CIDADE NO AR Publicidade 728x90
04/10/2022 às 18h36min - Atualizada em 05/10/2022 às 00h01min

Como identificar clientes em vias de se tornar inadimplentes

Como o estudo do comportamento do consumidor pode indicar propensão à inadimplência

SALA DA NOTÍCIA lucia furlan - jornalista
www.holdbrasil.com.br
divulgação
Inadimplência é um mal que sempre vai existir. Atenuar os impactos causados pela inadimplência pode ser um caminho para as empresas se protegerem. Mais do que os indicadores crédito disponíveis no mercado, as empresas precisam saber avaliar bem quando um cliente é um forte candidato à inadimplência.

Nesse contexto, vale ressaltar a experiência de empresas de gestão financeira e do uso da tecnologia como Inteligência Artificial para ter maior eficiência nos resultados.  Baseado no comportamento de compra do consumidor e de outros fatores a tecnologia pode ajudar e muito.

Contudo, segundo Siney Almeida - CEO da Hold Brasil, uma fintech com 10 anos de mercado e que tem como missão reduzir a jornada de inadimplência, proporcionando mais eficiência à recuperação de crédito para o mercado B2B – ressalta que é necessário cautela na hora da venda e uma boa sinergia entre os departamentos comercial e financeiro. “Nunca foi tão necessário a integração desses dois departamentos. Mesmo sabendo o quão conservador é o departamento financeiro versus a agressividade do departamento comercial em face a responsabilidade pelo funcionamento do negócio”.

Para dar uma ajuda aos empresários sobre o tema ele separou cinco dicas de ouro para não entrar em linha de risco.

1)  Fique ligado em mudanças bruscas no tamanho do pedido, seja para mais ou para menos é importante estar atento aos procedimentos. Nesses casos, estimule a venda à vista.

2) Um cliente habitual pede alteração na forma de pagamento. Detalhe que pode ser um ponto de atenção; entender as motivações pode ajudar.

3) Ter um sistema de monitoramento e pesquisa sobre o comportamento de consumo de clientes ou empresas é importante para uma análise mais fiel do cliente.

4) Trabalhar com linhas de crédito limitada – isso pode minorar os riscos.

5) Caso haja a inadimplência ter uma assessoria de uma gestão financeira para iniciar rapidamente a cobrança é fundamental, quanto mais antigo for o título, mais difícil o recebimento. 

___//___
               
Para mais informação entre em nosso site:

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp