08/11/2022 às 16h39min - Atualizada em 09/11/2022 às 00h06min

Pindamonhangaba sediará, em 19 de novembro, o 6º Encontro de Ferromodelismo do Cone Leste Paulista

Evento, que retorna à cidade após dois anos, acontecerá das 9h às 16h30 no complexo ferroviário da cidade e terá entrada franca

SALA DA NOTÍCIA PAULO EDUARDO FERRARI VIARTI
Divulgação
Pindamonhangaba sediará o 6º Encontro de Ferromodelismo do Cone Leste Paulista, que acontecerá em 19 de novembro, das 9h às 16h30, no complexo ferroviário da  cidade (Armazém da Lagoa – Praça 7 de Setembro), terá entrada franca e reunirá amantes deste hobby de várias cidades da região. Esta é a segunda vez que Pindamonhangaba sedia o evento, a última foi em 2020 e atraiu centenas de pessoas.

Organizado pelo produtor de eventos Ernesto Paparelli, que também é um aficionado pelo hobby, este 6º encontro tem o apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, do Novo Turismo Pinda, da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), Projeto Rádio Trem, Apite Ferromodelismo e Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.

De acordo com Paparelli, a população da cidade adorou o evento de 2020. “Depois do sucesso da última edição, decidimos realizar um novo encontro em Pindamonhangaba, pois nossa região reúne muitos praticantes do ferromodelismo”, afirma.

Durante o evento, o público poderá conhecer algumas maquetes e obter informações sobre este fascinante hobby. “O ferromodelismo, ou modelismo ferroviário, é a porta de entrada a um mundo cheio de expectativas e realizações. Mostras, encontros, convenções e shows de ferromodelismo são uma ótima justificativa para viajar e conhecer novos lugares e pessoas, além de passeios de trem por lugares exóticos e fantásticos”, conclui. Além de maquetes e dioramas, o 6º Encontro de Ferromodelismo do Cone Leste Paulista terá lojas e uma praça de alimentação.

Seja para relaxar, divertir-se, desestressar ou mesmo cultivar o amor pelas ferrovias, muitas pessoas têm aderido ao hobby do ferromodelismo, afinal, o trem elétrico é uma excelente opção para quem está procurando algo para entreter a mente e passar o tempo. É um hobby saudável, que ajuda neste momento tão delicado pelo qual todos estão passando.

História do hobby

O ferromodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

“O ferromodelismo é uma mistura de entretenimento, baseado em modelos de escala, e arte, pois os amantes deste hobby ficam fascinados quando começam a construir suas maquetes, fazer toda a parte de decoração e cenário e projetar as construções. É preciso ter capacidade de observação para se construir uma maquete, pois todo esse trabalho de reprodução do mundo real é totalmente artesanal”, comenta Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos. As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferromodelismo para as futuras gerações”, finaliza Lucas.

Serviço
6º Encontro de Ferromodelismo do Cone Leste Paulista
Data: 19 de novembro
Horário: 9h às 16h30
Local: Complexo ferroviário de Pindamonhangaba, Armazém da Lagoa – Praça 7 de Setembro
Informações: (12) 99723-1092
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp