CIDADE NO AR Publicidade 728x90
24/10/2022 às 18h20min - Atualizada em 25/10/2022 às 00h04min

Mais da metade dos brasileiros utiliza dinheiro físico, aponta pesquisa do Instituto Locomotiva/Banco24Horas

Estudo mostra que 63% dos entrevistados utilizam dinheiro, seja como forma de recebimento de renda, pagamentos no cotidiano ou saque; 86% usam caixas eletrônicos

SALA DA NOTÍCIA Renata Passos
A pesquisa “Relação dos brasileiros com serviços financeiros e com caixas eletrônicos” encomendada pelo Banco24Horas ao Instituto Locomotiva traça um cenário da bancarização e do relacionamento com o setor bancário, os meios de pagamentos e os caixas eletrônicos. Os resultados evidenciam a convivência entre os meios físicos e digitais, com forte presença do dinheiro físico e dos caixas eletrônicos no cotidiano da população do Brasil. Dos entrevistados, 63% utilizam dinheiro. Segundo o levantamento, um terço das classes D e E tem o dinheiro como principal meio de pagamento. O estudo é uma das ações que marcam os 40 anos do Banco24Horas.

O levantamento mostra que 22% recebem ao menos parte de seus rendimentos em dinheiro. Desse grupo, 57% são clientes de bancos digitais, bancos com atendimento físico ou ambos. Os perfis que mais se destacam no recebimento dos rendimentos em dinheiro são as classes menos favorecidas, não bancarizados e entre 35 e 44 anos. Metade dos brasileiros declara guardar dinheiro físico em casa, seja para uso no dia a dia ou para emergências.

As principais motivações para o uso do dinheiro são a aceitação exclusiva do meio de pagamento no estabelecimento, que é de 20%, chegando a 27% na classe C; também se destaca o costume (16%); a obtenção de descontos (15%), a segurança de sair apenas com o dinheiro necessário (11%) e ainda como meio de controle de gastos (9%), índice que chega a 15% para as pessoas com mais de 45 anos.
“O Brasil é grande e temos uma população muito heterogênea. Uma pessoa no interior da região norte do País não tem o mesmo comportamento e a mesma disponibilidade de recursos que uma pessoa que vive em um grande centro urbano, por exemplo. Precisamos deixar à disposição das pessoas as soluções em diferentes formatos para que elas possam utilizar dentro de suas realidades e contextos”, afirma Marcos Mazzi, Gerente- Executivo do Banco24Horas.

A importância dos caixas eletrônicos

Segundo a pesquisa, 86% dos entrevistados utilizam o caixa eletrônico no País, o equivalente a 136 milhões de pessoas. Desse total, 53% usam o equipamento no mínimo uma vez por mês e 42% fazem transações de saque no dia a dia e 41% para emergências.

O estudo aponta que 7 em cada 10 pessoas gostariam de uma maior presença de caixas eletrônicos em estabelecimentos diversos, sobretudo entre os que têm o dinheiro como forma de pagamento preferida, as classes mais baixas e na região Nordeste. 8 em cada 10 bancarizados gostariam de poder utilizar livremente os caixas eletrônicos, independente da instituição ou banco na qual possuem conta.

No levantamento do Instituto Locomotiva, 97% declaram ter conta em banco. 68% possuem conta em banco com agência física e em banco digital. Porém, 2 em cada 10 bancarizados não realizaram movimentação bancária na última semana.

“Quando observamos o alto volume de pessoas que possuem conta bancária, mas não a movimentou, reforçamos ainda mais a nossa convicção de que bancarização é fazer o dinheiro chegar às pessoas”, pondera o Mazzi.


Para o Renato Meirelles, CEO do Instituto Locomotiva, os dados endossam a convivência entre os meios. “Os bancos com agência física e os digitais compartilham do mesmo cliente na maior parte dos casos. Isso nos dá indícios de que o público procura esta variedade e que quer ter opções de acordo com sua conveniência”, explica.

Os desafios da digitalização
A pesquisa revela que 86% dos internautas brasileiros têm mais medo de ter o celular roubado do que a carteira. Além da questão da segurança, há outros fatores no estudo que evidenciam as dificuldades para muitos brasileiros terem acesso ao meio digital. Apesar dos relevantes avanços, as dificuldades técnicas, como a de conexão, atrapalham significativamente as operações digitais e 75% já deixaram de fazer alguma transação, como compra ou transferência, por exemplo, em função da instabilidade na internet. O índice sobe para 87% na região Norte do País.

O levantamento foi realizado de forma online e contou com amostra de 1.182 pessoas de todas as regiões do País.

Sobre o Banco24Horas
O Banco24Horas está presente na vida de 152 milhões de brasileiros. Há 40 anos, por meio de suas soluções proporciona autonomia às pessoas de mais de 150 instituições, movimentando a economia local e nacional. Com 2,1 bilhões de transações realizadas anualmente, é a maior rede independente de autoatendimento do mundo em volume de saques e conta com mais de 24 mil caixas eletrônicos em mais de 1.000 cidades, promovendo inclusão financeira e desenvolvimento econômico. Sua relevância no dia a dia do Brasil fica evidente ao ser responsável por movimentar 5% do PIB.

O portfólio do Banco24Horas é amplo e conta com soluções multibiométricas que viabilizam mais de 90 serviços financeiros, desde o saque do dinheiro físico de diversas maneiras, com ou sem cartão, via Código QR ou até mesmo direto nos caixas dos estabelecimentos comerciais, além de possibilitar também consultas, extratos, pagamentos, transferências, depósito em dinheiro, recarga de celular e TV, gift card, desbloqueio de celular, entre outros. O Banco24Horas oferece também soluções móveis e business to business, focados em gerar valor para os mercados varejista, financeiro e publicitário com os produtos +Varejo Banco24Horas, Mídia Banco24Horas, Banco24Horas em agências e opções de cash-in em seus caixas eletrônicos recicladores.

O Banco24Horas faz parte da TecBan, empresa de soluções que integram o físico e o digital para tornar o ecossistema econômico do País mais eficiente e ampliar a inclusão financeira das pessoas. A TecBan também oferece soluções como o ATMManager, o HubDigital TecBan e a plataforma de Open Finance as a Service TecBan. Está presente nos segmentos de telecomunicações e transporte de valores, por meio da TBNet e da TBForte. Já com a Serviços Integrados TecBan oferece soluções de ponta a ponta para trazer eficiência, por meio de mais de 15 serviços diferentes, como logística, transporte, armazenamento, obra civil, field service, revitalização, projetos e upgrades, descarte sustentável, entre outros.
Para conhecer mais, acesse o site do Banco24Horas ou visite nossas redes sociais.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp