CIDADE NO AR Publicidade 728x90
05/08/2022 às 19h17min - Atualizada em 06/08/2022 às 00h00min

TCE-RJ fará auditoria para apurar legalidade de contratações na Ceperj

Denúncias indicam contratação de funcionários pela Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos, mas que atuavam em outros órgãos.

agenciabrasil.ebc.com.br/rss/justica
https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2022-08/tce-rj-fara-auditoria-para-apurar-legalidade-de-contratacoes-na-ceperj

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) aprovou hoje (5) proposta de instauração de auditoria especial, feita pela Secretaria-Geral de Controle Externo, para verificar a legalidade das admissões de pessoal de todos os projetos da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Fundação Ceperj).



Denúncias feitas pela imprensa desde o ano passado apontam o uso da Fundação Ceperj com motivações políticas e a existência de funcionários que não atuavam no órgão, ou que trabalhavam em vários órgãos, infringindo a lei, levaram a Justiça do Rio de Janeiro a suspender novas contratações e pagamentos “na boca do caixa” aos trabalhadores temporários que ocupavam cargos considerados secretos. A decisão, em caráter liminar, foi tomada na quarta-feira (3) e atendeu a ação movida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).



Muitos desses funcionários chegavam a receber pagamentos em caixas eletrônicos, o que o Ministério Público (MP) diz ser proibido e constituir indicativo de fraude. Segundo o MP, funcionários do Ceperj teriam sacado mais de R$ 220 milhões em espécie. “Tantos saques em dinheiro constituem nítida afronta às normas de prevenção à lavagem de dinheiro”, ressaltou o MP.



Ontem (4), o governador Cláudio Castro informou, em uma rede social, a troca no comando da Ceperj. Foi a primeira vez que o governador fez comentários sobre o escândalo na Fundação Ceperj. A exoneração foi publicada em edição extra do Diário Oficial do estado no mesmo dia.



O governador do Rio propôs a realização imediata de um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Ministério Público estadual “para corrigir rumos e não prejudicar importantes programas sociais”. Castro disse que sua orientação foi no sentido de dar “total transparência às informações”, pois, como governador, é “o maior interessado em que tudo seja esclarecido o quanto antes“.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2022-08/tce-rj-fara-auditoria-para-apurar-legalidade-de-contratacoes-na-ceperj
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp