CIDADE NO AR Publicidade 728x90
26/09/2022 às 11h38min - Atualizada em 27/09/2022 às 00h17min

Com juros em alta, entenda quais taxas são usadas no financiamento imobiliário

Mesmo com expectativas de redução da Selic para a partir de 2023 apenas, ainda é vantajoso comprar um imóvel, aponta especialista

SALA DA NOTÍCIA Wesley Henrique Colpani
Bruno Gama, CEO da Credihome by Loft. (Foto: Credihome by Loft/Divulgação)
Apontada como a taxa básica para o cálculo de juros na economia brasileira, a Selic, que sofreu seu 12º aumento consecutivo e saltou de 13,25% para 13,75% no início de agosto - alcançando seu maior patamar desde novembro de 2016 -, encerrou seu ciclo de aperto monetário, mas com expectativas de redução para 2023 apenas. Diante desse cenário, muitas pessoas estão deixando de realizar o sonho da casa própria por considerar que, com a taxa de juros no patamar atual, está mais caro comprar um imóvel. Porém, essa ideia é errônea, visto que o financiamento imobiliário tem uma base conceitual e econômica proveniente da poupança, o que garante um custo de remuneração limite de 6,17% + TR (Taxa Referencial). 

De acordo com Bruno Gama, CEO da Credihome by Loft, principal plataforma de crédito imobiliário do Brasil, que visa desburocratizar o financiamento por meio de um processo totalmente digital e com uma assessoria gratuita e completa, essa diferenciação inclusive faz com que o mercado imobiliário seja uma das melhores opções de investimentos no cenário atual.

“No mesmo período que a Selic saiu de 2% para 13,75%, a taxa de juros do crédito imobiliário passou dos 7% para 9,5%. Isso simboliza um aumento muito menor, ou seja, o financiamento imobiliário, apesar dessa alta, continua sendo uma das opções mais sólidas no Brasil, sendo ainda vantajoso comprar um imóvel. Não existe uma opção mais barata. Tem muita gente pensando em quitar o crédito imobiliário, e fazer um financiamento de carro, por exemplo, mas essa manobra não faz sentido acompanhando a taxa de juros, já que para um financiamento de carro a taxa está rodando ali entre 30 e 50% ao ano, enquanto falamos de 11 ou 12% nos imóveis considerando todos os custos”, explica o CEO da Credihome by Loft.

Essa diferenciação de taxas alocadas no mercado imobiliário se deve pelo fato do setor não ter o seu cálculo baseado na Selic, mas sim na poupança, o que faz com que o crédito imobiliário atue com apenas um dígito, enquanto a taxa básica de juros bata os dois dígitos.

Pontos de atenção
No entanto, mesmo atuando com o diferencial de taxas menores no mercado, Bruno Gama ainda faz alertas importantes para o interessado em realizar um financiamento no momento de adquirir um imóvel. O primeiro ponto de atenção realçado é com relação à composição da taxa de juros do contrato. Segundo o especialista, atualmente o mercado atua com três modalidades distintas, sendo importante que o comprador esteja ciente do funcionamento de cada uma delas para não ter surpresas no decorrer da quitação do imóvel.

“Normalmente os bancos utilizam uma taxa fixa adicionada a um indicador de correção, sendo o mais comum o TR, que é razoavelmente pequeno. Existem também os módulos corrigidos pelo IPCA, que é o índice de inflação e que geralmente é bem maior. Esses contratos geralmente têm a taxa de juros da parcela mais baixa, o que faz com que muitos compradores achem que essa opção é mais vantajosa, mas não é o caso necessariamente, já que ainda há a correção pelo IPCA, que no Brasil é algo extremamente incerto”, argumenta Gama. 

Além dessas opções também existe a modalidade variada da poupança, que acaba contando com a variação da Selic, uma vez que quando a Selic fica abaixo de 8,5% a poupança passa a ser corrigida em 70% da Selic. Nesse caso, o CEO alerta sobre o tipo de amortização escolhida para esse tipo de financiamento. “Embora o mercado tende a oferecer o SAC - modelo que tem uma parcela inicial mais alta, mas conforme o contrato evolui, elas diminuem -, o público acaba priorizando o pricing, que é baseado numa parcela menor, sendo este o principal ponto de sedução para o público. Porém essa linha não apenas deixa de diminuir o valor com o passar do tempo, como também é corrigida pelo indexador de juros”, detalha.

Diante de todo esse cenário de alternativas e possibilidades, Bruno Gama ressalta ainda a importância de se contar com uma assessoria que ajude o comprador a buscar as melhores condições de financiamento ao adquirir um imóvel, sobretudo, em uma época de alta de juros no mercado. 

“O trabalho da Credihome by Loft ajuda o cliente desde o momento inicial do cadastramento dos dados até a busca pelas melhores condições de crédito. Pelo fato de possuirmos uma integração com os principais bancos do mercado, esse processo burocrático é realizado apenas uma única vez, o que traz maior praticidade e comodidade aos usuários. Além disso, a companhia conta com uma equipe de consultores que fazem também a intermediação diretamente com os agentes bancários, tudo isso feito por meio de uma tecnologia de ponta e muita rapidez”, finaliza o CEO.

Sobre a Credihome by Loft
A Credihome by Loft é uma plataforma digital de crédito imobiliário que conecta o cliente interessado no financiamento imobiliário ou home equity a todos os bancos de maneira gratuita, online, prática e sem burocracia, provendo ainda uma assessoria completa desde a aprovação do crédito até a liberação do recurso.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp