17/10/2022 às 18h41min - Atualizada em 18/10/2022 às 00h00min

Conheça startups com soluções em prol do meio ambiente

Grandes indústrias e varejistas também já passaram a agir para fazer a diferença em prol do meio ambiente.

SALA DA NOTÍCIA Redação
https://meufinanciamentosolar.com.br/
Divulgação

Conforme o levantamento de 2022 do Instituto Akatu, em parceria com a GlobeScan, 86% dos brasileiros desejam reduzir o impacto individual sobre o meio ambiente. 

Um dado que demonstra essa preocupação é que, apesar de as hidrelétricas ainda serem a principal fonte de energia do Brasil, a energia solar, considerada uma energia ‘verde’, vem ganhando cada vez mais espaço por ser uma alternativa sustentável e com melhor custo-benefício. Para se ter ideia, em 22 de agosto, o Brasil ultrapassou os 18 gigawatts (GW) em potência na fonte solar fotovoltaica, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ou seja, entre janeiro e agosto, a energia saltou de 13 GW para 18 GW, um crescimento de quase 40%.

Segundo informações do Meu Financiamento Solar (MFS), maior fintech de crédito para energia solar fotovoltaica do país, com base em dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), mais de 360 mil consumidores passaram a utilizar a tecnologia neste ano.  

Pensando nos benefícios sociais e ambientais, a energia solar é uma solução para combater as mudanças climáticas, a desigualdade ao acesso à energia elétrica e para impulsionar a geração de empregos de qualidade. "O MFS desempenha um papel importante no mercado de energia renovável por democratizar o acesso aos sistemas fotovoltaicos com linhas de crédito que possuem condições e prazos que cabem no bolso da maioria dos brasileiros. Para nós, o principal ponto é tornar essa fonte energética mais acessível a todos", afirma Iasmym Jorge, gerente geral do Meu Financiamento Solar.

Por outro lado, grandes indústrias e varejistas também já passaram a agir para fazer a diferença em prol do meio ambiente. Ao invés de descartar em aterros ou enviar para incineração alimentos, bebidas e itens de higiene com vencimento aproximado, remanufaturados ou descontinuados, o mercado passou a optar, nos últimos anos, por soluções de recolocação. A Gooxxy, greentech brasileira, foi pioneira no país a oferecer o serviço. 

Atualmente, são cerca de 9 milhões de itens recolocados ao mês (o equivalente a 150 carretas) por meio da startup, como chocolates, pães, bolos, chocotones, panetones, sucos, leites, iogurtes, shampoo, condicionador, desodorantes, entre outros. Apenas em 2021, a greentech foi a responsável por recolocar mais de R$ 300 milhões em itens. Para 2022, a projeção é de recolocar R$ 500 milhões. 

“Por meio da recolocação, além de evitar o descarte, mesmo que correto, ao meio ambiente, geramos faturamento para a indústria, que transforma o custo de desindustrializar em receita. Além disso, se relacionarmos o impacto do descarte desses produtos ao meio ambiente, nossa solução é ainda mais relevante, uma vez que, dependendo da composição, os itens poderiam levar muitos anos para se decompor”, destaca o CEO da Gooxxy. 

Desde a criação, em 2018, a Gooxxy já conquistou parcerias com grandes marcas, nacionais e internacionais. Atualmente trabalha com mais de 100 indústrias e conta com uma carteira de mais de 870 clientes que fazem a revenda dos produtos.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp