12/08/2022 às 12h00min - Atualizada em 14/08/2022 às 00h31min

Obras de arte criadas por crianças de 6 a 8 anos da cidade de Joanópolis serão expostas na Praça João Batista Nogueira, amanhã, às 12h

Iniciativa, intitulada B A T U, foi idealizada pelo artista espanhol Ieltxu Ortueta

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
A Praça João José Batista Nogueira, em Joanópolis receberá amanhã, 13 de agosto, a exposição B A T U, que levará ao público os trabalhos que o artista, performer e designer gráfico espanhol Ieltxu Ortueta realizou ao longo da semana junto aos alunos das escolas EMEF do Bairro Can Can e EMEF José Benedito de Salles Bayeux.

A partir das 12h, o público da cidade e região poderá conferir de perto o resultado desta experiência artística realizada junto aos estudantes de 6 a 8 anos, que puderam vivenciar o processo de criar, brincando, as suas próprias obras de arte. A iniciativa foi contemplada com o Proac Direto Fomento a Projetos Culturais, da Secretaria de Cultura do estado de São Paulo.

As instalações artísticas interativas serão formadas por módulos intercambiáveis, para que os visitantes possam entrar, sair, desenhar, trocar de lugar os retângulos tridimensionais e, desta maneira, fazer com que o projeto tenha um caráter de brincadeira criativa e lúdica, em que crianças e adultos desdobram possibilidades de jogo, criam, experimentam e participam da própria a obra.

A ideia é que, desta maneira, toda a comunidade escolar e da cidade possa apreciar e interagir com o trabalho das crianças-artistas.

B A T U - O nome do projeto surgiu do verbo Bat, que no idioma Basco, região onde nasceu o artista, significa juntar, somar, unir, reunir, adicionar, agrupar, amontoar, recolher e reunir-se.

A proposta parte de um elemento simples, o retângulo, e de duas cores, o preto e o branco. As crianças são convidadas a utilizar materiais como papel, tintas, cola escolar, tesouras, pincéis e fitas para colocar a criatividade para trabalhar e, desta maneira, serem artistas e criadores das suas próprias obras. Obras que compõe uma instalação coletiva com a experiência de dois dias de Laboratório de Criação.

“Toda criança é artista, precisa criar, inventar e brincar para ser e estar no mundo. A criança está no ‘aqui e agora’ o tempo todo e criar não é só se expressar, criar é ser, se relacionar e se entender no espaço e no mundo, olhar para a infância de forma horizontal, querer de fato dialogar e descobrir possibilidades juntos é algo que me leva a trabalhar com as infâncias ”, destaca Ieltxu Ortueta.

Ieltxu Ortueta - Nascido em Bilbao (País Basco/Espanha) e radicado no Brasil desde 2003 e reside e cria em Cunha desde 2016. É ator, performer, historiador da arte e artista gráfico. É o criador de Artefactos Bascos, plataforma para desenvolver projetos multidisciplinares como as performances interativas FLOU!, C A M P O , BATU e Playgrounds Por Todo Lado!, esta junto com o diretor holandês residente em New York, Erwin Maas. Com o projeto Chão (Laboratório de Experiências Performáticas para Crianças do Meio Rural), foi indicado ao 2º Prêmio Select de Arte Educação e contemplado com o edital ProAc de Artes Integradas, realizado em 2017 na cidade de Cunha (SP).

Investiga propostas interativas e relacionais com crianças por meio de procedimentos artísticos (artes visuais, performance e design gráfico) buscando criações coletivas e ao mesmo tempo singulares em que toda criança é artista. Pensando em arte/vida/encontros, criou a residência de convívio E U P! (Encontros Únicos Potentes) na Montanha de Cunha, com foco em arte para a primeira infância na contemporaneidade. Apresentou seu trabalho no Brasil, Uruguai, Chile, Espanha, Noruega, África do Sul, Alemanha, Palestina e México. Faz parte da Rede VINCULAR (Rede Latino-americana de Criação para os Primeiros Anos) e de SMALL SIZE (Network for the diffusion of Performing Arts for Early Childhood).

SERVIÇO

Exposição interativa B A T U
Dia 13 de agosto
Local: Praça João José Batista Nogueira, a partir das 12h

Apoio: Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis/Secretaria Municipal de Educação


INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Sylvio Novelli - Assessoria em Comunicação
Com Sylvio Novelli e Fausto Cabral
11 3806-1636
[email protected] (cel: 11 9 9231-3211)
[email protected]  (cel: 11 9 9855-8144)
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp