12/08/2022 às 12h55min - Atualizada em 15/08/2022 às 00h01min

Consultoria empresarial dedicada à inclusão e diversidade promove bate-papo sobre paternidade preta

Homens também procuram crescimento profissional após a paternidade

SALA DA NOTÍCIA Madalena Martins
Divulgação

A Uzoma, que em nigeriano significa o bom caminho a seguir, é uma consultoria empresarial dedicada à inclusão e diversidade, permitindo assim ambientes inovadores, mais produtivos e igualitários dentro das organizações. Chefiada pelas irmãs Elizabete Scheibmayr e Eliane Leite, a Uzoma é a única consultoria com turmas formadas voltada para o público masculino negro. Em sua maioria são homens que procuram se preparar para um ambiente profissional diverso e inclusivo e que acompanham seu crescimento profissional. 

Quando se fala em liderança inclusiva, precisamos pensar em líderes diversos. O caminho da diversidade parte também termos profissionais ocupando todos os espaços, principalmente a liderança.

A Uzoma Diversidade dentro de seus pilares atua no desenvolvimento de talentos negros dentro das organizações, desenvolvendo suas potencialidades e soft skills necessários para uma liderança inclusiva. 

No contexto Brasil, onde essa população é a maioria – 54%, segundo dados do IBGE – apenas 6% dos cargos de gerência são ocupados por pessoas pretas e somente 1,6% são mulheres e pretas. Queremos contribuir com as organizações no processo de mudança deste cenário.

Lucas Robertto Batista, Head of Product Design de Growth na BU de Lending na NUBANK, que participou da Live “Paternidade Preta” ao lado de Elizabete no dia 04 de agosto, vê um cenário de evolução avançando pelo caminho certo para a diversidade e inclusão, que segundo o jovem, é essencial. Tem muito ainda pela frente, mas eu acho, pelo menos nos ambientes em que já passei e passo, estão no caminho certo. Hoje, eu consigo entrar em uma reunião, por exemplo, com 20 participantes, e encontrar 2 ou 3 lideres e participantes negros.”, conta o pai do Noah, de 2 anos.

Segundo Batista, comparando há 20 anos quando ele ingressou no mercado de trabalho, hoje ele encontra um cenário mais diverso. Tem algumas empresas que se tornam diversas e inclusivas por conta de pressão de investidores, concorrentes mas, as grandes empresas já tem um setor de RH empenhado nessas mudanças por acreditar mesmo neste novo cenário. Ele completa ainda dizendo que procura estar sempre ligado aos setores de diversidade, inclusão para participar e conseguir contribuir da melhor forma.

Primeiro filho do casal, Noah de 2 anos nasceu em 2020 e por conta do período de pandemia da Covid-19 teve seus pais trabalhando em home office e Lucas teve também uma presença mais participativa no crescimento do filho e nas atividades do lar.

“Eu ainda sou um pai em aprendizado constante, ainda mais por ser um pai de primeira viagem. Mas, procuro diariamente entregar ao meu filho um mundo mais plural, mais diverso e inclusivo. Quero entregar um mundo melhor para ele. Que consiga passar para ele bons exemplos em casa” Lucas Robertto Batista


Saiba mais sobre a Uzoma em https://uzomadiversidade.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp