18/10/2022 às 19h23min - Atualizada em 19/10/2022 às 00h00min

Confira cinco dicas interessantes para proteger sua identidade digital

Atualmente, a premissa básica da internet não é mais o anonimato, mas a identidade digital

SALA DA NOTÍCIA F2 Conteúdo
https://www.jumio.com/es/
Pixabay
Tanto para as instituições quanto para usuários finais, saber exatamente quem está do outro lado da tela se tornou fundamental, . "Os casos mais comuns de fraude de identidade que vimos este ano estão relacionados a abertura de contas falsas", disse Phillip Pointner, diretor de Identidade Digital (CDO) da Jumio. "Os criminosos podem utilizá-las para fins de lavagem de dinheiro ou esquemas nos quais esperam que os limites sejam aumentados para então pegar o dinheiro e desaparecer."  A Jumio também detectou outros tipos de esquemas, incluindo o uso de deepfakes em biometria para o roubo de contas, manipulações digitais e lavagem de dinheiro.

Para prevenir a fraude digital, e uma vez que o roubo de identidade cresce em nível global, Pointner dá cinco dicas para que consumidores protejam sua identidade digital:
 
  1. Lembre-se e assuma que os seus dados estão na rede. Parece óbvio, mas muitas vezes não temos noção de quanto das nossas informações circulam por aí.
  2. Utilize a autenticação em dois fatores (2FA) sempre que possível.
  3. Cuidado com quem você compartilha dados. Uma vez que você passa seus dados, ele pode ser acessado de formas que você não imaginava nem pretendia.
  4. Fique atento às coisas que você precisa monitorar. Revise suas declarações com regularidade e entenda cada linha dos termos de uso e contratos envolvendo sua conta bancária e seu cartão de crédito. Aproveite alertas automáticos oferecidos pelos aplicativos bancários.
  5. Cuidado com o compartilhamento de documentos físicos ou quando você precisa fazer o upload ou enviar e-mail com cópias da sua identidade ou passaporte. Adicione sempre marcas dágua ou inclua textos como "não é válido para fins de identificação" ou "Válido especificamente para o aplicativo XXX" sobre a imagem. Desta forma, você dificulta o uso de seus documentos por criminosos para, por exemplo, abrir contas em seu nome.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp