CIDADE NO AR Publicidade 728x90
30/09/2022 às 18h07min - Atualizada em 02/10/2022 às 00h00min

Exposição da 49ª Flerp traz documentos e manuscritos originais de Allan Kardec para Ribeirão Preto

A mostra tem abertura a partir das 10h deste primeiro sábado de outubro (1/10) no Centro Cultural Palace e vai até o próximo dia 8 de outubro. Durante a feira, a população pode visitar também a exposição “Há dois mil anos”. As duas exposições acontecem de segunda à sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados, das 9h às 12h. A participação da população é aberta e gratuita, sem classificação etária

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
49ª FLerp (Foto: Fer Luz)
Ribeirão Preto (SP), 30 de setembro de 2022 - Depois de ser transportada da França para o Brasil, grande quantidade do acervo de Allan Kardec está atualmente organizada no museu virtual AKOL - AllanKardec.online, sob curadoria do brasileiro Adair Ribeiro.  Uma mostra desta documentação histórica pode ser conferida na exposição “Manuscritos de Allan Kardec” que tem abertura neste sábado (1/10), a partir das 10h, durante a 49ª Feira Espírita de Ribeirão Preto e pode ser visitada até o próximo dia 8 de outubro.

Ribeirão Preto é a terceira cidade do país a receber o acervo do museu AKOL. Até então, a mostra passou por mais duas cidades do Estado de São Paulo, Atibaia e São Paulo. Na exposição, são encontrados originais das primeiras edições de “O Livro dos Espíritos”, “O Livro dos Médiuns”, “O Evangelho segundo o Espiritismo”, “O Céu e o Inferno”, “A Gênese”, entre outras obras da codificação; além cartas de Rivail/Allan Kardec; cartas de Amélie Boudet, documentos da SPEE, comunicações mediúnicas   e outros documentos.

O curador Adair Ribeiro explica que em 2018, uma grande quantidade de cartas e manuscritos de Allan Kardec foi anunciada para venda pelo proprietário da centenária Livraria Leymarie. Na ocasião, Ribeiro buscou informações e conseguiu trazer o acervo para o Brasil e teve a ideia de criar o museu virtual AKOL - AllanKardec.online. O portal faz parte do Projeto Allan Kardec, que tem por principal objetivo permitir o acesso do público em geral e de pesquisadores a centenas de manuscritos e documentos originais de Allan Kardec, que nunca haviam sido divulgados e editados.

Em 2021, o museu AKOL firmou convênio com a Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, que criou a plataforma digital - https:// projetokardec.ufjf.br/. “A universidade já contava com o NUPs – Núcleo de Espiritualidade e Saúde e, atualmente, alunos voluntários nos auxiliam na tradução dos documentos que digitalizamos e enviamos à instituição com frequência. Era um sonho nosso estar dentro da academia. Essa parceria é muito importante e dá muito respaldo ao nosso trabalho”.

Também neste sábado (1/10), o curador da exposição, Adair Ribeirão, lançará o seu livro “A obra esquecida de Angeli Torteroli”.

Projeto Allan Kardec

Vários acervos compõe o Projeto Allan Kardec: o primeiro foi adquirido pelo pesquisador Silvino Canuto Abreu, em parte durante suas viagens para a França em meados do século XX. Atualmente, pertence ao Instituto Canuto Abreu e está sob a guarda e o compromisso de divulgação da Fundação Espírita André Luiz (FEAL), especificamente do Centro de Documentação e Obras Raras (CDOR), localizado em Guarulhos (SP).

O segundo e maior acervo, pertencente à instituição virtual Museu AllanKardec.online (AKOL), foi adquirido na Librairie Leymarie, estabelecimento historicamente ligado ao Espiritismo e ao Ocultismo do século XIX, que estava localizada na cidade de Paris e fechou definitivamente suas portas no final de 2021. O último acervo é denominado Coleção Forestier, cujo curador é Charles Kempf, ex-presidente da Federação Espírita Francesa, que foi o responsável pelo compartilhamento deste acervo com a UFJF-MG.

Exposição “Há dois mil anos”

Outro destaque da programação cultural da 49ª FLERP é a exposição “Há Dois Mil Anos”, que foi organizada pelo Departamento de Arte da USE RP. A exposição é inspirada no romance com o mesmo nome, que retrata as primeiras etapas do Cristianismo Primitivo, ditado por Emmanuel ao médium Francisco Cândido Xavier.

Neste livro, é apresentada uma nova face da História do Cristianismo no século I, do cotidiano de famílias patrícias que incentivavam preconceitos, em contraponto com a simplicidade fraterna dos primeiros seguidores do Evangelho.
“A narrativa inspirada do espírito Emmanuel nos proporciona um mergulho histórico nesta encarnação onde ele foi o orgulhoso senador romano Publius Lentulus, designado para alto cargo na Palestina, na época em que Jesus transmitia os ensinos de Seu Evangelho à humanidade”, explica Mario Gonçalves, diretor do Departamento do Livro da USE Ribeirão Preto – Órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.

“Há dois mil anos” narra uma trama em que opostos como sofrimento e alegria, esplendor e miséria, poder e escravidão, crueldade e benevolência, perdão e vingança se entrelaçam na família de Publius Lentulus, interferindo em sua relação com os filhos e com sua amada esposa Lívia, convertida aos ensinamentos de Jesus a contragosto do esposo.

Mais informações

As atividades da Feira do Livro Espírita seguem até o dia 8 de outubro e acontecem no Centro Cultural Palace, Rua Álvares Cabral, 322. Exceto o estudo que será realizado Departamento de Atendimento Espiritual na Casa Espírita, dia 01/10, 14h, que será on-line, e o Domingo Feliz, dia 02/10, às 9h, que acontecerá na Unificação Kardecista – Rua Mariana Junqueira, 504 – Ribeirão Preto SP.

Confira a programação completa a partir desta sexta (30/9):

30/09 – 19h Livro do dia: O Livro dos Médiuns
Expositor:     Marcia Pacciulio |Tema:
Obsessão - Causas e meios de combatê-la

01/10 – 10h  Abertura da Exposição Manuscritos de Kardec 
Lançamento do livro “A obra esquecida de Angeli Torteroli”, de Adair Ribeiro
Música instrumental: Nélia Nery Paterno (teclado) e Therezinha de Biaggi (acordeon)

01/10 – 14h  Estudo do Departamento de Atendimento Espiritual na Casa Espírita
Expositor:               Walteno Silva – de Walteno Silva
Tema:                    Sexualidade
on-line:                   Youtube da USE Intermunicipal Ribeirão Preto

02/10 – 9h    Domingo Feliz - Programação infantil
Local: Unificação Kardecista – Rua Mariana Junqueira, 504 – Ribeirão Preto SP

03/10 – 19h  Livro do dia:         O Evangelho Segundo o Espiritismo
Expositor:                      
Paulo Catanoze
Tema:          O Cristo Consolador

04/10 – 19h  Música instrumental com Patrícia Aparecida de Carvalho (piano) Riane Benedini Curi (transversal flauta)
05/10 – 19h  Livro do dia:         O Livro dos Espíritos
Expositor:               Tácito Sgorlon
Tema:                    O Livro dos Espíritos, passado, presente futuro

06/10 – 19h  Coral do Grupo Espírita Chico Xavier - Regente: Carla Alyria 
07/10 – 19h  Livro do dia:         A Gênese
Expositor:               Edegar Tão
Tema:                    O Bem e o Mal

08/10 – 10h30        Sarau com artistas espíritas

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada 
– (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (
[email protected])
Luciana Grili (16) 99152 2707 (
[email protected])
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (
[email protected])
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp