16/11/2022 às 16h10min - Atualizada em 17/11/2022 às 00h03min

Presidente do STF condena hostilidade contra ministros da Corte

Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, que também é presidente do TSE, participaram de evento privado nos Estados Unidos.

agenciabrasil.ebc.com.br/rss/justica
https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2022-11/presidente-do-stf-condena-hostilidade-contra-ministros-da-corte



A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, voltou a condenar os ataques verbais sofridos por ministros da Corte durante conferência realizada no último fim de semana em Nova York, nos Estados Unidos. 



Durante a abertura da sessão de julgamento desta quarta-feira (16), a presidente reiterou nota à imprensa, divulgada na segunda-feira (14), na qual afirmou que atos de intolerância e violência moral contra qualquer cidadão são incompatíveis com a democracia.



Notícias relacionadas:

Em seu discurso, Rosa Weber afirmou que agressões não estão acobertadas pela liberdade de expressão. "A liberdade de expressão, em absoluto, abriga agressões e manifestações que incitem ódio e violência, inclusive moral", disse. 



A ministra lembrou ainda que o Dia Internacional da Tolerância, proclamado pela Unesco, é celebrado hoje, e afirmou que a tolerância sustenta a democracia e o Estado democrático de direito. 



"Tolerância não é concessão, condescendência ou indulgência. Antes de tudo é uma atitude ativa de reconhecimento dos direitos humanos universais e das liberdades fundamentais dos outros. Em nenhum caso pode ser usada para justificar violações desses valores fundamentais", afirmou. 



Durante o período em que estiveram nos Estados Unidos, os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram alvo de xingamentos por manifestantes brasileiros. 



Os ministros participaram do evento privado Lide Brazil Conference.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2022-11/presidente-do-stf-condena-hostilidade-contra-ministros-da-corte
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp