27/09/2022 às 10h23min - Atualizada em 27/09/2022 às 10h14min

Melhor eficiência nos custos de TI

SUAIMPRENSA - cidadenoar.com
*Por: Ricardo de Figueiredo Caldas – CEO da ATIVU Tecnologia

Nos momentos mais críticos da pandemia, testemunhamos os esforços precisos dos socorristas, bombeiros, polícia, profissionais de saúde e tantos outros que estavam na linha de frente, todos os dias trabalhando para salvar vidas e manter todos nós seguros. Cada um deles contava com seus dispositivos móveis, conectividade e capacidade para se comunicar com o mundo, e quem manteve a infraestrutura de comunicação, ajudando o gerenciamento destes recursos, foram os profissionais de telecomunicações e TI em todo o mundo. 

Não apenas garantimos que eles pudessem se comunicar, mas também transferimos milhões de trabalhadores e sua capacidade de comunicação, dos escritórios para configurações remotas, simultaneamente. Somos parte crítica em todas as organizações e fazemos parte da cadeia de suprimentos, das vendas, da experiência do cliente, dentre outras. Sem comunicações e conexão, o mundo desliga e, sem nosso gerenciamento, o mundo se fecha. 

Grande parte de nossas comunicações e redes evoluíram além das telecomunicações e da mobilidade para a nuvem. As telecomunicações tradicionais estão agora em nossos dispositivos móveis, na forma de licenças de software, e a lista de mudanças tecnológicas continua. Portanto, neste mundo de telecomunicações, mobilidade e gerenciamento de TI em que vivemos, o gerenciamento de TI é enorme e envolve gerenciar todas as licenças, equipamentos, soluções em nuvem e muito mais. 

A migração da infraestrutura para a nuvem e o aumento da demanda de capacitação tecnológica resultante da pandemia continuam a impulsionar os investimentos anuais bem acima da marca de três trilhões de dólares. São muitos dólares para comprar, vender e administrar. Esse gasto global anual continua crescendo e a formação de provedores globais neste espaço de telecomunicações e gerenciamento de TI começa a surgir.

Processamos e auditamos faturas, corrigimos os constantes erros de cobrança e muito mais. A propósito, sobre erros de cobrança, muito disso está nos provedores e muito mais pode ser corrigido no lado do cliente com os processos corretos. Tendemos a culpar os provedores de serviços, muitas vezes com razão, mas corrigir ou alterar os processos do lado do cliente pode ter um impacto positivo mais significativo. Poderíamos argumentar que mais de metade das ineficiências poderiam ser corrigidas apenas com mudanças no ambiente do cliente.

Existem muitos problemas e ineficiências com os provedores de serviços e consertar isso é um grande desafio. Gastamos muito tempo reclamando dos provedores de serviços, quando devemos usar esse tempo para consertar o que podemos controlar. Temos muito trabalho a fazer e isso pode ter um impacto significativo no crescimento da entrega de valor ao cliente. É um começo para mostrar que o Gerenciamento de Custos de TI, ou ITCM (IT Cost Management), é um ativo estratégico para as organizações, com impacto positivo no crescimento da receita e na retenção de seus clientes.


Exemplo desses ganhos é com o inventário no ambiente corporativo, pois é fundamental investir para se obter um inventário preciso, visando agregar valor ao negócio, oferecendo oportunidades de crescimento. Se todos que usam ou precisam confiar nos dados de inventário não tiverem um nível de confiança de pelo menos 90%, é necessário usar uma ferramenta que os leve até lá. O conjunto de dados mais importante está no inventário. Por isso, ele deve ser preciso e deve ser a fonte da verdade, confiável para todos. O inventário é tudo!
 
Embora tendamos a nos concentrar na tecnologia e no que ela pode fazer, a verdadeira chave é a informação que ela produz e o que se pode aprender a fazer com ela para capitalizar oportunidades de criação de valor para o cliente. Há um impulso por mais automação e menos pessoas em um setor em que os clientes procuram orientação e experiência além da automação. 

Vemos gradualmente a importância da especialização, especialmente em um provedor de Gestão de Custos de TI que dispõe de um sistema integrador com o legado do cliente (ERP, RH, pagamentos, ITSM etc.). Essa ferramenta possibilita melhorar a eficiência nos custos de TI, ao reduzi-los pela otimização da gestão de uso das tecnologias e facilitar o trabalho dos seus colaboradores no monitoramento dos processos de recuperação do capital financeiro e humano.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp