13/10/2022 às 16h10min - Atualizada em 14/10/2022 às 00h12min

Empreendedorismo no artesanato é apontado por especialista como alternativa para emprego e renda na crise

​​​​​​​Cerca de 10 milhões de brasileiros produzem artesanato para viver - com um grande detalhe: 90% são mulheres.  De acordo com Rita Mazzotti, há 20 anos no segmento de feiras e eventos focados na economia criativa, a maioria das pessoas faz artesanato e vende entre amigos e familiares, mas poderiam se profissionalizar. 

SALA DA NOTÍCIA Estela Maria
https://www.wrsaopaulo.com.br/
Divulgação Mega Artesanal.


 

 Daqui a um mês (de 26 a 29/10) acontece a Mega Artesanal, a maior feira de produtos e técnicas para arte, artesanato e artes manuais da América Latina. Isso significa mais de 120 mil pessoas, maioria absoluta de mulheres, vindas de todas as cidades do Brasil, para ver de perto os lançamentos, as novidades, cursos e promoções do setor, além de ficar frente a frente com os grandes criadores que fazem sucesso na TV e na internet. 
O público majoritariamente feminino fala não só da maioria feminina com a mão na massa, criando peças nas mais diversas técnicas manuais, mas também do grande potencial empreendedor delas no setor do artesanato. “Os produtos feitos à mão são vistos cada vez mais com bons olhos pelos consumidores, especialmente pela nova geração, que está antenada a valores como produtos únicos, mão de obra remunerada com salários mais dignos e cadeia de produção sustentável, por exemplo”, explica Rita Mazzotti, organizadora da Mega Artesanal e diretora da WR São Paulo, que atua há 20 anos no segmento de feiras e eventos voltados para a economia criativa. “A questão é que a maioria das pessoas faz artesanato e vende entre amigos e familiares. Partir para a ação é a solução para a transformação do cenário. Para gerar emprego e renda precisamos transformar artesãos em empreendedores, e esse desejo é uma das grandes razões de nossas feiras existirem", explica.
Se engana quem pensa que o artesanato parou no tempo e ficou como hobby da vovó. “O mercado do artesanato que nunca parou de crescer, agora está ganhando não só mais volume, mas também valor e visibilidade. As maiores marcas de luxo do mundo também estão de olho nesse movimento. A Louis Vuitton investiu milhões para treinar artesãos, a Hermès inaugurou a própria escola de treinamento de artesãos na França, por exemplo”, contextualiza Rita, que habitualmente viaja para as maiores feiras e eventos do mundo em busca de referências e inspirações para trazer ao Brasil. 
Motor do artesanato brasileiro
Rita Mazzotti é sócia fundadora da WR São Paulo. Especializada na promoção e organização de feiras e congressos, nacionais e internacionais, iniciou suas atividades em 1992, com a realização de eventos para o setor florestal. Em 2003, entrou no setor de arte, artesanato e artes manuais e, desde então, responde pela realização das principais feiras do setor, com ênfase na oferta de cursos, oficinas e workshops para capacitação e reciclagem de técnicas e de espaços de inspiração, com exposições, simulações de ambientes, instalações etc.
Rita, por meio da WR, é responsável pela Mega Artesanal, a maior feira de produtos e técnicas de artes manuais da América Latina. Em 2019 (última edição antes da pandemia) a Mega Artesanal recebeu 124 mil visitantes e mais de 400 expositores. Somando as feiras que realiza, estamos falando de cerca de 160 mil visitantes nas feiras e 12 mil empregos diretos e indiretos.
Sobre a Mega Artesanal - Ponto de encontro anual do setor de artes manuais, a Mega Artesanal oferece uma experiência completa de consumo, conteúdo e relacionamento. Nela os visitantes encontram tudo o que precisam para criar, exposições para se inspirar, cursos para aprender alguma técnica ou para se reciclar, e ainda ficam frente a frente com os grandes criadores do setor que fazem sucesso na TV e na internet.
Sobre a WR São Paulo - Especializada na promoção e organização de feiras e congressos, nacionais e internacionais, iniciou suas atividades em 1992, com a realização de eventos para o setor florestal. Em 2003, entrou no setor de arte, artesanato e artes manuais e, desde então, responde pela realização das principais feiras do setor, com ênfase na oferta de cursos, oficinas e workshops para capacitação e reciclagem de técnicas e de espaços de inspiração, com exposições, simulações de ambientes, instalações etc. Integram ainda o calendário de feiras a Artesanal Nordeste (01 a 04 de setembro de 2022​, em Olinda/PE), a Brazil Patchwork e Scrapbooking Show (15 a 18 de março de 2023, em São Paulo/SP), ​a Artesanal Sul (09 a 12 de maio de 2023, em Porto Alegre/RS​) e a Patch Scrap & Arte SP (data a confirmar, em São Paulo/SP)
Serviço
MEGA ARTESANAL 2022
Data: 26 a 29 de outubro 

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5. Água Funda, São Paulo/SP. (Vans gratuitas saindo da Rua Anita Costa, ao lado do metrô Jabaquara, até o evento).

Horários

De 26 a 28/10 - 10h às 19h

Dia 29/10 - das 10h às 18h

Ingressos: Online ou na bilheteria

Valores: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia).

Restrições: Proibida e entrada de menores de 12 anos, exceto lactentes de até 2 anos.

Estacionamento: Informações aqui.

Informações à Imprensa

Agência Prioriza

Marlene Francisco - [email protected] - 11 99619-0961

Annete Morhy - [email protected] - 11 98777-3377


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp