CIDADE NO AR Publicidade 728x90
29/08/2022 às 17h42min - Atualizada em 30/08/2022 às 00h00min

5 dicas para aumentar satisfação do cliente com WhatsApp Business

CEO de startup especialista em relacionamento digital orienta como usar ferramenta para estreitar a relação com o público

SALA DA NOTÍCIA Adriane Garotti
Imagem: Freepik
WhatsApp se tornou nos anos recentes uma ferramenta de comunicação importante para pequenas empresas. Cerca de 75% dos brasileiros interagem com as marcas pelo mensageiro, segundo pesquisa da Panorama Mobile Time com a Opinion Box. Parte deste mérito é da API (interface entre programas) do WhatsApp Business, que permite acrescentar outras soluções, como softwares de gestão e chatbots.

A API do WhatsApp Business permite que os consumidores possam fazer uma compra dentro do app em poucos cliques, além de tirar dúvidas, resolver problemas e acompanhar suas entregas. Para empresas que não têm verba nem público para investir em soluções maiores, a solução cai muito bem.

"Para as empresas, há facilidades, como mensagens automatizadas e gestão centralizada, agilizando a solução de problemas e aumentando a satisfação dos clientes”, explica Rafael Souza, CEO da Ubots, startup especializada em soluções de relacionamento digital e inteligência artificial.

Para potencializar os resultados do negócio ao usar o aplicativo, o executivo traz cinco dicas:

Melhore as conversas com o cliente

A API permite, por exemplo, enviar notificações ao cliente que não sejam promocionais, como alertas sobre o transporte e a entrega de produtos. "São pequenos cuidados que agregam valor ao relacionamento e aumentam a satisfação e a fidelização”, aponta Souza.

Linguagem simples e resposta rápida

Além disso, as empresas devem usar uma linguagem simples e oferecer atalhos durante o atendimento. Quanto menor for o tempo de atendimento e de resoluções de dúvidas e problemas, maior será a satisfação do consumidor.

Centralize o atendimento

As etapas de atendimento podem ser centralizadas no WhatsApp, algo conveniente pelo cliente. Afinal, é um canal que todos acessam, de uso fácil e diário.

Invista na fidelização

O WhatsApp Business tem recursos que permitem às empresas entender melhor o perfil do público e suas necessidades, como as estatísticas de acesso e integração com anúncios do Facebook. Com isso, conseguem planejar melhor serviços, produtos e promoções.

O potencial dos chatbots

Os softwares que simulam a conversação humana podem ajudar a estreitar o relacionamento com os clientes. Os chatbots podem ser usados em atendimentos híbridos — que mesclam mensagens automatizadas e personalizadas com atendimento humano — e a solução traz redução de custos e aumento na satisfação.

Fonte: Ubots (via press release)


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp