CIDADE NO AR Publicidade 728x90
01/11/2022 às 11h31min - Atualizada em 03/11/2022 às 00h02min

Registro Nacional de Sementes e Mudas ganha norma específica

Inscrição Renasem é obrigatória para atividades de produção, beneficiamento, reembalagem, armazenamento, análise e comércio de sementes ou de mudas.

agenciabrasil.ebc.com.br/rss/economia
https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2022-11/registro-nacional-de-sementes-e-mudas-ganha-norma-especifica



As normas para a inscrição e o credenciamento no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) estão publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira (1) . O registro é obrigatório e todos os entes envolvidos no Sistema Nacional de Sementes e Mudas (SNSM) devem estar previamente habilitados para desenvolverem suas atividades. As inscrições e credenciamentos passam a ter um prazo de validade de cinco anos.



Segundo o Ministério da Agricucultura, Pecuária e Abastecimento ( Mapa), a Portaria 501/22 entra em vigor hoje e atende ao Decreto nº 10.586/2020 que remeteu à norma complementar os detalhamentos, especificidades e procedimentos para a realização da inscrição e credenciamento no Sistema Nacional de Sementes e Mudas (SNSM), bem como para as alterações e renovações.



Notícias relacionadas:

“A normativa tem como objetivo proporcionar transparência e aumento da eficiência, principalmente, trazendo clareza e facilidade aos usuários do serviço e ao órgão técnico sobre os procedimentos a serem adotados para atender às necessidades do Sistema Nacional de Sementes e Mudas”, informou a coordenadora-geral substituta de Sementes e Mudas, Leidiane Queiroz.



O Renasem é o registro único, válido em todo o território nacional. São obrigadas a fazer inscrição as pessoas físicas e jurídicas que exercem as atividades de produção, beneficiamento, reembalagem, armazenamento, análise e comércio de sementes ou de mudas. Além disso, devem ter credenciamento as que exercem as atividades de responsabilidade técnica, certificação, amostragem, coleta e análise de sementes ou de mudas.



A consulta aos registros no Renasem está disponível ao público, na página do sistema na Internet.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2022-11/registro-nacional-de-sementes-e-mudas-ganha-norma-especifica
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp