que quer começar a empreender, já que muitos desafios são enfrentados, principalmente no início da vida de empreendedor.

 

Portanto, trabalhe bem a liderança, sempre pensando que toda e qualquer responsabilidade é sua. Ou seja, não se vitimize ao observar conflitos e barreiras, saiba enfrentar os medos e estabelecer limites onde é necessário.

 

Você verá como tudo muda se começar a exercer de forma sábia a liderança. Afinal, ser líder não é mandar, é ser um exemplo a ser seguido, é guiar bem os processo e as equipes que fazem parte dos projetos.

Resiliência

Você precisa saber se adaptar rapidamente às mudanças se quiser se tornar um empreendedor digital. A internet é famosa por suas constantes mudanças e obriga você a acompanhá-la se não quiser ser ultrapassado pelos concorrentes ou arriscar perdas.

Cultura de inovação

Saber sempre quais são as novas ferramentas e canais digitais para fazer seu negócio crescer é uma habilidade que não deve ser subestimada. Portanto, esteja sempre atento às novidades e a tudo que é necessário para o crescimento no meio digital.

O que estudar para ser um empreendedor digital?

Independentemente do segmento ou área que você quer começar a empreender, seja na área de engenharia elétrica empresa, ou na de alimentação, um empreendedor digital deve sempre se manter atualizado por meio de treinamento contínuo e integrando as habilidades que lhe faltam.

 

O empreendedor online deve ter um conhecimento 360° de marketing digital, ou seja, de todas as atividades de marketing realizadas pela web, mas não somente isso, afinal o marketing está sempre se atualizando e mudando.

 

Ou seja, é preciso sempre buscar estar atualizado, conhecer sempre as estratégias inovadoras que estão bombando nos últimos dias e identificar as melhores estratégias que realmente geram resultados no seu setor.

 

Portanto, respondendo a pergunta sobre o que estudar sobre marketing digital, aqui vão os principais pontos a serem vistos:

 
  • Inbound marketing;
  • Designs e todos os seus tipos;
  • Branding;
  • Gerenciamento de leads;
  • Estratégias de vendas.
 

Esses tópicos são somente o básico do básico dentro do marketing, portanto busque o conhecimento e se aprofunde em tudo sobre marketing digital se quiser ser um empreendedor de sucesso.

 

Há também a possibilidade de contratar um profissional de confiança que tenha todas as habilidades necessárias, mas isso fica ao seu critério como empreendedor.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp