20/10/2022 às 16h37min - Atualizada em 21/10/2022 às 00h00min

pesquisa revela que 97% das empresas pretendem reduzir custos e trabalho híbrido é alternativa na hora de economizar

•diretores financeiros estão reduzindo gastos com facilities em mais de 10% ao ano •trabalho híbrido pode ser alternativa para poupar, em média, U$11 mil por funcionário por ano

SALA DA NOTÍCIA Gabriel Pereira
Uma nova pesquisa encomendada[1] pelo IWG – líder global e nacional em espaços de trabalho flexíveis como coworkings e escritórios –, constatou que 91% dos diretores financeiros acreditam que, de acordo com o cenário econômico, é iminente uma recessão. Segundo 36% dos participantes, essa desaceleração ocorrerá ainda em 2022. Como resultado, quase todos os executivos (97%) começaram a readequar os custos, buscando reduzir as despesas.  

O estudo realizado com 250 CFOs indica o gasto com facilities como um dos principais alvos para as empresas, com dois terços (65%) dos executivos financeiros visando uma redução de mais de 10% ao ano. Metade das empresas pesquisadas disseram que já optaram por contratos de curto prazo ou espaços de trabalho compartilhados para restringir, ainda mais, os custos. O trabalho híbrido é visto por 82% desses diretores como um modelo de negócios mais barato.

Entre os CEOs da Fortune 500, 74% disseram que planejam diminuir o espaço no escritório. Nos Estados Unidos, um levantamento recente feito pela Robin, provedora de software, indicou que 83% dos executivos esperam que o trabalho flexível seja um meio de reduzir custos, enquanto 60% disseram que planejam diminuir o espaço do escritório pela metade ou até mesmo mais da metade.

Dados mais recentes divulgados pelo IWG mostram que a adesão sob demanda de espaços de trabalho compartilhados cresceu 97% entre janeiro e março de 2022 em relação ao ano anterior. “O registro indica um crescimento acima da média mundial, de 93%. Esse aumento evidencia que os líderes empresariais estão cientes das vantagens do trabalho híbrido. Sendo assim, permitem que as companhias atraiam e retenham os melhores talentos, fomentando a competitividade no mercado, e consequentemente reduzindo seus gastos”, destaca Tiago Alves, CEO do IWG no Brasil.

Segundo levantamento Global Workplace Analytics, a economia gerada pelo modelo híbrido chega a ser, em média, de U$11 mil por funcionário por ano. Isso cria uma economia substancial, independentemente do tamanho da companhia. A empresa de tecnologia empresarial Global, Cisco, tornou-se híbrida há cinco anos, cortando 50% de suas despesas imobiliárias, economizando cerca de US$ 500 milhões.

Mas não são só as economias financeiras que impulsionam as mudanças. Mais da metade (53%) dos entrevistados diz acreditar que seus funcionários preferem um modelo de trabalho híbrido, e 87% concordam que é mais acessível em um momento em que o custo de vida está aumentando. Outra pesquisa[2] realizada pelo IWG mostra que 77% dos funcionários dizem que o escritório perto de casa é indispensável para o próximo emprego, reduzindo, além dos custos, o tempo de deslocamento. Visando as mudanças apresentadas nesse cenário, o IWG comprometeu-se a inaugurar 1.000 novos espaços no próximo ano para atender à crescente demanda por trabalho híbrido. Com a busca por espaços fora dos grandes centros comerciais aumentando 36% desde janeiro deste ano, a maioria dessas inaugurações deverão ser realizadas nesses locais.

De acordo com Mark Dixon, CEO do IWG, as empresas podem reduzir por volta de 50% de seus custos imobiliários se tornando híbridas. "O trabalho híbrido ajuda as empresas a se manterem competitivas e resilientes, especialmente em tempos de incerteza econômica.  Pesquisas mostram que CFOs e líderes empresariais estão adotando o trabalho híbrido por muitas razões. Esse modelo não apenas proporciona o equilíbrio entre vida profissional e bem-estar de suas equipes, mas fornece um impulso significativo para o resultado de uma empresa”, comenta o fundador e CEO do IWG, Mark Dixon.

Sobre o IWG, International Workplace Group
O IWG está à frente da revolução dos espaços de trabalho. As unidades do grupo auxiliam milhões de pessoas e empresas ao redor do mundo a trabalharem de forma mais produtiva por meio do fornecimento de opções de espaços flexíveis, comunidades e serviços profissionais inspiradores e colaborativos. A digitalização e as novas tecnologias proporcionaram uma grande revolução no mundo corporativo, fazendo com que as pessoas pudessem optar pelo benefício de trabalhar como e de onde quiserem e conseguissem, desta forma, mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. As empresas parceiras buscam no IWG mais do que apenas benefícios financeiros e estratégicos, mas também soluções que se adequem de forma personalizada às suas necessidades. O grupo oferece ao mercado corporativo as marcas: Regus, Spaces, No18, Basepoint, Open Office e Signature para atender a companhias de todos os tamanhos - de grandes multinacionais a pequenos empresários para que todos possam tirar proveito do trabalho flexível para aumentar sua produtividade, eficiência, agilidade e proximidade com o mercado. www.iwgplc.com 

Informações à imprensa | Máquina Cohn & Wolfe  
Gabriel Furlan – [email protected] – (11) 98496-6575  
Denise Carvalho – [email protected] – (11) 99218-0181 
Gabriel Pereira – [email protected] – (11) 96828-5025
 
[1] Pesquisa realizada pela Censuswide entre 250 CFOs do Reino Unido entre 30 de junho a 4 de julho de 2022
[2] IWG, “Will employees return to the office five days a week?”

 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp