22/12/2022 às 17h25min - Atualizada em 23/12/2022 às 00h09min

Conheça as tendências de aprendizado corporativo para 2023

Novo relatório da Udemy aponta que cultura organizacional forte, necessidade de agilidade no trabalho e entrega inteligente dos treinamentos pautarão o aprendizado dos profissionais no próximo ano

SALA DA NOTÍCIA Camilla Ginesi
Freepik

A Udemy, plataforma de aprendizado e ensino online, acaba de lançar um relatório sobre as tendências de aprendizado corporativo para 2023, o 2023 Workplace Learning Trends Report. Para prever o que os profissionais devem aprender no próximo ano, a empresa analisou as habilidades mais populares entre os funcionários das mais de 12.500 organizações que são clientes globais do braço corporativo da Udemy, a Udemy Business.

De acordo com o estudo, três grandes tendências pautarão o aprendizado corporativo no próximo ano: uma cultura organizacional forte que permite o aprendizado contínuo, a necessidade de agilidade no trabalho e uma entrega inteligente de programas de aprendizado integrados. “Para contribuírem com a missão da empresa, os funcionários precisam se sentir conectados aos valores da empresa e alinhados com a cultura organizacional. O incentivo ao aprendizado ao longo da vida pode e deve fazer parte dessa cultura organizacional”, diz Raphael Spinelli, diretor regional da Udemy para a América Latina.

Quando o assunto é agilidade no trabalho, o aprendizado corporativo é essencial para que as empresas acompanhem as mudanças tecnológicas e comportamentais, especialmente após a pandemia. “Ao garantirem que os seus funcionários serão capazes de se adaptar a mudanças, mesmo às imprevisíveis, como foi o caso da pandemia, as empresas se tornarão mais ágeis e competitivas”, diz Spinelli.

Já o papel da entrega inteligente dos treinamentos é claro: com as mudanças após a pandemia, o aprendizado corporativo precisa contemplar todo tipo de forma de trabalhar, como presencialmente, híbrida ou home office. A implementação de uma variedade de estratégias de aprendizado ajuda a levar em consideração todos os funcionários das organizações.

O relatório traz ainda listas com as habilidades que mais cresceram em consumo por parte dos profissionais em 2022 em três categorias:

1. Entre as habilidades de negócios, estão finanças e contabilidade, liderança e gestão, marketing, gestão de projetos e operações, vendas e trabalho e recursos humanos.

2. Entre as habilidades técnicas, estão computação em nuvem, ciência de dados, design, desenvolvimento, TI e produtividade no escritório. As competências de TI que mais cresceram em consumo foram a plataforma Databricks, com um aumento de 2161%, a tecnologia 5G, com um aumento de 643%, e as certificações Linux, com um aumento de 396%.

3. As habilidades de liderança e gestão que mais cresceram em consumo foram comunicação não-verbal, com um aumento de 268%, estratégia digital, com um aumento de 230%, e indústria 4.0, com um aumento de 212%.

Spinelli comenta as tendências de aprendizado de competências pessoais, que, segundo ele, têm um padrão claro. “Há uma demanda muito grande dos estudantes por aprenderem inglês, visando cargos globais e de liderança. Também há demanda por habilidades de gerenciamento de stress, para evitar um burnout e viver uma vida mais balanceada, e por habilidades que ajudem no dia a dia do trabalho, que aumentem a eficiência”, diz ele.

Para mais informações, acesse o relatório completo aqui.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp