CIDADE NO AR Publicidade 728x90
16/11/2022 às 11h22min - Atualizada em 17/11/2022 às 00h11min

Seminário online debaterá a relação das ONGs com os bancos e a avaliação brasileira pelo GAFI

Evento virtual acontece no próximo dia 17 e irá divulgar o resultado da pesquisa ONGS e os Bancos e a implementação no Brasil das recomendações do GAFI

SALA DA NOTÍCIA Jéssica Amaral - DePropósito Comunicação
www.depropositocomunica.com
pixabay

Com o objetivo de debater o impacto das recomendações do Grupo de Ação Financeira Internacional contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo - GAFI na sociedade civil brasileira, e entender a relação entre as instituições sem fins lucrativos e o sistema financeiro, a Coalizão Brasileira de Organizações da Sociedade Civil para o GAFI realizará, em 17 de novembro, o evento “Organizações, Bancos e GAFI”, com a liderança executiva da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). O evento é virtual e gratuito e será transmitido entre as 09h e as 12h. 

Realizado entre os meses de junho e julho de 2022, o estudo "As ONGs e os Bancos" teve o objetivo de entender e avaliar as percepções das organizações em relação aos bancos. A pesquisa é uma iniciativa do programa de incidência da ABCR.

Mais de 100 organizações participaram do estudo, respondendo a um questionário virtual com 36 perguntas descritivas e de múltipla escolha, sobre as experiências recentes com os bancos, incluindo temas como as principais dificuldades e inovações, empréstimos, cartão de débito e crédito, PIX e possíveis golpes, cobranças indevidas, doações internacionais, formas de receber doações e instituições de pagamentos. 

O diretor executivo da ABCR, João Paulo Vergueiro, explica que o evento também irá promover uma reflexão sobre o estado da implementação da recomendação número 08 do GAFI no Brasil, e os cuidados que o país deve ter para garantir o devido respeito às instituições sem fins lucrativos. Para João Paulo, “a avaliação que o país vai passar no próximo ano é a oportunidade para garantir que a recomendação seja implementada garantindo que as organizações sejam avaliadas com base em evidências, e de acordo com regras claras sob risco”

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link do Sympla, clicando em https://www.sympla.com.br/seminario-organizacoes-bancos-e-gafi__1783143. Serão duas mesas de debate: a primeira apresentando os resultados do estudo, em conversa com as próprias organizações, e a segunda refletindo sobre o GAFI e a recomendação 8 no Brasil, com convidados do setor financeiro e governamental.

Saiba mais sobre a Coalizão de OSCs para o GAFI

Criado em 1989, pelos países do G7, o GAFI tem o propósito de desenvolver e promover políticas nacionais e internacionais de prevenção contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo. Para acompanhar e avaliar a implementação dessas políticas nos países membros, o grupo desenvolveu um guia constituído de 40 recomendações, incluindo a 8, que trata do risco das organizações da sociedade civil de serem abusadas para o financiamento do terrorismo. 

Liderada pela ABCR, a Coalizão de OSCs para o GAFI é uma iniciativa das organizações da sociedade civil, em parceria com a Conectas Direitos Humanos, para acompanhar a implementação da Recomendação 8 do GAFI, no Brasil. A iniciativa reúne organizações que estão preocupadas em garantir que o governo não restrinja direitos, como recebimento de doações, a partir de argumentos relacionados à prevenção de lavagem de dinheiro e combate ao financiamento do terrorismo. Para conhecer mais, acesse www.coalizaogafi.org.br.

Sobre a ABCR

A ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) (https://captadores.org.br) reúne e representa os profissionais de captação, mobilização de recursos e desenvolvimento institucional, que atuam para as organizações da sociedade civil no Brasil. Lidera campanhas, eventos e uma série de outras iniciativas de fortalecimento do setor e de apoio a quem atua por uma sociedade mais justa e democrática. Dentre as iniciativas realizadas, estão o Dia de Doar e o Festival ABCR.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp