CIDADE NO AR Publicidade 728x90
27/07/2022 às 13h40min - Atualizada em 01/08/2022 às 17h10min

Como a cidadania italiana pode ajudar você a arrumar emprego

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

A dupla cidadania italiana abre um número incrível de portas para quem pode reivindicá-la. E um dos maiores benefícios é trabalhar na Itália e em toda a União Europeia. Você pode seguir muitas carreiras na Itália e em outros países se souber como começar. Quando você tem cidadania italiana mesmo sendo Brasileiro, você tem muitas possibilidades de conseguir um bom emprego no país.
O primeiro passo para buscar um emprego na Itália pode ser reivindicar sua cidadania italiana. Os especialistas em cidadania fazem exatamente isso. Se você busca a nacionalidade por meio de casamento, descendência ou nos tribunais.
Continue lendo sobre como conseguir cidadania italiana.

 

Trabalhar na Itália requer um plano

Muitas pessoas vêm para a Itália prontas para viver a doce vida. Filmes e livros podem romantizar a vida na Itália a ponto de as pessoas pensarem que podem viver apenas de amor e sorvete.

Mas, a menos que você seja rico de forma independente, precisará ter um trabalho estável para morar na Itália. Assim como você faria em qualquer outro lugar. A chave para fazer essa transição é ter um plano em prática.

 

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, o resto do mundo não está necessariamente se esforçando para contratar americanos. Esse fato não significa que as empresas italianas evitem brasileiros ou cidadãos com dupla nacionalidade. Significa simplesmente que ser dos Estados Unidos ou Brasileiro não lhe dá um status especial.

E a Itália não está imune a altos e baixos econômicos. Eles têm momentos em que as empresas estão crescendo e contratando, e momentos em que os empregos são mais difíceis de encontrar.

 
  • Se possível, reivindique a dupla cidadania italiana. Quando você tem um passaporte italiano, é legal trabalhar em qualquer lugar da UE . Portanto, essa peça do quebra-cabeça é simples quando você tem sua cidadania italiana. Os não-cidadãos também podem trabalhar na Itália, mas é muito mais fácil se você for um cidadão italiano. Sem a cidadania da UE, você terá que obter um visto de trabalho.
     
  • Aprenda italiano. Muitos empregos na Itália e na União Europeia não exigem fluência em italiano. Mas, em um mercado de trabalho apertado como o da Itália, a preferência será para aqueles que falam o idioma. E mesmo que a proficiência não seja necessária para o emprego em terra, você vai querer pelo menos habilidades básicas de conversação para morar lá.
  • Prepare-se para a burocracia. Se você planeja iniciar seu próprio negócio na Itália, prepare-se para muita burocracia. Contrate um contador e advogado de negócios italiano que o ajudará a navegar no sistema para que você comece com tudo corretamente no lugar.
     
  • Procure contratar um especialista em recolocação. Sim, você certamente pode enfrentar essa aventura por conta própria. Mas, há pessoas que fizeram isso antes de você e viveram todos os erros. Se estiver dentro do seu orçamento, usar um especialista em recolocação na Itália pode economizar muito tempo e dinheiro ao fazer a transição para trabalhar na Itália.

Opções de trabalho na Itália

Viver e trabalhar na Itália oferece um belo estilo de vida para muitos cidadãos e expatriados. As opções de trabalho variam de acordo com a região e o setor, portanto, pesquise antes de vender sua casa no Brasil e ir para a Itália.

Agronegócio

As belas cidades do sul da Itália abrigam empresas agrícolas e agrícolas. Essas áreas são deslumbrantes e charmosas, mas encontrar um emprego corporativo tradicional aqui pode ser mais desafiador. No entanto, se você busca trabalhar no agronegócio ou na agropecuária ou oferecer um serviço que dê suporte a esses setores, pode ser o local perfeito para você.

Empregos de alta demanda

Alguns setores são mais fáceis de invadir quando se trabalha na Itália do que outros. Os setores de saúde, ensino e relacionados a STEM geralmente sofrem com a escassez de trabalhadores qualificados. Esta falta de trabalho significa que os estrangeiros e os novos cidadãos com dupla cidadania podem ter sucesso em encontrar trabalho nestas áreas. Marketing, design e outros trabalhos criativos também oferecem muitas oportunidades.

Turismo

Talvez você já tenha ouvido falar, mas a Itália é um destino turístico bastante popular. Com cerca de 62 milhões de visitantes por ano, a Itália é o quinto país mais popular para se visitar. 

Com todas essas pessoas chegando anualmente, há muitas oportunidades para servi-los na indústria do turismo. De lojas a restaurantes e acomodações para hóspedes, esse nicho parece oferecer negócios sem fim.

Empreendedorismo

O famoso ditado “Quando em Roma, faça como os romanos”, é apropriado na maioria das vezes. No entanto, você pode ser o tipo de pessoa que prefere definir sua própria agenda e seguir seu próprio caminho. 

Nesse caso, você deve considerar iniciar sua própria empresa na Itália e trabalhar por conta própria. Há muitas oportunidades para se estabelecer e ganhar a vida neste país incrível. 




 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp