22/08/2022 às 10h20min - Atualizada em 23/08/2022 às 00h00min

Os benefícios da cerveja na saúde física e mental

Novas sabores

SALA DA NOTÍCIA José Maria Filho
JM Press
Crédito: unsplash.com
 
A 16ª edição do Congresso Internacional de Nutrição Funcional, traz simultaneamente o Congresso de Gastronomia Funcional, onde são apresentados os novos conceitos, pesquisas e desenvolvimento no campo da Gastronomia Funcional, sempre aliado aos conceitos da Nutrição Funcional

Links pra credenciamento de Imprensas online até 7/9/22:
São Paulo, 22 de agosto de 2022,- A Arena de Gastronomia Funcional é uma sinergia entre nutricionistas, chefs e agricultores e outros profissionais ligados a alimentação, onde são apresentados palestras e oficinas gastronômicas na prática com a elaboração de receitas e degustação feitas por chefs especialistas. No dia 16 de setembro das 18h às 18h30 a Nutricionista Dra. Natália Marques falará sobre os benefícios da cerveja na saúde física e mental, é a cerveja se despontando como uma bebida funcional.
 
Cultivo correto e escolhas certas de cereais aliados à fermentação lenta potencializa compostos bioativos da cerveja
A cerveja vem de um processo de fermentação de grãos, de cereais que possuem dentro da sua natureza compostos bioativos. “Dependendo do processo de fermentação da cerveja eu consigo atrelar os benefícios desses cereais na bebida final. Desta forma a cerveja passa a um potencial candidato a uma bebida funcional, porque ela é rica em compostos bioativos, porém  para que isso ocorra o processo do cultivo, a escola certa dos cereais para ter a presença dos compostos bioativos e todo processo da fermentação lenta deve ocorrer para que eu consigo agregar benefícios. Hoje isso é estudado para algumas patologias específicas como  é o caso do controle da resistência à insulina, controle da glicemia, benefícios para longevidade, benefícios cardiovasculares com o uso da cerveja de fermentação lenta”. 

Pensando nos benefícios da cerveja na saúde mental
A Dra. Natália destaca a dinâmica da saúde mental: “Pensamos na saúde mental como toda a estrutura cerebral e também as ligações químicas que acontecem a nível de neurônios. Uma vez que tenho uma cerveja rica em compostos bioativos, das classes dos compostos fenólicos, em sua individualidade já foram pesquisados para diversas ações como protetores cerebrais. Nessa proteção destacamos o aumento da linha de defesa antioxidante, sobretudo aumentando a expressão de glutationa e superóxido dismutase, além disso esses compostos bioativos vão ter um processo de quelantes, de metais tóxicos o que diminuiria a deposição cerebral. Esses metais uma vez que eles não se depositam no cérebro, eu diminuo automaticamente o risco de patologias neurodegenerativas, como por exemplo o Parkinson e o Alzheimer, porque eu não acordaria o gene que poderia trazer essa patologia. Além disso, usando os compostos bioativos no controle, por exemplo do estresse oxidativo e da resistência à insulina eu tiro um outro fator de risco para doenças degenerativas também.

Reforçando o perfil da cerveja que traz esses benefício 
A nutricionista reforça: “ precisa ser cerveja de  fermentação lenta, oriunda de uma escolha criteriosa dos cereais empregados na elaboração e também do lúpulo, considerada uma planta medicinal, (Humulus lupulus), que juntamente com os cereais, nos trazem os benefícios dos compostos bioativos, então não é qualquer cerveja, precisa ser com esse perfil. As pesquisas científicas indicam que os benefícios se concentram nos compostos bioativos e não no álcool presente. A cerveja, elaborada desta forma ainda tem acúmulo de silício biodisponível e isso traz benefícios de deposição no nosso organismo, uma vez que o silício é um mineral que pode trazer efeitos positivos de estrutura orgânica. Importante observar que o álcool também é muito abordado em pesquisas, e por isso limita o consumo   os pesquisadores sugerem a ingestão de 120ml a 200 ml por dia da bebida”, porém não é regra geral, deve ser considerada a individualidade de cada pessoa.  
 
Amplia no mercado de cervejas artesanais adicionadas de PANC, e aí?
De acordo com Natália Marques, “ uma vez que consigo adicionar outros ativos na bebida, como ora-pro-nóbis e outras PANC- Plantas Alimentícias não Convencionais, amplio o espectro de ação dela, porque consigo agregar mais compostos fenólicos presentes, quanto mais  compostos fenólicos na bebida , melhor se torna a disponibilidade dos mesmos e com isso consigo ter um efeito ampliado, quimicamente falando. Então vale a pena incluir no planejamento alimentar, porém a questão do álcool deve ser considerada, e deve ter uma resposta individualizada. É mais uma bebida funcional, que deve ser considerada nos planos alimentares, mas não como única bebida dentro desse plano alimentar, é mais uma alternativa viável a ser considerada pelo profissional de nutrição no seu planejamento ao paciente”, destaca Natália.
  
Sobre a Dra. Natália Marques  
É nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Pós-graduada em Nutrição Materno Infantil, Nutrição Esportiva Funcional, Fitoterapia, Agricultura Biodinâmica e Educação Moderna.
Formada pelo Institute for Functional Medicine. Mestre em Ciências da Saúde, setor de Nefrologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutora em Medicina Translacional no setor de Dermatologia da UNIFESP. Possui formação em Educação Moderna pela PUC-SP. Docente e coordenadora científica dos cursos de pós-graduação em Fitoterapia Funcional, Nutrição Clínica Funcional e Gastronomia Funcional da VP – Centro de Nutrição Funcional / Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Autora de diversos livros na área de nutrição.

O Congresso Internacional de Nutrição Funcional é realizado pela VP – Centro de Nutrição Funcional, referência no ensino e pesquisa sobre o nutrição funcional. 

Sobre a VP-Centro de Nutrição Funcional
Há 23 anos a Nutricionista Dra. Valéria Paschoal, fundadora e CEO da VP, trouxe a Nutrição Funcional para o Brasil e deu início aos estudos e pesquisas científicas sobre o conceito.  
Neste período a VP tem contribuído com a construção da história da Nutrição Funcional no Brasil. Pioneira na disseminação dos seus conceitos e líder de mercado no segmento, a instituição tem como missão compartilhar com excelência o conhecimento da Nutrição Funcional nas esferas: ambiental, social, econômica e política, promovendo Vitalidade Positiva de forma ética e científica, com foco na sinergia entre a saúde humana, vitalidade do solo e sustentabilidade do planeta.

Em seus cursos de Pós-Graduação em Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva Funcional, Fitoterapia Funcional e Nutrição Materno Infantil, assim como em seus cursos de extensão e à distância, a instituição já formou mais de 18 mil alunos em todos os Estados do país e até mesmo no exterior. A VP vai além do patamar de ser só promotora de educação para fomentadora de projetos de qualidade de vida em vários segmentos de atuação profissional, pois hoje o Conceito de Nutrição Funcional se difunde desde os profissionais de saúde até o consumidor final.
Site da VP:
Instagram:


Serviço
XVI Congresso Internacional de Nutrição Funcional

Sala de Gastronomia Funcional
Palestra: Benefícios da cerveja na saúde física e mental
Palestrante: Dra. Natália Marques
Data: 16/9/2022
Horário: 18h às 17h30

Site do congresso:

Período: de 15 a 17 de setembro de 2022
Local: Centro de Convenções Frei Caneca-SP
Endereço: Rua Frei Caneca – 569- 40 e 50 andar (Dentro do Shopping Frei Caneca)
Horários: 
Dias 15 e 16/9: das 8:15 às 19h10
Dia 17/9: das 8h30 às 17h10
Horários para visitantes: das 11h às 15h, acesso gratuito apenas para visitação às áreas de exposições no 4º e 5º andar. Inscrições no link abaixo.
Inscrições para congressistas presenciais: esgotadas
Inscrições para congressista cadeira virtual: abertas no site.

Link para credenciamento de Imprensa:

Mais informações para imprensa podem ser obtidas pelos canais abaixo.  

Mais informações para imprensa podem ser obtidas pelos canais abaixo.  

JM - Assessoria de Imprensa & Comunicação
José Maria Filho: Jornalista MTb 19.852
E-mail
Cel. e WhatsApp (11) 99804.1112
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp