CIDADE NO AR Publicidade 728x90
03/11/2022 às 12h22min - Atualizada em 05/11/2022 às 00h07min

Circuito Nelore de Qualidade vai ao Maranhão pela primeira vez

Circuito Nelore de Qualidade vai ao Maranhão pela primeira vez

SALA DA NOTÍCIA Irvin Dias Costa de Souza Garcia
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) dá mais um passo rumo ao mapeamento da qualidade da carne Nelore em todo o país. Pela primeira vez na história, o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo desembarca no Maranhão, em Imperatriz, no dia 3 de novembro, para avaliar cerca de 400 animais no frigorífico Fribal da cidade. Histórica, a etapa conta com a promoção da ACNB em conjunto com a Associação dos Criadores de Nelore do Nordeste (ACNN), Fribal e Matsuda – que possui uma unidade fabril no município.
André Locateli, gerente executivo da ACNB, destaca a importância da etapa para o objetivo central do Circuito. “Nós promovemos o Circuito com o objetivo principal de integrar a cadeia produtiva, promover a troca de informações e permitir que o produtor avalie sua produção além da porteira de sua propriedade. A avaliação das carcaças é uma ferramenta para conhecermos as qualidades da carne Nelore que já é produzida na região, os pontos positivos a serem valorizados e eventuais pontos onde pode-se evoluir. Assim, todos evoluem! Com a chegada ao Maranhão, quebramos mais uma barreira em busca de promovermos avaliações técnicas em todos as Unidades da Federação, para contribuirmos com a evolução constante do volume e da qualidade da carne brasileira”.
Para Neto Brambilla, da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, a realização da etapa no Maranhão chegou na hora certa. “Essa é uma região que está em crescimento, se desenvolvendo cada vez mais e empregando muita tecnologia na pecuária. O campeonato vai colaborar enormemente com a produção da carne local, que passará a oferecer um produto com cada vez mais qualidade, usando as práticas de produção divulgadas pela associação e o networking vivido na etapa.”
Já Renato Corrêa, do Fribal de Imperatriz, destaca que “o Maranhão ganha relevância com a realização da iniciativa, evidenciando o bom trabalho que os neloristas maranhenses fazem, principalmente relacionado à evolução genética da raça. Ficamos honrados de sermos parceiros da ACNB e sediar as avaliações de carcaça que acontecerão em nossa planta.”
Com mais de 8,5 milhões de cabeças de gado, Maranhão ocupa uma posição importante na produção de carne brasileira, sendo o principal estado do Nordeste na pecuária. Imperatriz foi a escolhida para a realização das avaliações por sua extrema importância na pecuária do estado. Com o segundo maior contingente bovino, o município trabalha com mais de 1,6 milhão de animais.
Calendário nacional
Após essa etapa, o Circuito segue com sua série de avaliações pelo Brasil. Confira as próximas datas:
·     07 de novembro – Friboi – São Miguel do Guaporé (RO)
·     08 de novembro – Friboi - Anastácio (MS)
·     10 de novembro – Friboi – Unid. I – Campo Grande (MS)
·     16 de novembro – Friboi – Pimenta Bueno (RO)
·     17 de novembro – Friboi - Itapetinga (BA)
·     18 de novembro – Friboi - Tucumã (PA)
·     18 de novembro – Frisa - Teixeira de Freitas (BA)
·     22 de novembro – Friboi - Andradina (SP)
·     24 de novembro – Friboi – Unid. II - Campo Grande (MS)
·     25 de novembro – Friboi – Santana do Araguaia (PA)
·     05 de dezembro – Masterboi – Canhotinho (PE)
Contatos para inscrições
Para participar do Circuito Nelore de Qualidade em Imperatriz, os pecuaristas devem entrar em contato com a unidade Fribal local pelo telefone (99) 99211-0574 – falar com Renato Corrêa.
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp