02/12/2022 às 14h24min - Atualizada em 03/12/2022 às 00h09min

Biomédicos passam a integrar organograma profissional do Estado do Paraná

Projeto de lei foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa paranaense

SALA DA NOTÍCIA Mem Comunicação
https://crbm6.gov.br
Divulgação | CRBM6
A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) aprovou o projeto de lei nº 462/2022, de autoria do Poder Executivo, que acrescenta a função de biomédico no quadro próprio dos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O documento, aprovado em 30/11, terá a redação final e a sanção do governador Carlos Massa Ratinho Júnior nos próximos dias.

A inclusão garante mais eficiência e qualificação aos serviços públicos prestados à população, uma vez que os profissionais de biomedicina são capacitados para realizar análises clínicas, diagnóstico laboratorial, diagnóstico por imagem, aperfeiçoamento de epidemiologia, entre outras funções gerenciais e administrativas.


A proposta inclui a função de biomédico no rol das funções relativas ao cargo de Promotor de Saúde Profissional, sem a criação de novos cargos, e não implicará em quaisquer despesas diretas ou indiretas ao Poder Executivo.

Valorização profissional
Para o presidente do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6), Thiago Massuda, essa é uma conquista histórica e um grande avanço para a categoria.

“Esse projeto inclui o biomédico nos quadros públicos do Paraná, tema que era reivindicado pela nossa classe há anos. Por isso, envio os agradecimentos ao governador, ao secretário da saúde, aos deputados que votaram de modo unânime pela aprovação do projeto e a todos os biomédicos que se fizeram presentes neste momento tão importante e, juntos conosco, lutaram por essa conquista”.

Massuda explica que o pleito foi iniciado logo que o CRBM6 foi criado, com o objetivo de valorizar os mais de 4.500 biomédicos do Estado, ampliar as áreas de atuação profissional e ajudar a sociedade paranaense com os trabalhos desses especialistas da saúde.

Para a vice-presidente do CRBM6, Daiane Pereira Camacho, que também responde pela 15ª regional de Saúde em Maringá, a conquista é emblemática, pois todas as votações favoráveis aconteceram em novembro, que é o mês dedicado aos biomédicos.

“Foi uma longa caminhada para chegarmos até aqui. Essa é uma vitória que ficará marcada para sempre no ramo da biomedicina. A aprovação deste projeto mostra a união, o diálogo e o esforço do CRBM6 pela classe e o reconhecimento da sociedade ao nosso trabalho que envolve ciência, ensino, pesquisa e extensão”, argumenta. “Estamos orgulhosos com essas conquistas, que são frutos de mais de 12 meses de intensa dedicação e inúmeras reuniões com as lideranças do estado”, complementa.

A graduação de biomedicina é uma das mais procuradas atualmente em todo Brasil. No Paraná, os cursos são ofertados em mais de 50 instituições de ensino superior espalhadas por Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Campo Mourão, Apucarana, Foz do Iguaçu, Araucária, Guarapuava, Ivaiporã e Assis Chateaubriand.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp