CIDADE NO AR Publicidade 728x90
14/10/2022 às 10h53min - Atualizada em 14/10/2022 às 10h49min

Caligrafia para imprimir na alfabetização pós-pandemia

SUAIMPRENSA - cidadenoar.com
Foto: Divulgação

Parte de uma série contínua sobre alfabetização, este artigo explora os benefícios de ensinar caligrafia na era moderna e compartilha várias excelentes práticas e atividades de caligrafia para imprimir.

Embora a questão de como ensinar caligrafia às crianças em um mundo pós-pandemia possa parecer que é de outro tempo, a verdade é que, graças à Internet, tais recursos estão mais acessíveis do que nunca!

Quer saber como a caligrafia pode ser usada como ferramenta de aprendizagem em tempos de pós-pandemia? Vamos nessa!

 

Afinal, o que é a caligrafia?

A princípio, caligrafia é o ato de escrever à mão. É parte do processo de alfabetização infantil, onde as crianças aprendem a ler e escrever, conectando a palavra falada com a palavra escrita.

Para os pequenos, é importante para que tenham uma compreensão completa do que essas palavras significam e como elas se parecem no papel.

Para isso, um caderno de caligrafia é uma ótima maneira de ajudá-los a aprender as formas usuais das letras e os sons de alfabeto, a fim de construir suas habilidades de coordenação por meio de modelos de aprendizagem, como alfabeto pontilhado e alfabeto cursivo maiúsculo.

O alfabeto pontilhado é uma maneira fácil de as crianças praticarem a formação de letras antes de mudar para o alfabeto cursivo mais complicado.

O primeiro, é bastante usado para ensinar as crianças a formar suas letras, fazer conexões entre elas e dar instruções sobre sua ordem no alfabeto.

Por outro lado, o alfabeto cursivo maiúsculo refere-se à escrita cursiva romana (também conhecida como cursiva capital ou capitalis cursiva). Ou seja, a forma cotidiana de escrita à mão que podem ser vistas a partir de cartas manuscritas, em relatórios, por estudantes que estudavam o alfabeto romano, etc.

Até mesmo os imperadores fizeram uso desse tipo de escrita em seus comunicados quando queriam algo menos formal do que maiúsculas quadradas baseadas na arte romana.

Neste último caso, foi demonstrado que o roteiro cursivo pode ajudar na alfabetização infantil ensinando as crianças a ler palavras que elas não conhecem e oferecendo a oportunidade de usar as mãos durante a leitura.

Foi criado com a intenção de fornecer às pessoas as ferramentas necessárias para uma escrita eficaz, mais rápida e informal.

 

Como o caderno de caligrafia difere do convencional?

Você pode ter o que é preciso, mas você tem as ferramentas certas?

Um caderno de caligrafia é um objeto que foi especificamente projetado para calígrafos.

Normalmente tem folhas de papel (geralmente 80) nas quais as letras são impressas com um espaçamento regular entre elas, cada folha com o mesmo tamanho e orientação.

Isso permite que o aluno pratique a escrita sem ter que se preocupar em alinhar o papel.

As páginas também geralmente têm bordas perfuradas para que possam ser arrancadas individualmente para uso posterior.

Com o caderno de caligrafia, o aluno não só aprende a controlar a pressão em seu lápis, mas também aprende a observar e traçar letras do alfabeto. Sejam elas maiúsculas ou minúsculas.

Aliás, com atividades de caligrafia para imprimir, as crianças aprendem sobre caligrafia praticando suas habilidades de escrita através de exercícios que variam em dificuldade e níveis de aprendizado.

 

Atividades de caligrafia para imprimir são realmente úteis durante o processo de alfabetização?

Sites educativos como o Mestre do Saber - Atividades de Alfabetização estão criando recursos para a alfabetização infantil, onde pais e professores podem obter suporte através de exercícios de caligrafia para imprimir.

Esses recursos incluem planilhas, folhas de atividades de diferentes disciplinas, além de práticas usuais para o ensino da caligrafia durante o processo de alfabetização.

Atividades de alfabetização infantil como essas são úteis porque proporcionam às crianças a oportunidade de praticar sua escrita. Um exercício de caligrafia para imprimir também pode ser usado como uma introdução para as crianças sobre o alfabeto e como escrever de forma natural.

 

A importância de aprender caligrafia desde cedo

Uma habilidade importante para o futuro é a capacidade de escrever.

Com nossa dependência da tecnologia, há poucas oportunidades para as crianças de hoje aprenderem a escrever à mão. Isso é lamentável porque a caligrafia tem enormes benefícios e pode até ajudar no desenvolvimento cognitivo.

A caligrafia pode não ser uma habilidade que muitos millennials usam todos os dias, mas ainda é uma habilidade importante que as crianças precisam aprender.

Caligrafia incentiva a criatividade, ao mesmo tempo em que alivia o estresse, o que é fundamental para as próximas etapas da vida como um todo.

Como tal, precisamos de mais oportunidades para que as crianças de hoje aprendam essa valiosa habilidade agora antes que ela se torne obsoleta.

E para começar a ensinar caligrafia para crianças em sua escola ou em casa, tudo que você precisa é de papel, canetas e sites de aprendizagem infantil que oferecem atividades de caligrafia para imprimir.

 

Precisa de atividades de alfabetização infantil? Confira os exercícios de caligrafia para imprimir do Mestre do Saber

Qual é a melhor atividade de alfabetização para crianças? Muitos pais e professores fazem essa pergunta. A gente tem uma resposta!

Mestre do Saber - Atividades de Alfabetização é um blog que oferece aos tutores recursos para educação infantil, com excelentes atividades de caligrafia para imprimir.

Também tem outros tópicos, como matemática e exercícios temáticos sobre meio ambiente, Dia dos Pais, do Trabalho, além de outras datas comemorativas. 

Por lá, você pode baixar folhas de atividade, exercícios impressos e muito mais.

Esses materiais e atividades são projetados para serem usados em conjunto entre si, para que possam ser ensinados de forma complementar ao aprendizado escolar.

O usuário pode escolher entre diversos exercícios que usam a caligrafia como meio de instrução. Onde as crianças têm a oportunidade de escrever seguindo modelos de aprendizagem já conhecidos, como o alfabeto cursivo maiúsculo ou o alfabeto pontilhado para imprimir.

O site também oferece uma plataforma online dedicada para professores e pais que estão procurando recursos adicionais.

E quer saber da melhor? Você pode acessá-lo a partir de qualquer computador ou tablet com uma conexão à Internet.

 

Considerações finais

Não é segredo que vivemos em um mundo cada vez mais digital. E isso significa novas oportunidades para ensinar aos seus filhos ou alunos algumas habilidades valiosas do passado.

Hoje, vivemos em um mundo onde é mais fácil do que nunca tirar proveito de tudo o que a Internet tem a oferecer. Isso inclui aprender a escrever à mão, o que ainda pode ser benéfico em muitas situações, especialmente em casos de emergência, quando computadores ou celulares podem não estar disponíveis.

E com essas atividades de caligrafia para imprimir ainda mais acessíveis, você poderá ajudar seus filhos a aprender uma das mais belas formas de arte conhecidas pelo homem!

Ensinar caligrafia aos seus filhos também pode ser uma atividade divertida para toda a família. Pode ajudá-los a aprender sobre diferentes estilos de escrita, oferecer uma pequena lição de história, e até mesmo melhorar seu foco.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp