CIDADE NO AR Publicidade 728x90
20/07/2022 às 11h30min - Atualizada em 21/07/2022 às 00h20min

Assessoria de Imprensa gera valor ao negócio gastronômico

Por Bianca Marchetti*

SALA DA NOTÍCIA Bianca Marchetti
A assessoria de imprensa é uma área dentro da comunicação, que tem como objetivo gerar valor para as marcas, por meio de ações que pretendem dar visibilidade à marca, por meio de mídia espontânea, que é uma maneira de estar presente na mídia sem a necessidade de investir em anúncios.

Além de divulgar o seu estabelecimento e seus pratos ou produtos, é possível trabalhar a imagem do chef, bem como do proprietário da casa, para que se tornem referência dentro do setor. Para isso, o profissional de assessoria de imprensa criará pautas, que poderão ser divulgadas pró-ativamente, além de mapear oportunidades de entrevistas sobre temas correlatos ao universo do estabelecimento.

Cabe à assessoria de imprensa também, criar um relacionamento com jornalistas e influenciadores, que possam fomentar a opinião pública sobre o seu produto, seja por meio de permutas ou parcerias. Neste sentido, é possível enviar produtos ou realizar convites para que esses formadores de opinião conheçam o seu serviço e experienciem como é estar em seu estabelecimento. Vale ressaltar que para este trabalho ter sucesso, a gestão da casa precisa ser bem afinada, para que não sejam encontrados problemas por estes jornalistas e, ao invés de boa propaganda, gerar mídia negativa.

Outra vantagem de estar inserido como fonte de entrevistas ou ser citado pela mídia é que o fato de o estabelecimento estar constantemente na mídia, aumenta sua visibilidade no Google, que entende matérias jornalísticas como muito relevantes, levantando sua posição no ranking de buscas. 
Para aqueles estabelecimentos que já tem uma estrutura financeira que possibilite este gasto, o ideal é contratar uma assessoria de imprensa contínua, para realizar um trabalho sólido para a marca, visto que nem sempre os resultados são imediatos ou constantes.

Já para quem não consegue arcar com este gasto, uma boa solução é optar por realizar ações pontuais, contratando o profissional para divulgar, por exemplo, a inauguração de uma loja, um novo portfólio de produtos, menus sazonais, eventos específicos ou até mesmo a troca de chef ou direção da casa.

Por fim, é sempre muito importante que o profissional de assessoria de imprensa seja especializado na área de atuação, no caso a gastronomia, pois ele terá mais facilidade para compor as pautas e conhecerá os jornalistas que cobrem o setor.

*Bianca Marchetti é jornalista formada pela Universidade Santa Cecília, em Santos. Possui experiência de mais de 13 anos na área da Gastronomia, tendo sido repórter em publicações como Prazeres da Mesa, Veja Comer & Beber e UOL; e assessora de imprensa de restaurantes e do curso de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi.  

Sobre a VA Gestão de Negócios
Idealizada por Vera Araújo, profissional de mais de 25 anos de atuação em negócios gastronômicos, a VA Gestão de Negócios é uma consultoria com um olhar 360º para a gestão, atuando em todas as áreas de um empreendimento gastronômico, do planejamento, gestão e marketing ao operacional. Entre os principais clientes estão o Itaú, Vaca Véia, Brodo Ristoranti, Madureira e Cozinha de Afeto.
A VA Gestão de Negócios foi criada por uma mulher negra e tem como um de seus princípios a diversidade, por acreditar que as diferenças são um ingrediente essencial para a construção de um negócio inovador. Comandada por mulheres que enfrentam diariamente as dificuldades de estarem inseridas em uma área que ainda é predominantemente masculina, conta ainda com expertises de chefs de cozinha, que atuam de forma autônoma.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp