26/10/2022 às 16h35min - Atualizada em 04/11/2022 às 00h03min

Recém-inaugurado, projeto do Instituto Carlos Chagas visa diminuir estatística de população em situação de rua no Rio

Menina, Moça-Mulher quer conter o aumento do número de mulheres desamparadas socialmente

SALA DA NOTÍCIA Trevo Comunicativa
Divulgação

RECÉM-INAUGURADO, PROJETO DO INSTITUTO CARLOS CHAGAS VISA DIMINUIR ESTATÍSTICA DE POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA NO RIO

Menina, Moça-Mulher quer conter o aumento do número de mulheres desamparadas socialmente

De acordo com o último Censo, do ano de 2020, cerca de 7.200 pessoas vivem em situação de rua na cidade do Rio de Janeiro. Com base nesse e em outros dados, o Menina, Moça-Mulher, iniciativa do Instituto Carlos Chagas, foi pensado para preencher lacunas existentes na proteção integral de assistência social e saúde da população feminina carioca. O Menina, Moça-Mulher promove ações de intervenção e prevenção e acolhe, ouve e supre as principais necessidades de jovens a partir de 12 anos, adolescentes e mulheres adultas em situação de vulnerabilidade, que entram nessa estatística. O projeto promove atendimento médico clínico, ginecológico e psicológico, além de oficinas e palestras com o foco em qualificação para geração de renda. 

“O Menina-Moça, Mulher é único, moderno e inovador e foi pensado para dar apoio a mulheres em situação de rua, profissionais do sexo, vítimas de abuso sexual e todas as mulheres que tenham dificuldade no acesso ao sistema de saúde e precisem de atendimento especializado. Promovemos também ações ligadas a direitos sexuais e reprodutivos, oferecer apoio jurídico e cursos de capacitação para a geração de trabalho e renda”, explica o cirurgião plástico Ricardo Cavalcanti Ribeiro, presidente do Instituto Carlos Chagas e um dos idealizadores da iniciativa.

A sede do projeto, na Lapa, conta com salas muito bem estruturadas e voltadas para atendimento médico, auditório para o atendimento psicológico em grupo, oficinas e palestras educativas, criado para dar apoio às mulheres. 

O projeto oferece também apoio jurídico e cursos de capacitação para a geração de trabalho e renda, suporte emocional e habilidades comportamentais. "O diferencial do projeto é oferecer uma equipe multidisciplinar qualificada para acolher as mulheres e construir um projeto de acompanhamento integral", conta a assistente social da equipe, Bianca Capelli. 

As mulheres contam também com a ajuda no requerimento de documentos como RG, Carteira de Trabalho e em outros tipos de processos. No campo da prevenção são desenvolvidas ações de educação em saúde, direitos reprodutivos e sexuais, acesso aos métodos contraceptivos e preservativos, serviços de contracepção e planejamento familiar e cuidado com os filhos. 

A experiência do projeto será utilizada para o desenvolvimento de pesquisas vinculadas aos Programas Educativos do Instituto de Pós-Graduação Carlos Chagas e como metodologia social para outras regiões do Brasil. 
 

Serviço

Projeto Menina - Moça Mulher 

Local: Avenida Mem de Sá, 254 - Lapa - Rio de Janeiro

Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 8h às 18h

 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp