CIDADE NO AR Publicidade 728x90
20/10/2022 às 13h33min - Atualizada em 06/11/2022 às 00h00min

Parceiros de conteúdo asseguram receitas e impulsionam vendas até na Black Friday e Copa do Mundo, indica Rakuten Advertising

Novo relatório gratuito aponta que marketing de afiliados (anúncios online em parceiros de conteúdo) atende novas tendências de consumo, como livestreamings e podcasts, e ajuda as marcas a nadarem contra a maré da incerteza econômica

SALA DA NOTÍCIA Camila Gallate
Freepik

 A Rakuten Advertising acaba de lançar mundialmente a campanha Afiliados: uma forma resiliente de gerar receita”, apontando ações para fortalecer os anúncios online por meio do marketing de afilados – parcerias entre marcas e publishers (produtores de conteúdo) que veiculam publicidade em troca de comissões – e aquecer as vendas do e-commerce em tempos de incerteza econômica. A iniciativa também busca ampliar a base de parceiros que fazem parte da rede de afiliados da companhia no Brasil e no mundo todo, grupo hoje formado por cerca de 150 mil publishers ativos.

relatório completo da Rakuten Advertising inclui estratégias que ajudam anunciantes e publishers a crescerem no segmento. Todas elas são baseadas em informações de membros da Rakuten Advertising International Collective (RAIC), grupo considerado a melhor fonte de insights disponíveis no setor. A iniciativa reúne marcas e produtores de conteúdo do mundo inteiro que trabalham na vanguarda do marketing de afiliados.

Táticas como variar perfis de produtores de conteúdo para proteger e aumentar os fluxos de receita estão entre os destaques do report, que também aponta como parcerias com publishers geram maior resiliência em meio à instabilidade econômica. Também são apresentadas diferentes alternativas para que os anunciantes ampliem suas receitas nas vendas online de acordo com as últimas tendências de mercado e os novos hábitos de consumo, abrangendo todas as etapas do funil de vendas.

Um exemplo é a explosão de livestreamings de influenciadores, onde códigos de rastreamento sem link (ou Linkless Tracking) são usados para atribuição e comissionamento de vendas. Esses códigos também se aplicam a produtores de podcast, outra área de forte crescimento inclusive no Brasil. Outra inovação é o comércio incorporado (ou Embedded Commerce), que encurta a jornada do cliente ao reduzir o tempo entre o interesse do consumidor e a conversão.

 

Copa e Black Friday

Esses insights valem inclusive para a Copa do Mundo, a Black Friday e o Natal de 2022, que juntos devem injetar mais de R$ 20 bilhões na economia, segundo a ABV (Associação Brasileira do Varejo). Segundo uma pesquisa da Nielsen e da Toluna, cerca de 50% dos brasileiros pretendem fazer compras para se preparar para a Copa.

Nesse contexto, a Black Friday de 2022 promete ser mais mobile do que nunca. No quarto trimestre de 2021 (incluindo Black Friday, Cyber Monday e Natal), 60% dos cliques dos brasileiros no e-commerce foram feitos por dispositivos móveis, aponta outro estudo recente da Rakuten Advertising. Só no momento da conversão, os aparelhos móveis foram utilizados em 50% das compras no período – o que leva à tendência de que o mobile supere os PCs na hora de finalizar as compras.

“O marketing de afiliados provou ser um verdadeiro e resiliente impulsionador de receitas, apoiando os objetivos comerciais de anunciantes em todos os setores. É uma prática que hoje se mostra uma excelente alternativa, não importa quais sejam as condições ambientais ou econômicas externas”, diz Luiz Tanisho, vice-presidente da Rakuten Advertising no Brasil.

Base sólida de resultados

Considerada uma atividade de baixo risco e alto retorno — já que as marcas só pagam quando os resultados comerciais são alcançados e as vendas, feitas —, o marketing de afiliados permite que os anunciantes experimentem novas maneiras de encontrar, engajar e converter clientes, otimizando esse relacionamento da forma mais eficaz.

Ao longo de 2021, a Rakuten Advertising registrou crescimento de 104% no faturamento das vendas online no Brasil intermediadas por afiliados. Já em 2022, o primeiro semestre resultou em alta de 45% nas vendas online no país em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto as conversões em vendas já representaram mais de 54% do total registrado em todo o ano de 2021.

A aquisição de novos afiliados, objetivo central da campanha, também já mostra bons resultados em 2022. A rede de parceiros da companhia no país registrou alta de 40% no segundo trimestre, especialmente em categorias como Vestuário, Beleza, Saúde e Bem-Estar e Lojas de Departamento.

Tanisho, da Rakuten Advertising, lembra que os anunciantes precisam abraçar novas ideias no mundo digital em busca de superação na performance, em meio aos atuais desafios econômicos e a um cenário de consumo em constante mudança.

“Tempos incertos exigem agilidade e inovação. E ter os parceiros certos fornecerá a orientação estratégica que os anunciantes precisam para se saírem melhores que a concorrência e o mercado como um todo”, afirma. “É por isso que estamos ajudando diversas marcas no Brasil e no mundo todo a criarem relacionamentos ainda mais próximos com uma rede de afiliados que combina experiência, dados e insights, resultando em estratégias e oportunidades que geram mais receita e atingem as metas de negócios”, complementa o executivo.

Confira o relatório completo da campanha no link.
 

Sobre a Rakuten Advertising

A Rakuten Advertising conecta agências, marcas e afiliados líderes a consumidores ativos e engajados em todo o mundo. Com acesso às diversas propriedades de mídia e públicos da Rakuten, combinados com uma rede de performance premiada e proprietária de insights de consumidores, a Rakuten Advertising cria as condições certas para alcançar novos clientes e manter uma lealdade duradoura. Sua base de tecnologia avançada, dados e serviços estratégicos posiciona a Rakuten Advertising para oferecer um conjunto diferenciado de soluções de marketing e publicidade, ao mesmo tempo em que impulsiona continuamente o setor. Mais informações: rakutenadvertising.com/pt-br

Sobre o Rakuten Group, Inc.

Rakuten Group, Inc. é uma das principais empresas de serviços de internet do mundo. Sua missão é contribuir com a sociedade criando valor por meio da inovação e do empreendedorismo e prestando serviços de alta qualidade que ajudam no crescimento dos usuários e parceiros.  Hoje sua cartela de clientes soma mais de 70 empresas abrangendo e-commerce, conteúdo digital, comunicações, fintech e esportes profissionais. Mais informações: global.rakuten.com/corp


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp