12/08/2022 às 12h12min - Atualizada em 14/08/2022 às 00h01min

Marbofloxacina 16% é uma eficaz solução para combater mastite aguda em vacas leiteiras

SALA DA NOTÍCIA Viviane Righetti Passerini
PxHere
Marbofloxacina é um ingrediente ativo com ação antibiótica que tem se destacado no tratamento de mastites de graus 2 e 3 em vacas leiteiras. Estudo conduzido pela equipe do veterinário francês Erik Grandemange, comprovou a eficácia dessa matéria-prima utilizada em medicamentos.

"Marbofloxacina 16% é a base de Forcyl®, produto da Vetoquinol que foi utilizado na pesquisa e aplicado com eficácia em vacas de fazendas europeias. Para efeito de comparação de resultados, outros bovinos doentes foram tratados com o princípio ativo danofloxacina", informa médico veterinário Guilherme Moura, gerente de serviços técnicos bovinos e equinos da Vetoquinol Saúde Animal.

A pesquisa comprovou taxa de sucesso superior com o uso de Forcyl® no tratamento de mastites agudas, com apenas uma dose intramuscular – o tratamento alternativo foi menos eficaz, mesmo com duas aplicações. 

"Essa tecnologia está disponível para os produtores de leite do Brasil. Trata-se de uma importante aliada para obtenção de rentabilidade na atividade e uso racional de antibióticos. Afinal, com uma única injeção essa terapia cura rapidamente a vaca com o mínimo tempo de exposição ao antibiótico", explica o especialista da Vetoquinol.

Forcyl® é indicado para o tratamento de mastites agudas (graus 2 e 3), especialmente as causadas pela bactéria Escherichia coli. Principal desafio da pecuária leiteira, a doença causar perdas de até 40% na produção de leite. Alterações no leite, inchaço e vermelhidão nos tetos são sinais do problema, que pode evoluir para infecções generalizadas.

"Forcyl®, além de ter comprovação cientifica de sua eficácia em dose única, conta com outro benefício: o período de carência de apenas dois dias para retomar a produção de leite", destaca Guilherme Moura. "Esse é um exemplo de inovação, um dos mais importantes compromissos da Vetoquinol, uma das 10 maiores indústrias veterinárias do mundo, com os produtores brasileiros."

Sobre a Vetoquinol 
Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.372 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). A Vetoquinol conta com SAC formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita - 0800 741 1005. Site: www.vetoquinol.com.br 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp