CIDADE NO AR Publicidade 728x90
14/12/2022 às 18h14min - Atualizada em 15/12/2022 às 00h00min

Soluções em Smart Home: conforto, segurança e otimização de consumo de energia

Por Thiago Nizzola, Diretor de P&D Nice Brasil

SALA DA NOTÍCIA Christiane Assef Nociti
Divulgação
O conforto oferecido pelos dispositivos, que permitem acionar o comando “ligar” e “desligar” com o uso de controle remoto começou com o uso dos aparelhos de TV e de som. Porém, com as inovações tecnológicas, as casas inteligentes estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia.   Com soluções mais modernas, possibilitam o gerenciamento de dispositivos, de onde quer que a pessoa esteja.  Basta um clique em um único aplicativo ou por meio de comando de voz, da Alexa, do Google Home ou dos Atalhos Siri, para entendermos onde a tecnologia é capaz de chegar. 

O acesso a todos os dispositivos das casas inteligentes que são conectados à rede elétrica, não apenas as luzes, mas também o ventilador, a chaleira elétrica, a cafeteira, a máquina de lavar louça, a máquina de lavar roupa, a secadora e o micro-ondas, entre outros. Além de proporcionar maior segurança e conforto, essa conexão contribui para maior eficiência energética dos aparelhos.  É possível verificar o consumo e regular as cargas elétricas, por exemplo, reduzindo o desperdício de energia.  Isso foi considerado extremamente relevante dentro de um cenário destacado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do Governo Federal. 

A EPE apontou que, em um período de dez anos, de 2011 a 2021, o aumento do consumo de energia residencial passou de 25% para 30% do consumo total de energia elétrica do país.  Esse aumento representa a elevação de custos para o consumidor doméstico. Uma das soluções para otimização é aproveitar ao máximo a luz solar seja para iluminação seja para aquecimento ou até impedir o aquecimento, a linha SmartHome da Nice oferece o produto Nice BiDi-Shutter, que move automaticamente as cortinas com base no brilho detectado por um sensor de luz, um sensor de temperatura ou até pelo horário do dia.

Quando a luminosidade detectada no ambiente atinge o limiar pré-estabelecido, a iluminação artificial é desligada e o gasto de energia é reduzido.   Com a adição do Nice BiDi-Dimmer, podemos ainda controlar a intensidade da iluminação. É compatível com as lâmpadas mais usadas: halógena, LED, filamento ou neon.  Além disso, o seu tamanho pequeno e a tecnologia sem fio são adequados para a maioria das caixas embutidas e reduzem os gastos com infraestrutura para a instalação.  

Existe, ainda, a possibilidade de desligamento automático regulado por um temporizador e a interface Nice BiDi-Switch permite o gerenciamento inteligente das luzes e das cargas elétricas no sistema doméstico, podendo ser aplicado em até duas tomadas, sem alterar o design do lar. Mesmo remotamente, através de um dispositivo, o Nice BiDi-Switch garante o gerenciamento das luzes, possibilitando o desligamento automático regulado pelo temporizador integrado.

Tudo isso sem precisar substituir as lâmpadas atuais por versões inteligentes, e ser ainda capaz de manter o interruptor existente. As novas tecnologias permitem, via aplicativo, gerenciar todos os dispositivos conectados à rede elétrica, não apenas as luzes. O consumo de energia pode ser controlado em tempo real com um simples clique pelo smartphone ousmartwatch. É uma excelente forma de gerenciar as preferências, os hábitos e as rotinas de cada morador otimizando, ao mesmo tempo, o consumo de energia nas residências.
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp