22/08/2022 às 16h23min - Atualizada em 24/08/2022 às 00h19min

Artista plástico paulistano Rodrigo Franzão se consagra como um dos principais nomes da arte têxtil mundial

Retalhos de tecido, papelão e fios de cobre transformados em formas geométricas abstratas tridimensionais compõem os quadros do artista

SALA DA NOTÍCIA Renown Comunicação Ltda - ME
https://cloud.ralcoh.com.br/index.php/s/AoQzIXxwJy7C5u8
Divulgação
O artista Rodrigo Franzão (@rofranzao) é um dos principais nomes da arte têxtil mundial. Entre inúmeras exposições individuais e coletivas, suas obras estão presentes em coleções particulares nos EUA (Miami, Nova Iorque, Los Angeles, New Orleans, Chicago, Detroit), Portugal (Lisboa, Algarve), Espanha (Barcelona, Madrid), Ucrânia (Kiev), França (Paris), Inglaterra (Londres), Itália (Roma, Milão), Alemanha (Berlim) e São Paulo. Além disso, estampam os catálogos de galerias no National Arts Clubs, Nova Iorque, EUA; Exhibition Center Museu de Odivelas, Lisboa, Portugal e Museu do Tribunal Superior de Justiça, Brasília, Brasil.

Inspiradas pelo abstracionismo geométrico e por técnicas do construtivismo russo, suas produções – criadas a partir de materiais do cotidiano, como retalhos de tecido, papelões e fios de cobre, ganharam destaque em várias publicações de arte internacionais, como a ART Reveal, Inglaterra; 365 art+, Japão; Art Market , Israel; e Be Creative, Inglaterra.
Franzão é um artista contemporâneo de mídia mista que trabalha principalmente com elementos têxteis, criando formas geométricas abstratas tridimensionais formas a partir de materiais do dia a dia.  Essas “reinvenções” ultrapassam os limites da arte têxtil, elevando o material do reino do artesanato utilitário para a mais pura forma da arte pela arte. Suas peças elaboradas e altamente rítmicas são criadas pela colocação manual de cada peça individual em um substrato tridimensional.

Sobre Rodrigo Franzão

Rodrigo Franzão vive e trabalha em São Paulo, produzindo arte de mídia mista, pintura e videoarte. Sua pesquisa está ligada a questões filosóficas e manifestações psicológicas, decorrentes da observação em comportamento, como um ser social. Ele desenvolve suas ideias em diferentes materiais e texturas, como tecidos, plásticos, madeira e pigmentos naturais, além de papel.

Sobre seu trabalho

A organização espacial e a relação emotiva das cores no cenário pictórico, elementos encontrados na Abstração Geométrica e na Arte Construtivista, levam para refletir sobre o urbano, os valores da sociedade contemporânea e as intervenções do ser humano no mundo. Franzão desenvolve várias linguagens por meio de plotagens gráficas, usando técnicas de mídia mista para destacar os detalhes e mecanismos que se fragmentam em dispersões, intervalos e ruído. O artista combina efeitos bidimensionais e tridimensionais, criando uma relação de dependência entre eles.
Além da geometria e abstração e cores utilizadas em seu trabalho, Franzão busca harmonizar o contraste entre forma e cores no plano atemporal.
https://www.instagram.com/rofranzao/
https://rodrigofranzao.com/
https://museutextil.com/

Informações para a imprensa
Ralcoh Comunicação
Jornalista Luiz Carlos de Oliveira – Mtb 12.190
[email protected]
Cel. 11 9 9975 8741
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp