CIDADE NO AR Publicidade 728x90
09/09/2022 às 12h16min - Atualizada em 10/09/2022 às 00h01min

6 Dicas preciosas para cuidar da pele no inverno

Juliana Melo - cosmetóloga preparou algumas dicas importantes para manter a pele saudável e linda nesta época gelada do ano

SALA DA NOTÍCIA Débora Nogueira
Divulgação / Pixabay
Chegou o frio e junto com os problemas respiratórios e as várias camadas de roupas que temos que inserir no nosso look, chega também o ressecamento da pele, rachamento de lábios e as peles mais exposta são as que mais sofrem que acomete inclusive as peles mais oleosas nessa época.

O frio nos leva a pecar principalmente na temperatura da água do nosso banho, principalmente nós mulheres temos tendência a ter mais frio, também tendemos a beber bem menos água o que atrapalha na nossa hidratação que deve ser feita de forma endógena (ingestão de ao menos 2litros por dia) e exógena (utilização de séruns e cremes hidratantes sobre a pele).
 
 Dicas da  Juliana Melo para cuidar da pele no inverno

1. Utilize um hidratante facial para o seu tipo de pele


O rosto é uma das regiões mais expostas ao vento frio, por isso ele precisa de cuidados especiais. Embora o hidratante facial seja fundamental para quem tem a pele seca, pessoas com a pele oleosa também devem utilizá-lo para prevenir a perda de água e recuperar a barreira de proteção do tecido cutâneo, mantendo o manto hidrolipídico em equilíbrio.

Para uma melhor manutenção do manto hidrolipídico (hidro = água, lipídio = óleo escretado naturalmente pela nossa pele) é importante utilizar um creme hidratante logo após o sérum aquoso para reposição dos lipídios da pele, um dos melhores lipídios para a pele do rosto é o esqualano que é um lipídio biomimético, ou seja que imita o lipídio da nossa pele, e por tal semelhança a pele se alimenta instantaneamente do esqualano, outros óleos vegetais também são grandes aliados e trazem inúmeros benefícios. Quando em equilíbrio o manto hidrolipídico sela a pele e evitando que a água se evapore, mantendo uma melhor hidratação para pele



O hidratante para pele seca e normal podem ser à base de aloe vera, pantenol, ácidos hialurônicos e esqualano, óleos e manteigas vegetais como jojoba, abacate e rosa mosqueta. Já para as peles mista e oleosa, deve-se escolher um sérum hidratante oil-free com textura em gel. Os séruns aquosos são as melhores opções, o ideal é ir inserindo cremes com carga oleosa baixa o famoso creme -gel, os óleos não podem ser comedogênicos ou oclusivos ambos tampam os poros com o tempo, deve-se preferir por óleos não oclusivos e não comedogênicos como jojoba, abacate, rosa mosqueta, eles irão nutrir e ir regulando o manto hidrolipídico. Esqueça o óleo de coco!! Sim, ele é comedogênico! Muito se fala na internet sobre utilização dele no rosto, ele pode até ser aceito por algumas peles no início do uso e parecer que estar trazendo inúmeros benefícios, no entanto com o tempo ele acaba obstruindo poros e causando acnes. Isso serve para todos os tipos de pele.



2. Hidrate as outras extremidades que ficam mais expostas.
Mãos e lábios também devem ter atenção especial nessa época! Abuse de produtos com altas cargas oleosas. Para as mãos, cremes com 20% de manteigas como a de karité e óleo de castanha do pará são perfeitos para hidratação profunda sem deixar oleosa. Para os lábios não se atenha a apenas manteiga de cacau vendida nas farmácias, elas ajudam, mas, procure por hidratantes labiais como balms que contenham ceras como cera de abelha ou as vegetais como candelila e carnaúba elas ajudam a formar uma película retendo a hidratação sem contar nos diversos benefícios que trazem.




3. Ativos aliados
Use e abuse sempre dos antioxidantes, eles são aliados em todos os momentos, gestantes e não gestantes devem se deleitar dessas maravilhas sempre!
 Além de clarear a pele alguns como a Niacinamida minha queridinha, tem a capacidade de hidratar profundamente entre outras mil maravilhas que já citei em outras matérias.
 O sol e os raios UV continuam por aqui, sem contar a luz azul dos eletrônicos que estão por toda parte os Antioxidantes são neutralizadores tantos dos radicais livres liberados pelo contato com os raios, quanto pelos danos dos raios solares.
Para as não gestantes o frio é a melhor data para utilizar ácidos clareadores, então se você precisa clarear a pele, essa é a hora! Ácidos como o mandélico são alfa-hidroxi ácidos que possuem moléculas grandes e por isso são mais gentis e não causam eritemas ou descamação, esse tipo de ácido são perfeitos para todos os fototipos, principalmente os mais altos, pois não mancham a pele.



Você sabia que sua pele pode estar oleosa exatamente por falta de hidratação?
Sim, esse é o famoso efeito rebote, pele falta de água em seu organismo sua pele entende que precisa hidratar a pele e acaba jogando mais lipídeos (óleos) causando a pele oleosa e consequentemente mais acne! Então use e abuse de ativos higroscópicos, ou seja, são ativos que possuem a capacidade de sequestrar as moléculas de água no ar e depositar em sua pele alguns deles são, glicerina vegetal, pantenol, ácidos hialurônicos são os mais potentes tendo a capacidade de reter até 1000x seu peso em água! Maravilha né? vontade de nadar em uma piscina dessas belezuras (piscina aquecida por favor! Tá frio)
 Os óleos corporais e séruns oleosos também são grandes aliados nessa época, além de nutrir formam barreira protetora selando a pele e evitando que a água evapore.




4. Beba água!!
E beba muita água, seu organismo e sua pele vão agradecer muito hoje e amanhã. Já falamos lá em cima sobre a necessidade de hidratação endógena e sobre o efeito rebote. Já tomou quantos copos hoje?? Vamos ali tomar mais um? O que é um xixizinho a mais diante de uma pele e saúde radiante?


5. Evite banhos com temperaturas muito altas
Eu sei bem o quanto uma água bem quentinha é seduzente nessa época do ano, eu amo! Mas, evito ao máximo. As temperaturas muito altas além de tirar mais e mais os lipídios que selam e nutrem a nossa pele, as altas temperaturas também ajudam a desidratar nosso corpo. É só pensar em como funciona a sauna. Então a água morninha é o ideal, aquece na medida e te mantém hidratada.


6. Proteção solar
Já falei, o sol pode não estar reluzente nessa época, mas continua emitindo todos os raios UV e muitas mulheres, toda serena achando que tá tudo bem não passar o protetor! Esse é o melhor produto antiaging que existe! O sol tudo que toca estraga, já viu como tudo perde a cor na exposição ao sol? Então passa o seu protetor mesmo que esteja super nublado e cinza. Prefira sempre os protetores com FPS 30, eles são os melhores em custo-beneficio pois oferecem proteção de 96,67% de eficácia enquanto os de FPS 60 oferecem 98,33% de eficácia na proteção e custam muito mais, então vale mais a pena você reaplicar o protetor FPS 30 do que ficar economizando no FPS 60 aplicar apenas 1x e ter bem menos eficácia, pagando muito mais. Vale pensar nisso!

Agora é pegar seu cházinho de limão, cuidar da sua skincare e seu autocuidado, quentinha pra não pegar gripe, porque seguindo essas dicas de ouro, a sua cútis será um sucesso em todas as fases do ano!


Juliana Melo é criadora e sócia-proprietária da marca de cosméticos naturais e veganos DE LA TERRE, que nasceu junto com o seu momento de gestação e a preocupação com que planeta sua filha iria nascer.

Sobre a DE LA TERRE - Nosso Valores
Apaixonados pela natureza
Apostamos em nossos valores e no talento e criatividade dos colaboradores para gerar soluções sustentáveis e que contribuam para o desenvolvimento econômico do país de forma ética, com respeito às pessoas, aos animais e ao meio ambiente.
Cosméticos de alta performance com respeito aos animais, respeito ao meio-ambiente, respeito aos seres humanos, respeito aos consumidores e respeito ao Universo.
DE LA TERRE - Empresa certificada:
  • Livre de crueldade
  • Ingredientes naturais
  • Eco Sustentável
  • Livre de Plástico
  • Livre de Químicas
  • 100% Sustentável
  • Vegan
  • Feito no Brasil
  • Eu reciclo  
Para conhecer todos os produtos acesse o site: https://delaterre.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp