16/09/2022 às 16h21min - Atualizada em 19/09/2022 às 00h01min

Saiba como o consórcio pode ajudar a realizar o sonho da casa própria

Saiba como o consórcio pode ajudar a realizar o sonho da casa própria

SALA DA NOTÍCIA Redação
Freepik

São Paulo, setembro de 2022 - Com a alta da inflação, o Copom tem subido a Selic a cada reunião e, atualmente, a taxa básica de juros é de 13,75% ao ano. Isso tem impactado diretamente no sonho dos brasileiros que querem financiar um imóvel e realizar o sonho de ter sua casa própria. Mas, mesmo diante do atual cenário econômico, o setor de consórcios vem crescendo e se tornando uma alternativa, pois as parcelas dessa modalidade não sofrem alteração baseada na Selic, são parcelas mensais pré-estabelecidas.

Segundo dados divulgados pela ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), no primeiro semestre de 2022, as vendas de novas cotas atingiram R$1,85 milhão, possibilitando avanço de mais de 12% no total de negócios realizados. Entre os destaques, estão as cotas para imóveis, que cresceram 29% no período. 

“No consórcio, oferecemos vários planos, com parcelas, prazos de pagamento e valor de carta de créditos diferentes. O cliente pode escolher o que faz mais sentido para a sua realidade financeira. Este é um modelo que segue crescendo, mesmo nesse momento difícil para muitos brasileiros”, afirma Luís Toscano, vice-presidente de negócios da Embracon, uma das principais administradoras de consórcios do país. 

Pensando nisso, a Embracon listou abaixo algumas vantagens que o consórcio traz para quem quer realizar o sonho da casa própria: 

É possível parcelar todo o valor da carta de crédito 

Não é necessário pagar um valor de entrada para um consórcio. A  taxa da administradora e o fundo de reserva são diluídos no número total de parcelas e pagos mensalmente. Ou seja, não é necessário juntar uma grande quantia em dinheiro para adquirir o consórcio. 

Não há cobrança de juros 

Uma das principais vantagens do consórcio é que não há a cobrança de juros, já que o crédito total é parcelado dentro do prazo de pagamento do plano. Os consorciados pagam suas parcelas, formando o saldo de caixa que é utilizado para contemplação dos participantes, ao longo da vigência do grupo. 

É possível negociar melhor com a compra a vista 

Depois de contemplado, a carta de crédito permite que o pagamento do imóvel seja realizado à vista. Com isso, o consorciado tem mais poder de negociação na hora de realizar a compra, uma vez que o valor será entregue integralmente ao assinar o contrato. 

É possível obter a carta de crédito antes de ser sorteado 

Além dos sorteios realizados mensalmente, as assembleias permitem que os consorciados ofereçam lances pela carta de crédito, sendo uma ótima opção para quem tem um dinheiro guardado. No caso de ter um lance maior, o consorciado volta a participar do grupo normalmente, podendo ser sorteado ou tentar novamente o lance no próximo mês. 

 

Sobre a Embracon

Há mais de 30 anos no mercado de consórcios, a Embracon é uma das maiores e mais conceituadas empresas especializadas em consórcio de automóveis, motos, imóveis, veículos pesados e serviços, e já entregou mais de meio milhão de bens. A filosofia de trabalho se baseia em conhecer e atender às necessidades dos clientes que encontram na instituição solidez, credibilidade, inovação e uma vasta gama de produtos. Atualmente, a empresa possui mais de 160 mil clientes ativos, mais de 400 parceiros em território nacional, cerca de 100 filiais no País e 2,9 mil funcionários. A Embracon é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e associada à ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp