CIDADE NO AR Publicidade 728x90
19/10/2022 às 14h40min - Atualizada em 20/10/2022 às 00h01min

Fios chegam com força nessa temporada da Mega Artesanal

Crochê, tricô, bordados e amigurumis são apontados como grandes tendências do momento nas artes manuais. A maior feira de produtos e técnicas para arte, artesanato e artes manuais da América Latina acontece de 26 a 29 de outubro no São Paulo Expo.

SALA DA NOTÍCIA Estela Maria
http://www.wreventos.com.br/
Mega Artesanal 2022

ALERTA DE TENDÊNCIA

- Os trabalhos com fios, como crochê, tricô e bordados envolvem muito mais do que linhas, agulhas e receitas. Apesar de, no geral, serem aprendizados passados de geração em geração, também acompanham tendências, moda e se transformam com a chegada de novas tecnologias. E é justamente nesse momento que a Mega Artesanal entra em cena: é o grande ponto de encontro entre a indústria que desenvolve os materiais, os lojistas que fornecem, os artesãos que criam e, por fim, o público que valoriza e incentiva toda a cadeia.

Carinhosamente chamada de “Mega”, a feira acontece anualmente há 20 anos (com três anos de hiato apenas na pandemia) e recebeu mais de 120 mil visitantes e mais de 400 expositores só na última edição. E é a partir destas décadas de experiência no segmento que Rita Mazzotti, sócia-diretora da WR, organizadora da Mega Artesanal, levanta suas percepções mais atuais do momento.

Dentre as centenas de técnicas disponíveis na feira, Rita Mazzotti destaca um boom das técnicas com fios, como amigurumis, crochê, tricô, bordados e macramê. “Nos últimos anos os fios ganharam uma atenção bem especial do público. Os vídeos na internet estão com milhões de views, nas ruas e na televisão as pessoas estão usando roupas de crochê cada vez mais elaboradas”, comenta Rita. “Outro termômetro são os expositores da indústria dispostos a investir na Mega Artesanal. Hoje temos os principais grandes fabricantes - Círculo, Pingouin, Linhas Corrente, Barbante Têxtil e EuroRoma”, completa.

 

Cenário

De pequeninos amigurumis a um prédio inteiro coberto por crochê, nas redes sociais as artes manuais em fios ganharam visibilidade de maneira surpreendente. O grande número de compartilhamento das técnicas fez com que mais jovens se interessassem por essas artes tão antigas. Ao contrário do que se poderia esperar, o futuro caminha para uma revitalização e valorização do manual, de tudo que é pessoal, do que demanda tempo para ser feito, do exclusivo e individual. O crochê, o bordado e o tricô, por exemplo, acompanharam as transformações históricas ao longo do tempo e se fortalecem a cada dia. O que o futuro reserva, portanto, se mostra uma mescla entre o artesanal, o industrial e o virtual.

A Mega Artesanal

A próxima edição da Mega Artesanal está confirmada para o período de 26 a 29 de outubro de 2022. Depois de três anos de hiato, está de volta a tão esperada e maior feira de produtos e técnicas para arte, artesanato e artes manuais da América Latina.

Marco zero do calendário do segmento há 20 anos, esta edição terá 400 expositores da indústria, do comércio, ateliês, confeiteiros e artesãos. “Para quem conhece a feira, o que marca é a sensação de estar em casa, com tanta gente que costura, borda, pinta e compartilha do mesmo prazer pelo fazer manual. Mas esta edição também será marcada por um batalhão de pessoas novas, que descobriram o artesanato no período de isolamento e não largaram mais”, comenta Rita.

De pequenos empreendedores a gigantes do setor, o evento promove centenas de cursos, demonstrações, workshops, além de ser o espaço de referência nacional para acompanhar os maiores e mais quentes lançamentos.

Sobre a WR São Paulo - Especializada na promoção e organização de feiras e congressos, nacionais e internacionais, iniciou suas atividades em 1992, com a realização de eventos para o setor florestal. Em 2003, entrou no setor de arte, artesanato e artes manuais e, desde então, responde pela realização das principais feiras do setor, com ênfase na oferta de cursos, oficinas e workshops para capacitação e reciclagem de técnicas e de espaços de inspiração, com exposições, simulações de ambientes, instalações etc. Integram ainda o calendário de feiras a Artesanal Nordeste (01 a 04 de setembro de 2022​, em Olinda/PE), a Brazil Patchwork e Scrapbooking Show (15 a 18 de março de 2023, em São Paulo/SP), ​a Artesanal Sul (09 a 12 de maio de 2023, em Porto Alegre/RS​) e a Patch Scrap & Arte SP (data a confirmar, em São Paulo/SP)

Serviço

MEGA ARTESANAL 2022

Data: 26 a 29 de outubro

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5. Água Funda, São Paulo/SP. (Vans gratuitas saindo da Rua Anita Costa, ao lado do metrô Jabaquara, até o evento).

Horários

De 26 a 28/10 - 10h às 19h

Dia 29/10 - das 10h às 18h

Ingressos: Online ou na bilheteria* (*sujeito a disponibilidade).

Valores: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia).

Restrições: Proibida e entrada de menores de 12 anos, exceto lactentes de até 2 anos.

Estacionamento: Informações aqui.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp