CIDADE NO AR Publicidade 728x90
23/09/2022 às 17h43min - Atualizada em 25/09/2022 às 00h00min

Instituto Federal de Brasília tem editais publicados

Especialista do Gran Cursos Online fala sobre o perfil da banca e dá dicas e preparação

SALA DA NOTÍCIA Gran Cursos Online
Gran Cursos Online
Divulgação



O Instituto Federal de Brasília (IFB) publicou dois editais para contratação de novos servidores. São 50 vagas distribuídas entre os cargos de técnico-administrativo (34) e professores (16). A remuneração varia de R$ 2.403,07 a R$ 9.616,18, a depender da titulação do candidato aprovado e do cargo. O período de inscrições começa na próxima segunda-feira, 26, e vai até o dia 17 de outubro de 2022 exclusivamente pelo site da banca organizadora, a Fundação Cefetminas. A banca ainda é muito desconhecida pelos concurseiros do DF, por isso, a equipe do Gran Cursos Online fez um levantamento com as principais informações sobre o certame e dicas de preparação.

Segundo o Coordenador de Carreiras Educacionais do Gran Cursos Online, Carlinhos Maia, a Fundação Cefetminas fez poucas provas no país. De acordo com o professor, a banca costuma propor questões com textos longos e por isso as provas acabam sendo um pouco cansativas. Para Carlinhos, para o cargo de professor, a instituição está buscando profissionais com maior titulação, que tenham cursos de mestrado e doutorado. “Essa é a perspectiva da banca e isso pode ser visto no plano de carreira que o IF possui. Dessa forma, vai ser mais fácil desenvolver pesquisas educacionais, que é uma das missões do nosso Instituto Federal. Quando você pega o plano de carreira, consegue notar as gratificações para essas carreiras mais elevadas”, afirmou. Carlinhos falou sobre o estilo da banca e deu dicas aos concurseiros. Confira:

1. Então a sugestão para quem vai fazer essa prova do IFB, é pegar as provas antigas da banca, e aí nós temos especialmente a prova da prefeitura de Guarani, também a prefeitura de Barbacena, em MG, que mostram um pouco de como essa prova foi construída. Além disso, também é importante pegar outras provas para poder ter uma noção dos conteúdos das outras áreas, não somente dos conhecimentos pedagógicos. Também é bom treinar com questões mais atualizadas a partir de 2021. Provas do IPREV, de Mariana, Prefeitura de Bela Vista, de MG, que foram realizadas em 2021 são bons exemplos.

2. O professor vai atuar dentro da formação profissional, por isso os temas da educação profissional tecnológica, como organização e as diretrizes curriculares, tudo isso deve ser considerado na preparação dos candidatos.

3. Para quem está se preparando a dica é: preparar o próprio material ao longo das aulas teóricas e fazer revisões com esse material. Como essa banca não possui muitos exercícios, a minha dica é pegar bancas similares, como a FCC e a FGV, que são bancas que possuem um maior número de questões que podem ser treinadas. Pegar as provas anteriores dos IF também é uma boa estratégia para treino, já que cobram também temáticas similares.

4. A parte de conhecimentos específicos tem peso 2, por isso essa parte vai fazer toda a diferença na nota do candidato. O ideal é dedicar bastante tempo no estudo dessas áreas.

5. Concursos da área de educação não costumam cobrar raciocínio lógico e nem noções de informática, o que faz a gente pensar que essas disciplinas podem ser um diferencial. As provas vão contar com língua portuguesa, raciocínio lógico, noções de informática, legislação do serviço público e conhecimentos específicos. Então acredito que, quem for bem em raciocínio lógico e noções de informática, vai dar aí aproximadamente 10 questões, vai estar a frente. 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp