CIDADE NO AR Publicidade 728x90
31/08/2022 às 22h45min - Atualizada em 02/09/2022 às 00h00min

Exposição virtual Beleza Intelectual estreia no Museu Têxtil com 116 obras de 43 artistas internacionais

Com entrada franca, o ambiente virtual em 360 graus faz um recorte da produção artística contemporânea de arte têxtil entre os anos de 2004 a 2022

SALA DA NOTÍCIA Renown Comunicação Ltda - ME
https://cloud.ralcoh.com.br/index.php/s/SaD9HX8bNXkfMBR
Divulgação
O Museu Têxtil apresenta a partir de 1 de setembro e até o dia 28 de fevereiro de 2023, a 2ª Exibição Virtual Internacional, intitulada “Beleza Intelectual”. Com a participação de 43 artistas de 18 nacionalidades, o evento exibe um recorte da produção artística contemporânea de Arte Têxtil e Técnica Mista entre os anos de 2004 a 2022. São 116 trabalhos que cruzam Poética e Estética para dar forma as novas possibilidades de interação com a Arte e com a Cultura.

A exposição pode ser contemplada pelo link museutextil.com. Com entrada franca, o ambiente virtual em 360º graus pode ser navegado pelos pontos existentes no chão do espaço expositivo. Clicando nestes pontos o espectador transita e interage com as obras de arte distribuídas ao longo de 3 andares, acessados por elevador ou por escada. É possível, também, obter as informações dos artistas e de seus trabalhos apenas clicando nas obras expostas.

Buscando, mais uma vez, criar um diálogo e promover o intercâmbio cultural e artístico entre o Brasil e outros países, a exposição com curadoria de Rodrigo Franzão proporciona ao espectador uma experiência única, visto que, com a chegada definitiva do Metaverso, é necessário se familiarizar com os mecanismos contemporâneos de interação com a realidade virtual, adaptando-se a um mundo análogo, que tenta replicar a realidade com foco na conexão social.

Para introduzir a universalidade dos conceitos e expressões de arte presentes nas pesquisas, técnicas e estilos que são apresentados por Artistas Têxteis e de Técnicas Mistas, o curador Rodrigo Franzão, para esta 2ª Exibição Virtual Internacional, intitulada como “Beleza Intelectual”, insinua as referências do filósofo grego, Platão, e do crítico de arte, Harold Osborne, levando-nos a refletir sobre o nosso próprio processo de evolução e de transcendência.

Caminho percorrido individualmente por cada admirador da arte. Trajetória fascinante, que nos escolta amigavelmente de forma receptiva a clarividência de que o conceito de beleza está, intimamente, ligado à transparência no processo em que o indivíduo manipula e se apropria da materialidade do mundo para desabrochar a sua evolução. Apropriação esta que aparentemente se frequenta no mundo das ideias; afluência de memória, afeto, experiência e beleza.

SOBRE O CURADOR

Rodrigo Franzão é artista visual e curador independente de Arte Têxtil, Técnica Mista e Arte Dimensional e Fundador do Museu Têxtil. Graduado em Letras pela Universidade São Marcos e Artes pelo Centro Universitário Claretiano. Possui MBA em História da Arte e da Cultura Visual pela Universidade Cândido Mendes e especialização em Psicopedagogia e Arteterapia pela Faculdade Paulista de Artes. Atualmente aprimora-se com a MBA em Museologia, Curadoria e Gestão de Exposições pela Universidade de Taubaté.

SOBRE O MUSEU TÊXTIL

Instituído em 2020, o Museu Têxtil, se propõe a promover o intercâmbio cultural e artístico entre o Brasil e outros países, para mostrar acima de tudo a universalidade dos conceitos e expressões de arte presentes nas pesquisas, técnicas e estilos que são apresentados por Artistas Têxteis, de Técnicas Mistas e Artes Dimensionais.

A proposta é divulgar o trabalho de artistas que utilizam estratégias têxteis como suporte em suas criações. Além de fomentar um ambiente de pesquisa, produção e exposição dessa manifestação cultural e forma de expressão artística.

O Museu Têxtil leva em consideração a arte como um casamento entre o real e o utópico, assim, intenciona expor, por meio da enfática retórica autorreferencial de artistas de diferentes culturas, os alicerces que estruturam suas pesquisas artísticas, investigando o significado representacional pelo qual o artista usa os sentidos e fala aos sentidos para aludir um mundo físico tangível a qual o ser humano se estabelece.

SERVIÇO
2ª Exibição Virtual Internacional, intitulada como “Beleza Intelectual”
Data: De 01/08/22 a 28/02/23
Local:  Ambiente Virtual em 360 graus - www.museutextil.com

Informações para a imprensa:
Renown & Ralcoh Comunicação
Jornalista: Luiz Carlos de Oliveira
+55 11 996447591 e +55 11 99975 8741
www.ralcoh.com.br
[email protected]
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp