CIDADE NO AR Publicidade 728x90
04/08/2022 às 17h11min - Atualizada em 05/08/2022 às 00h00min

Exposição Conexões oferece curso gratuito para professores mostrando como explorar ações culturais para enriquecer o trabalho pedagógico

Ao longo de quatro encontros online serão abordadas intervenções didáticas possíveis de serem realizadas em sala da aula. A proposta é capacitar os professores para que desenvolvam a leitura e escrita dos alunos em atividades que envolvem literatura, poesia, sustentabilidade e história

SALA DA NOTÍCIA MAURICIO ANTUNES BARREIRA
Vista aérea do Museu de Arte Contemporânea de Niterói - Foto: Luca Atalla
Estão abertas as inscrições para o curso Ação Formativa – Exposição Conexões, destinado a professores do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Serão quatro encontros online abordando temáticas importantes para o processo educativo que foram utilizadas para estruturar o projeto de ação educativa da Exposição Conexões, em cartaz no Horto do Fonseca, em Niterói, até o dia 16 de outubro. O curso terá duração de 30 horas, com emissão de certificado para os participantes que realizarem todo o percurso proposto.

A proposta é trabalhar temáticas da exposição dentro da sala de aula, buscando conexão entre a ação cultural com a ação pedagógica. Para isso, foram elaboradas sequências didáticas – organização das atividades executadas em forma sequencial – apresentando temas que vão trazer a exposição para o ambiente escolar, enriquecer o trabalho pedagógico e incentivar professores e estudantes a visitarem a mostra. Estas sequências estão disponíveis no site da exposição para acesso gratuito:
https://projetoconexoes.com.br/acao-educativa/ .

“A ação formativa tem a intenção de dialogar, discutir os desafios e compartilhar experiências, auxiliando os participantes a avaliar e desenvolver a capacidade de leitura e escrita dos alunos, usando as temáticas da exposição em atividades interdisciplinares que envolvem literatura, poesia, sustentabilidade e história, entre outras,” explica Walkiria Rigolon, assessora pedagógica da Exposição Conexões e responsável pela condução dos encontros. A atividade também irá explorar a relação do processo educativo com a vida cotidiana e oferecerá aos professores orientações para auxiliar os alunos a organizar o momento do estudo.

O curso está em conformidade com o Programa Cidade Educadora, lançado pela Prefeitura de Niterói, em setembro de 2021.  A iniciativa visa mobilizar, em um esforço coletivo, os setores do governo e da sociedade em busca de parcerias para a Rede Municipal de Educação. O objetivo é mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19 na aprendizagem dos alunos, por meio de ações de reforço escolar, atividades culturais, esportivas e apoio a migrantes, além de potencializar a educação integral dos estudantes.

Exposição Conexões

Com visitação gratuita, a exposição Conexões está sendo exibida no Horto do Fonseca, em Niterói, até dia 16 de outubro. Com forte viés educativo, a mostra investiga as ligações entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói e reúne imagens e fotografias de acervos iconográficos e de fotógrafos contemporâneos.  Entre o material, destaque para paisagens das duas cidades e da Baía de Guanabara. A curadoria é da historiadora carioca Carmen Lucia de Azevedo e a pesquisa foi feita na Fundação Biblioteca Nacional, Museu Aeroespacial, Instituto Moreira Salles, Historical Service of Navy, NASA e Sociedade Fluminense de Fotografia, entre outros. A exposição recebe agendamento de grupos para visita pelo e-mail [email protected] e oferece monitores para recepcionar o público também com atendimento em LIBRAS. Visitação de terça à domingo, das 10h às 19h.

Sobre Walkiria Rigolon

Doutora em Educação pela Unicamp, Mestre em Educação pelo programa de Psicologia da Educação da PUC/SP e Pedagoga. Professora e pesquisadora em curso de graduação, extensão e pesquisa, possui estudos e pesquisas desenvolvidas nos campos da alfabetização, do trabalho docente, das estratégias metodológicas de formação de professores, da Educação de Jovens e Adultos e do Currículo.

Serviço

Curso: Ação Formativa – Exposição Conexões
Para professores do 1º ao 9º ano do ensino fundamental
Inscrições pelo site até 8 de agosto de 2022:
https://www.sympla.com.br/evento-online/curso-acao-formativa-exposicao-conexoes/1614515
Início: 9 de agosto de 2022
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp