CIDADE NO AR Publicidade 728x90
16/12/2022 às 15h37min - Atualizada em 19/12/2022 às 00h03min

Investimento em imóveis residenciais, vale a pena?

Rentabilidade e segurança faz com que o investimento seja um dos mais tradicionais

SALA DA NOTÍCIA Assessoria
Foto: reprodução
 

Conhecida como uma das formas mais antigas de investimento, o ato de comprar imóveis para gerar uma renda é quase uma tradição brasileira por conta da segurança e da rentabilidade. Segundo o Índice de Valores de Garantias de Imóveis – IVG-R, divulgado pelo Banco Central, entre janeiro de 2002 e dezembro de 2021, houve uma variação de 552,1% nas garantias imobiliárias, a qual, comparada com o IPCA/IBGE de igual período (237,6%), resulta em uma valorização real de 93,29% neste longo período.

 

As mudanças no cenário econômico nos últimos anos fizeram com que houvesse uma retração nesse tipo de investimento, mas as novas perspectivas econômicas com a retomada da economia pós-pandemia fez com que o mercado imobiliário ganhasse força novamente, afinal os imóveis são produtos que dificilmente desvalorizam e sempre há demanda. 

 

Ainda vale a pena investir em imóveis residenciais?

Em tempo de inflação alta, esta é uma boa razão para investir em imóveis: eles sempre tendem a manter o poder de compra do capital. Isso porque a capacidade de cobertura da inflação do setor imobiliário, decorre da relação positiva entre a demanda por imóveis e o crescimento do PIB, explica Bruno Robles, sócio-regional da Bild em Sorocaba. “Investir em um imóvel é uma das formas mais seguras de blindar seu capital contra as variações da economia. É um ativo que faz o dinheiro trabalhar por você e dificilmente um imóvel sofrerá desvalorização com o passar dos anos. Não se trata apenas de uma opção de diversificar os seus investimentos, mas também de garantir um patrimônio pessoal ou da família para toda a vida”. 

 

Para quem busca se dedicar a esse tipo de investimento, lançamentos, ou seja, imóveis na planta oferecem condições comerciais mais atrativas e maiores margens para negociação, tendo como principal benefício a valorização ao longo do tempo. A escolha de construtoras com bom histórico é imprescindível para evitar dores de cabeça. Outro ponto importante, é se lembrar da gestão imobiliária do ativo, você será responsável por todo o gerenciamento da propriedade (ou contratar uma imobiliária), incluindo reparos e manutenção.



 

Pensando em viver de aluguel? Tome alguns cuidados

Ao investir nesse setor, a primeira coisa que vem à cabeça é a previsão de viver de renda com os rendimentos dos aluguéis. Mas esse ponto exige paciência, já que o retorno financeiro é a longo prazo. Fatores como localização do imóvel, padrão do empreendimento e a oferta de imóveis podem definir a rentabilidade. “O rendimento médio de um aluguel gira em torno de 0,4% a 0,6% por mês do valor do imóvel. Cidades onde o aluguel está acima do valor médio (como, por exemplo, cidades do interior próximas à Capital, que com a pandemia, tiveram uma migração muito grande de pessoas vindas da Capital, fez com que o valor do aluguel sofresse um aumento expressivo) são ótimas opções para investimento”, recomenda Bruno. 

 

Assim como qualquer investimento, os imóveis não estão imunes às flutuações da economia. O crescimento de uma determinada região pode fazer com que a procura aumente, elevando os preços, assim como a demanda pode diminuir e fazer com que o valor diminua, mas o desafio de gerir imóveis residenciais ainda segue sendo atraente, afinal quem não quer um lar para viver? 

 

Sobre Vitta Residencial Incorporadora e Construtora

Fundada pelos executivos Rodrigo Villas Boas, Rodrigo Saccarelli e Fábio Franco, a empresa possui sede em Ribeirão Preto e escritórios em outras regionais. No ano passado a empresa lançou empreendimentos em 4 novas cidades, apesar da pandemia. A construtora é movida pelo propósito de criar e construir empreendimentos que promovam melhorias na qualidade de vida, com conforto e segurança. Com soluções voltadas para moradias e referência em inovações nos segmentos de construção e imobiliário, gerando impacto positivo nos ecossistemas em que estão inseridas, a instituição está preparada para capturar a crescente demanda do mercado.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp