CIDADE NO AR Publicidade 728x90
02/09/2022 às 16h12min - Atualizada em 05/09/2022 às 00h00min

Cebraspe é a banca escolhida para o concurso INSS

Especialista do Gran Cursos Online dá dicas de preparação pré-edital

SALA DA NOTÍCIA Gran Cursos Online
Gran Cursos Online
Divulgação

 

Na manhã desta sexta-feira (02), foi definida a banca organizadora do concurso do INSS. A Cebraspe foi a escolhida e apesar de não ter sido uma surpresa, é natural que nesse momento pré-edital os concurseiros fiquem confusos sobre a melhor maneira de se preparar. O Instituto Nacional do Seguro Social  ofertará 1.000 vagas para o cargo de Técnico de Seguro Social, cargo de nível médio, com remuneração que varia de R$ 5.447,79 a R$ 9.099,25 no topo da carreira. O especialista da edtech Gran Cursos Online, Fernando Mesquita, listou os principais pontos de atenção nesse momento anterior à publicação do edital. 

Os concursos mais recentes foram em 2007, com 2 mil vagas com 593 mil inscritos, e 2015, com 950 vagas e mais de 1 milhão de inscritos, ambos organizados pela Cebraspe. Segundo Fernando, o primeiro passo nesse pré-edital é olhar para os editais anteriores para ter um direcionamento. 

A distribuição de questões no último concurso foi feita da seguinte forma: 42% de conteúdos gerais (língua portuguesa, raciocínio lógico, informática, direito administrativo, regime jurídico e ética) e 58% de Seguridade Social (direito previdenciário). Segundo o professor, as provas não vão ser necessariamente iguais, mas é bem possível que uma boa parte desse trabalho seja replicado. Além disso, apesar do concurso anterior não ter tido redação, a orientação é que o candidato se prepare para uma possível redação. “Se por acaso for cobrado, o candidato já estará pronto, mas, se não for cobrado, o treino de discursiva torna o candidato mais competente, isso porque ele precisa ler sobre os assuntos e trabalhar mais profundamente, e isso pode ajudar muito na preparação de um modo geral”.

Mesquita ainda listou as quatro primeiras etapas dessa preparação pré-edital. São elas:

1. Finalizar o conteúdo: O que quer dizer que o candidato deve passar, pelo menos de forma superficial, por todos os pontos do conteúdo, incluindo questões e treino de prova. Uma vez que o aluno passe por todos os pontos do conteúdo, ele começa a entender as próprias dificuldades, os pontos mais cobrados e mais importantes. 

 

2. Criar um material de revisão e revisar: Esse é um dos pontos mais importantes da jornada. Esse é um dos mecanismos para que o aluno consiga se lembrar do conteúdo. É muito difícil conseguir lembrar do que foi estudado há 3, 4 meses. Por isso a revisão é uma etapa muito importante e que poucos candidatos dão a devida atenção. 

 

3. Manter de 3 a 6 horas de estudo por dia: Para os iniciantes, o ideal é começar com 1 hora por dia, e conforme for avançando, vai ampliando esse tempo. Sempre que acabar de estudar uma disciplina, faça uma pausa de 10 a 15 minutos, isso é inegociável e vai ajudar muito na atenção e retenção do conteúdo. 

 

4. Resolva questões de acordo com o seu momento: Conforme o candidato evolui, muda também a forma de resolver questões. Existe uma mecânica de resolução de questões que permite que o candidato otimize o tempo e melhore a performance: quando o candidato é iniciante, o ideal é que ele resolva uma maior quantidade de questões por dia, pois é dessa forma que ele vai identificar suas maiores dificuldades. Conforme ele for avançando no conteúdo, a taxa de acertos tende a aumentar e a quantidade de questões pode ir diminuindo até que o candidato comece a focar apenas nas suas dificuldades e erros. 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp