16/09/2022 às 16h47min - Atualizada em 17/09/2022 às 00h00min

Saiu o edital do concurso mais aguardado da década: Saiba tudo sobre a prova do INSS

Especialistas do Gran Cursos fazem análise detalhada sobre o certame 

SALA DA NOTÍCIA Gran Cursos Online
Gran Cursos Online
Divulgação
 

Nesta quinta-feira, 15 de setembro, foi publicado o edital do INSS. Conhecido como o concurso mais aguardado da década, o certame oferece mil vagas para o cargo de Técnico de Seguro Social do Instituto Nacional do Seguro Social, que é de nível médio. A remuneração pode chegar a R$ 5.905,79 e a banca organizadora é o Cebraspe. O período de inscrições começa nesta sexta-feira, 16 de setembro, e vai até o dia 3 de outubro no site (www.cebraspe.org.br/concursos/) e a taxa custa R$ 85. As provas serão aplicadas no dia 27 de novembro. Os especialistas do Gran Cursos Online fizeram uma análise completa do edital e apontaram as expectativas para esta prova tão aguardada pelos concurseiros de todo o país.
 

Prova será realizada em 97 cidades e, segundo o professor do Gran Cursos Online, Fernando Maciel, a grande novidade é que podem ser adicionadas 2.500 vagas para cadastro reserva. Isso porque está havendo uma mobilização junto ao Ministério do Trabalho e Previdência para esse acréscimo devido a grande necessidade do órgão, já que o déficit é de funcionários é de, aproximadamente, 20 mil servidores. Além disso, este pode ser o último concurso de nível médio para o cargo de Técnico de Seguro Social, já que existe uma pressão muito grande para que o próximo concurso seja de nível superior.

Confira os principais pontos da análise dos especialistas do Gran Cursos Online Aragonê Fernandes, Fernando Maciel e Fernando Mesquita:

1. Quem está estudando há muitos anos não sai necessariamente em vantagem. Isso porque a legislação mudou muito de 2019 pra cá, e quem está estudando há muitos anos precisou rever o que já havia estudado. Quem está começando agora já está estudando a legislação que vai cair na prova.

2. A Jurisprudência não consta expressamente no anexo que prevê as disciplinas, mas no item 1333.1 consta que as “jurisprudências do Tribunal Superior poderão ser consideradas”, por isso, o aluno deve se preparar nesse sentido.   

3. Apesar de não haver redação na prova objetiva, o curso de formação, que é classificatório e eliminatório, vai cobrar questões discursivas que devem ser respondidas com redação. Isso quer dizer que o candidato deve sim se dedicar à prática de escrita e se preparar nesse sentido

4. Aconteceram mudanças quantitativas e qualitativas no edital. Quantitativa em relação aos conteúdos que foram adicionados à parte de Seguridade Social, e qualitativa quando falamos sobre a reforma previdenciária. Isso quer dizer que não adianta estudar dispositivos anteriores a 2019. É importante estudar especialmente pelo regulamento da Previdência Social, decreto 3048, que já está atualizado pela reforma da Previdência

5. Os principais conteúdos adicionados são: regime próprio de previdência, Seguro Defeso - seguro desemprego concedido ao pescador artesanal que não pode pescar em virtude das restrições impostas pelo Ibama, Aposentadorias especiais por talidomida, ex-combatentes e anistiados políticos, Instrução normativa 128.

6. Para quem está se preparando, a dica é focar em projetos de reta final, ou seja, conteúdos resumidos, conteúdos reduzidos e apostas de conteúdos mais cobrados. Mas, na medida do possível, sem deixar de lado os outros conteúdos já que a banca pode inovar. Além disso, é muito importante o treinamento de questões: resolver questões do Cebraspe todos os dias. Se o aluno conseguir resolver na faixa de 50 a 100 e questões por dia, isso vai ajudar bastante.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp