07/10/2022 às 14h20min - Atualizada em 09/10/2022 às 00h00min

Soft skills: quais são as habilidades dos profissionais do futuro?

A Duomo Aprendizagem Corporativa explica como desenvolvê-las e por que influenciam carreiras e negócios

SALA DA NOTÍCIA Paula Ferezin
Em um mercado cada vez mais tecnológico, com mudanças aceleradas e problemas complexos, a produtividade e o bem-estar do time estão diretamente relacionados com o quanto os profissionais estão preparados emocionalmente para lidar com as complexidades e, mesmo assim, manter a sustentabilidade do negócio. A Duomo Aprendizagem Corporativa desenvolveu uma série de trilhas de aprendizagem que orientam o profissional a entender quais são suas qualidades e pontos de melhoria.

"O autoconhecimento é uma ferramenta essencial para saber quais são as fortalezas da nossa personalidade que podem ser apresentadas como diferenciais e quais características devem ser trabalhadas para a conquista de resultados melhores. Para isso, é preciso conhecer nossos próprios modelos mentais, analisar, questionar e alterar determinados valores e crenças para que seja possível modificar nossas ações”, explica Joacir Martinelli, diretor executivo da Duomo.

Da mesma forma que o profissional busca trabalhar em empresas que agreguem valor a sua trajetória, as empresas também procuram por profissionais que agreguem valor à corporação. Afinal, muitas pessoas desempenham a mesma função, mas o olhar e as ideias de cada uma sobre determinado assunto são únicos.

As soft skills fazem parte da construção de uma marca pessoal e são ferramentas determinantes para criar um relacionamento com a empresa e com os colegas de trabalho. As habilidades interpessoais nos ajudam a criar motivação, foco, orientação para resultado, capacidade de colaborar e produtividade de alta performance. Cargos de liderança, principalmente, precisam dispor de estratégias variadas ao lidarem com as próprias emoções e com as de outras pessoas.

Para abranger diversas características procuradas pelas empresas, como resiliência, produtividade, assertividade, empatia e comunicação significativa, são realizados workshops para resgate e apropriação de cada uma delas, com aplicação prática dos aprendizados e validação dos resultados. Medidas de ação como essas também fazem parte do processo de desenvolvimento de habilidades que já são naturalmente fluentes. “70% do desenvolvimento de competências é sobre a prática. Tarefas desafiadoras, experiências profissionais diferenciadas e mão na massa têm um grande impacto sobre este processo", comenta Martinelli.

Sobre a Duomo Aprendizagem Corporativa
https://duomo.com.br

Há mais de 20 anos no mercado de educação corporativa, a Duomo é especializada em treinamentos corporativos que geram resultados, com foco em apoiar o RH e a estrutura de gestão de pessoas. Os profissionais que participam dos treinamentos sentem a diferença na prática, influenciando diretamente suas jornadas de aprendizagem.

Para deixar as organizações mais produtivas e os colaboradores realizados, a Duomo desenvolve estratégias exclusivas para atender as necessidades de cada companhia e fortalecer as competências humanas, criando treinamento sob medida para cada empresa.

Entre os destaques, está o serviço de gestão de turnover, feito por meio do Atena, um sistema que utiliza a IA, que é o primeiro a coletar dados de forma amigável e humanizada e que cruza as informações para localizar padrões que podem ser gerenciados com o objetivo de aumentar a retenção.
Em dezembro de 2021, a Duomo recebeu a certificação internacional Great Place to Work (GPTW), comprovando na prática como fortalecer as competências humanas tem impacto direto no relacionamento com os colaboradores e em um bom ambiente de trabalho.

Reconhecida nacionalmente pela contribuição à alta performance, os treinamentos já foram realizados em grandes empresas, como Bosch, Burger King, Cassol, CNH Electrolux, Embraco, Fiat powertrain, GRPCOM, Grupo Boticário, HSBC, Renault, Sicredi, Unimed, Votorantim, Volvo e Whirlpool.
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp