CIDADE NO AR Publicidade 728x90
26/11/2019 às 14h10min - Atualizada em 26/11/2019 às 14h10min

Karinah lança nova turnê neste dia 28

Agência A Assessoria

Karinah receberá no palco os amigos e bambas Dudu Nobre, Xande de Pilares e Mumuzinho

 

A cantora Karinah reapareceu “no miudinho” no mundo do samba este ano e, rapidamente, fisgou a atenção das pessoas por onde passou. Ela é um furacão. Uma morena com voz forte e sorriso largo que conquista qualquer um à primeira vista. É difícil não falar em superlativos ao apresentar a Karinah. Mulher forte como as águas, ela fará o lançamento de seu novo show dia 28/11, quinta-feira, no Pier Mauá. Este já é um dos eventos mais esperados do mundo do samba. “Olha que estou mais ousada agora, hein!”, avisa Karinah. 

Os convidados da noite já mostram que ela não tá pra brincadeira. Dudu Nobre, Mumuzinho e Xande de Pilares farão participações mais que especiais, e Karinah comandará o palco do que jeito que ela gosta: Guiada pela  força feminina. “A mulher é a inspiração do samba. É fonte de amor e de garra. Estou muito feliz em viver esse momento”, frisa. 

Logo em seu primeiro single, Karinah surpreendeu o público com o refrão de sua música Medo de Amar, hoje o samba mais tocado do Brasil. Os versos “Tá com medo de amar, é?... Tá com medo do amor, e aí...” caíram na boca do povo e abriram caminho para a artista, que já chega chegando para 2020 e prepara o lançamento de seu terceiro álbum. Se você ainda não ouviu Medo de Amar, confira o clipe aqui: https://youtu.be/AHIy2REufDM.

  

O SHOW

 O novo show é um retrato da versatilidade de Karinah. Com uma vida dedicada à música, ela encontrou neste repertório seu equilíbrio, fruto de muitas andanças pelo Brasil em buscas de música, conexões, aprendizados e fortalecimento de sua identidade artística. “Karinah traz aquele samba de melodia bonita, de harmonia bem construída. Ela é uma grande intérprete, vai do popular ao sofisticado numa afinação perfeita”, diz o diretor musical Boris Bass, que divide com Jota Moraes os novos arranjos. “É um show alegre, que mistura tudo o que gosto. Tem batucada, tem samba-enredo, tem MPB. Estou muito entusiasmada”, conta ela. 

E são pelos versos de Alvoroço, eternizada por Leny Andrade, que Karinah faz sua grande estreia: “Quando a morena chegou, alvoroço pintou...!”, diz a música de Ivor Lancellotti e João de Aquino. A partir daí ela tecerá um conjunto de canções que unem samba, pop, MPB e frescor, guiadas pelo seu astral e personalidade inconfundíveis. Como nas releituras de O Amor Chegou (Délcio Luiz), sucesso do Bom Gosto, e Te Amo (Délcio Luiz/Paulinho Carvalho/Geraldão), canção eternizada pelo Raça Negra; ou ainda no batuque de Num corpo Só (Arlindo Cruz/Picolé), conhecida na voz de Maria Rita, e nas surpreendentes canções de mulheres empoderadas como Elis Regina (Mania de Gostar, de Luis Mauro) e Mallu Magalhães (Você não Presta). “Vamos ter mais algumas surpresas, só que não vou contar antes da primeira apresentação!”, avisa ela.

 2020 PROMETE! 

Forte candidata a estrela popular do samba em 2020, Karinah vem para fortalecer a ala feminina no gênero. “A gente precisa cantar para a mulher! Mostrar como o palco é atraente para elas também. Unir estes mundos maravilhosos do amor e da diversão, com homens e mulheres; isso é o que me motiva”, diz a cantora, que vem de uma família mineira onde elas eram líderes e seresteiras. “Minha bisavó viveu até 108 anos! Foi em casa que aprendi a admirar Clara Nunes, Gal Costa, Alcione, Dona Ivone Lara e Elis Regina. Elas cantavam o dia inteiro”, lembra.

 Desde o início de 2019, quando retomou sua carreira após dois álbuns lançados e uma pausa para gestação de gêmeos, Karinah vem se dedicando a percorrer o Brasil de norte a sul para divulgar sua música. Foram mais de 20 cidades e 40 rádios visitadas quando lançou seu mais recente EP, “01” (Sony Music), do qual faz parte o novo hit Medo de Amar (Maurício Bressan), além das músicas Você Sabe Bem (Bernardo Neto, Dinho IPK, Fábio Marques) e O Nosso Amor é uma Onda (Cauique, Diogo Leite, Rodrigo Leite, Serginho Meriti). Em 2020 ela lançará os outros 4 EPs deste trabalho com 4 clipes, todos sob produção musical de Boris Bass.

 Toda a dedicação tem um objetivo: sedimentar sua carreira, construída com muita verdade e trabalho. “Venho semeando, cultivando e construindo meu caminho aos pouquinhos. É um percurso mais longo, mais difícil, mas muito verdadeiro. Canto com o coração. Meu olhar é nos olhos. Porque o samba é isso, ele é uma reza, ele é verdade”, reforça Karinah, que começou a cantar ainda criança em Curitiba, desenvolveu a carreira no litoral de Santa Catarina e foi ganhando espaço na região Sul do Brasil, partindo depois para o Nordeste e agora Sudeste. “Eu sempre quis ser cantora, mesmo quando não imaginava que poderia ter uma carreira estabelecida como artista”. 

RESPEITO E CHÃO 

É assim, sabendo o que quer e onde quer chegar, que Karinah pede licença. Sempre com muito respeito e carinho, que vêm antes de qualquer desejo. Esta é mais uma característica marcante da artista, que, como boa filha de Iemanjá, abraça os seus e arregimenta quem está perto, fazendo questão de muita festa e alegria. “Primeiro eu respeito, porque sou de outra geração e temos que nos colocar no lugar. E existe uma forma muito legal de cativar as pessoas: com a humildade. É impossível você não ser bem recebido quando é gentil. Isso vem do meu berço, somos assim e levo isso na carreira”.

 

E é com esse miudinho, que falamos lá no início, que Karinah se aproximou e conquistou a simpatia, afetividade e benção de grandes nomes do samba, como Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Dona Ivone Lara e Almir Guineto. Dos colegas contemporâneos ela já dividiu o palco e tem amizade com Dudu Nobre, Xande de Pilares, Péricles, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Fundo de Quintal e Mumuzinho. Karinah ainda teve uma incursão muito importante pelo samba baiano, guiada pelo maestro Letieres Leite (Orkestra Rumpilezz) e Carlinhos Brown. “Passei um tempo lá aprendendo sobre o samba, os ritmos, a história. Foi muito bom”. 

NOVO SOM 

O espetáculo do Pier Mauá abrirá os caminhos para Karinah mostrar para todo o Brasil seu estilo. Vivendo entre Balneário Camboriú e Rio de Janeiro, ela mergulha com toda segurança no seu samba pop, com suingue, frescor e brisa de beira-mar, uma música cheia de vida e amor: “A gente tem que mudar a frequência. Falar mais de amor, resgatar a alegria. A música tem esse poder de nos transportar para um outro estado de espírito. Nós e essa nova geração precisa disso”, reflete. 

E assim Karinah navega. Sem medo, com o coração cheio e rodeada de boas vibrações que vêm como uma onda para sua beira-mar.

  

BREVE BIOGRAFIA

Nascida em Curitiba e radicada em Santa Catarina desde a infância, Karina tem 38 anos e começou a cantar nos saraus familiares. Depois de estrear em festivais na adolescência, não parou mais, cantando com sua banda, criando shows especiais e participando de espetáculos musicais por todo o Brasil. Em 2010 gravou seu primeiro álbum independente como artista solo, “Karinah”, sob direção musical de Márcio Pimenta; em 2012 apresentou ao público o segundo disco, “Você Merece Samba” (Sony), título de uma composição que ganhou de Carlinhos Brown. Dois anos depois veio “Cheguei pra Ficar”, mais um independente, com direção musical de Isaías Marcelo.

Ao promover estes trabalhos, muitas portas se abriram para a cantora, como a participação nos programas de TV “Som Brasil”, “Esquenta” e “Encontro com Fátima Bernardes”. A cantora ainda gravou dois videoclipes: "Você Merece Samba", com participação de Carlinhos de Jesus e direção do Jodele Larcher, e "Nunca é tarde", dirigido por Raoni Carneiro. Conservatória (capital fluminense da Seresta) e uma turnê pela  Europa com shows no Montreux Jazz Festival (Suíça), em Lisboa (Brazilian Day), Porto (Casa da Música) e Londres (St James Theatre e Sheperds Bush Empire, este com Maria Gadú, na casa que já foi palco de grandes estrelas mundiais como Amy Winehouse, Beatles e Elvis). Karinah é uma artista Fanática Entretenimento. 

* Entrevista e roteiro: Kélita Myra [Fogo no Paiol Music Hub]

* Fotos: Guto Costa


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp