CIDADE NO AR Publicidade 728x90
07/08/2022 às 20h16min - Atualizada em 08/08/2022 às 00h01min

Projeto de Lei de coautoria do Vereador Marcelo Messias cria a Casa da Capoeira

O espaço tem como finalidade divulgar e valorizar a prática da dança

SALA DA NOTÍCIA Micheletto Comunicação
https://jornalistaeduardomicheletto.wordpress.com/2022/08/07/projeto-de-lei-de-coautoria-do-vereador-marcelo-messias-cria-a-casa-da-capoeira/
Acervo Pessoal

O Vereador Marcelo Messias é coautor do projeto de lei 17.588, que cria a Casa da Capoeira, no bairro de Campo Belo, Zona Sul. O espaço tem como finalidade divulgar e valorizar a prática da dança, com o objetivo de formar indivíduos aptos a disseminar a importância histórica dessa expressão cultural que mistura luta, dança, cultura popular e a música.

O projeto foi apresentado incialmente em 2020, pelo então vereador e atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). “Fico feliz em poder dar sequência ao projeto do meu amigo, Ricardo Nunes. Isso mostra a nossa parceira, lealdade e acima de tudo, compromisso com a cidade de São Paulo”, pontua o Vereador Marcelo Messias.

O espaço que é administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, é um galpão com um palco, cadeiras e, principalmente, muito espaço para as atividades. Na frente, fica um pátio onde também se pode jogar capoeira. A entrada chama a atenção por homenagear o berimbau, instrumento musical muito usado para dar ritmo aos movimentos.

“Diante de uma história de resistência e luta e do importante reconhecimento que a modalidade alcançou, faz-se necessária a criação da Casa que abrigará e imortalizará todo um legado deste povo guerreiro e vencedor”, comenta o parlamentar.

Na lei, também consta que o acervo da Casa da Capoeira será composto dos mais diversos materiais relativos à produção de peças, pesquisas, criação e produção de objetos relativos à modalidade, objetos históricos, artísticos, fotográficos, gastronômicos, e qualquer forma de expressão que contribua para a preservação da capoeira.

Messias conta que apoiou a ideia da Casa por causa da importância da capoeira, principalmente para os jovens. “Ensina disciplina e respeito aos mais velhos, além de fazer parte da cultura brasileira. Ele se lembra que na juventude, quando morava na Capela do Socorro, zona sul da cidade, via os vizinhos jogando capoeira, queria participar do jogo, mas não podia porque tinha de trabalhar. “Agora a juventude tem um local para praticar a capoeira”, comemora.

Serviço:
Casa da Capoeira
Rua Sapoti, 20 – Campo Belo


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp