CIDADE NO AR Publicidade 728x90
23/12/2022 às 09h44min - Atualizada em 25/12/2022 às 00h09min

Confira 5 dicas para desenvolver profissionais de TI

Demanda do mercado de TI cresce e déficit de profissionais capacitados pode se aproximar de 800 mil até 2025

SALA DA NOTÍCIA Redação

São Paulo, dezembro de 2022 - De acordo com pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação de Tecnologias Digitais (Brasscom), o déficit de profissionais de TI deve chegar a 797 mil no ano de 2025. Uma das respostas para isso é o fato de a formação de profissionais capacitados não acompanhar o ritmo da demanda de mercado, isto é: faltam colaboradores qualificados.

Existe mão de obra especializada na área, porém, essa mão de obra já está empregada. Ao mesmo tempo, há muitos profissionais em início de carreira disponíveis, sem nenhuma ou com pouca experiência profissional, o que dificulta a inserção deles no mercado. É o que explica Gabriel Barros, sócio da nav9, tech solving partner que planeja, desenvolve e entrega experiências centradas no usuário.

“Em relação à quantidade, há um número suficiente, mas, em relação à experiência, muitas vezes as vagas demoram a ser preenchidas pela falta dela. Existe o mito de que é fácil trabalhar com tecnologia, porque muitos desses profissionais ficam em casa, apenas com o computador. Porém, o que muitas pessoas não compreendem é que trabalhar com tecnologia é resolver problemas constantemente, inclusive, ficando horas testando diversas possibilidades de solução. E encontrar pessoas com experiência nessa dinâmica é um desafio”, ressalta Barros. 

Atenta a este cenário, a nav9 identificou fatores que facilitam o desenvolvimento profissional de programação. Entre eles, estão programas de estágio, desenvolvimento de projetos da realidade profissional e acesso a informações que permitem que esses profissionais tenham uma visão ampla sobre o mercado.

“Saber o fundamento em si é importante, porém, identificar qual teoria será utilizada em cada produto é determinante para se tornar um bom profissional e trazer resultados relevantes. Aqui nós temos essa preocupação constante de não só contratar, mas de oferecer uma formação eficiente, que proporcione aos nossos colaboradores não apenas evolução na empresa, mas na carreira deles como um todo”, afirma Matheus Danemberg, fundador da nav9.

Confira abaixo as principais dicas para alavancar a carreira de profissionais de TI:

1- Programas de estágio

É por meio deles que novos profissionais são formados e expostos às situações do dia a dia corporativo. Nesse período, será possível participar do desenvolvimento de novos projetos, com supervisão, e acompanhar o trabalho de especialistas de perto, o que torna mais compreensível a teoria ensinada em sala de aula. 

2- Desenvolver projetos

Nas universidades o aluno aprende como resolver problemas, na teoria. Entretanto, é durante o expediente de trabalho que as dúvidas surgem e que os profissionais aprendem como lidar com elas. Conclusão: para se destacar no mercado, não basta entender a teoria, é preciso “colocar a mão na massa” e praticar o que aprendeu para adquirir experiência.

3- Entender qual a necessidade dos usuários

Saber qual a necessidade dos usuários que vão utilizar a plataforma desenvolvida é fundamental para o sucesso de uma pessoa programadora. Por isso, realizar testes após o desenvolvimento de qualquer plataforma deve se tornar uma regra no dia a dia desses profissionais.

4- Conhecer as funções das ferramentas

Além de resolver problemas e executar as atividades propostas, é preciso saber para que servem as ferramentas de programação. O bom profissional vai além de um simples executor, ele sabe como utilizar as técnicas em diferentes situações.

5- Conhecer os códigos de programação

Muitas vezes a pessoa programadora pode precisar identificar os códigos utilizados por outra pessoa na hora de programar um site ou página. Por isso, ter esse conhecimento é um diferencial importante na hora de criar um novo projeto. É preciso estar à frente da concorrência, participando de cursos livres, estudando outros códigos, acompanhando videoaulas e se capacitando sempre, para entender como funcionam diferentes tipos de processos.


Sobre a nav9

A nav9 é uma tech solving partner que planeja, desenvolve e entrega experiências centradas no usuário. Por meio do NavWay (desenvolvida com exclusividade, combinando Extreme Programming com conceitos do Lean Startup), cria soluções digitais efetivas para acelerar negócios e impactam positivamente a vida das pessoas, além de apresentar velocidade, rápida capacidade de execução, agilidade e escalabilidade. Como missão, quer ajudar organizações a entender antes de agir, efetuar com precisão e lucrar a partir de mudanças.  


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp