CIDADE NO AR Publicidade 728x90
30/09/2022 às 13h20min - Atualizada em 02/10/2022 às 00h00min

Chef Janaína Rueda conhece de perto a gastronomia do interior do Sul do Brasil, na websérie Receita Raiz

Costela fogo de chão e carneiro farinhado. Confira o 4° e o 5° episódios da Receita Raiz, websérie de 12 receitas tradicionais da culinária brasileira

SALA DA NOTÍCIA Texto Assessoria
Texto Assessoria
Foto: Divulgação
A culinária brasileira é uma das mais famosas do mundo, mas pouco se sabe sobre a origem exata dos pratos mais conhecidos no território nacional. Com essa proposta, surgiu a websérie Receita Raiz. Gravada em mais de 10 cidades, de 8 estados diferentes, a produção é apresentada pelos chefs Jefferson e Janaina Rueda, donos do 7º melhor restaurante do mundo A Casa do Porco, além do Bar da Dona Onça.

Do campo ao prato, da plantação à mesa de milhares de famílias, os alimentos percorrem um longo caminho e, por trás desse processo, existem pessoas comprometidas em produzi-los com a melhor qualidade possível. Além disso, são pilares das tradições culinárias mais populares do Brasil.

Ao longo de 12 episódios, a série Receita Raiz acompanha os chefs Janaina e Jefferson Rueda e o publicitário e idealizador do projeto Daniel Pauli, em um passeio por cidades do interior para contar a história das fazendas e saborear os pratos típicos, como o Carneiro Farinhado, de Galvão (SC). e a Costela de Chão, de Cascavel (PR).

No quarto episódio da websérie Janaina e Daniel visitam a Fazenda Dom Cardoni, comandada pelo fazendeiro Valmir Oldoni, responsável pela propriedade e pela casa de carnes que leva o mesmo nome. Produtor de carnes e apaixonado pelo agro, Valmir conta que o resultado financeiro não é o principal foco da família nessa empreitada.

"Nosso trabalho aqui é colocar amor nos animais e na carne. Afinal, a carne é uma paixão. Inclusive, temos um slogan na nossa casa de carnes falando sobre essa paixão. Claro que precisamos do retorno, mas tudo o que fazemos aqui é por paixão. Se dependesse de mim, viveria 24 horas aqui. É a profissão que eu amo", afirma Valmir.

A chef Janaína se diz encantada em poder conhecer de perto esses locais e as pessoas por trás desse trabalho. "É um prazer chegar em Cascavel e me deparar com pessoas maravilhosas e uma família linda, que estuda de forma comprometida a pecuária e que está preocupada com o alimento que vai entregar. É o ingrediente de qualidade que faz sentido para essas pessoas", elogia a chef.

Como em todos os episódios, a websérie apresenta uma receita típica do local das gravações. Na ida a Cascavel, o prato escolhido foi a costela de chão. No vídeo, é possível acompanhar o passo a passo para fazer a costela perfeita.

No quinto episódio, os apresentadores viajam para as terras catarinenses de Galvão, cidade do oeste do estado que abriga a Fazenda São Miguel, de Elso Pacheco, produtor de soja e milho, que cuida do pasto e faz integração lavoura-pecuária com uso de modernas tecnologias.

Nascido no interior, Elso partiu para São Paulo em busca de mais oportunidades, mas sem esquecer de suas raízes. "Nasci com o pé atolado no barro e viver em São Paulo é completamente diferente, por causa do trânsito e da correria. Por isso, desde 1972 eu coloquei na cabeça que iria fazer meu pé de meia e voltar para o Sul para morar perto da família", explica Elso.

Na visita, Daniel e a chef Janaína Rueda foram apresentados ao famoso Carneiro Farinhado, receita tradicional do interior de Santa Catarina.

O projeto Receita Raiz tem patrocínio da John Deere, a gigante verde que leva o melhor da tecnologia ao produtor rural, e de Chevrolet S10, a pick-up feita para quem faz.

Confira os pratos que são destaques em cada episódio:

Ep01 - 28/07 (São José do Rio Pardo/SP) Torresmo/Feijoada/Sopa de cebola
Ep02 - 04/08 (Mario Campos/MG) Frango com quiabo
Ep03 - 11/08 (Dom Pedrito/RS) Parrilla
EP04 - 18/08 (Cascavel/PR) costela fogo de chão
Ep05 - 25/08 (Galvão/SC) Carneiro farinhado
Ep06 - 01/09 (Jaborandi/SP) rabada e torta de amendoim
Ep07 - 08/09 (Sorriso/MT) Quirera com costelinha de porco
Ep08 - 15/09 (Patos de Minas/MG) Pão de queijo
Ep09 - 22/09 (Passo Fundo/RS) Cuca com chimia de morango
Ep10 - 29/09 (Venda Nova do Imigrante/ES) Polenta capixaba
Ep11 - 06/10 (Mineiros/GO) Pamonha
Ep12 - 13/10 (Esse último o público precisará acompanhar para saber)

Quer conhecer mais? Siga @receitaraiz e acompanhe as receitas no site http://www.receitaraiz.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp