20/12/2022 às 15h40min - Atualizada em 30/12/2022 às 00h03min

Como fazer a manutenção dos pneus da moto?

Andar com menos pressão nos pneus é arriscado. Essa é uma das principais etapas de como fazer a manutenção dos pneus da moto.

SALA DA NOTÍCIA Alvaro Vinicius Ferreira Lordelo
Freepik.com

Como fazer a manutenção dos pneus da moto? Saiba quais os principais cuidados a serem realizados para garantir o bom desempenho e prolongar a durabilidade dos pneus de sua motocicleta. 

 

Em um cenário ideal, sugere-se verificar os pneus sempre antes de iniciar a condução com o veículo de duas rodas. No entanto, isso não acontece regularmente. Se você continuar andando de bicicleta com um pneu defeituoso, não apenas estará colocando sua vida em risco, mas também colocando outras pessoas em perigo na estrada. 

 

Existem inúmeros casos em que um pneu defeituoso é uma das causas de acidentes de moto, causando ferimentos ao piloto e danos ao veículo. Assim, todos os pilotos devem fazer um esforço consciente de dar uma olhada cuidadosa nos pneus de sua moto de vez em quando para garantir que tudo esteja bem. 

 

Por isso, além de comprar pneu Michelin de qualidade e no tamanho indicado para sua moto, é preciso saber como fazer a manutenção dos pneus da moto. 

Como fazer a manutenção dos pneus da moto


Cuidar dos pneus da sua moto não é uma tarefa gigantesca. Dedicar algum tempo toda semana e estar atento deve ser suficiente para evitar problemas relacionados aos pneus. 

 

No entanto, um importante ponto deve ser o motivo para fazer uma inspeção regular, que é a necessidade de evitar um acidente. Siga estas cinco dicas e você estará em uma posição melhor para evitar acidentes relacionados a pneus ao andar de moto:

1. Pressão ideal dos pneus

Motos diferentes podem precisar de pressão de pneu diferente para melhor desempenho. Consulte o manual do usuário da bicicleta para saber a pressão ideal dos pneus e mantê-la o tempo todo. 

 

Não adie a tarefa de encher os pneus da moto com ar. Andar com menos pressão nos pneus é arriscado. Essa é uma das principais etapas de como fazer a manutenção dos pneus da moto. 

2. Limpeza realizada regularmente


Lave os pneus da motocicleta regularmente e não deixe essa tarefa para quando for fazer a manutenção da bicicleta. A lavagem é especialmente necessária após longas viagens. 

 

Esses caminhos lamacentos podem prejudicar os pneus da moto. Se não forem devidamente lavados, os pneus da moto podem derrapar na estrada devido à sujeira acumulada. 

Parece simples, mas essa é uma das formas de como fazer a manutenção dos pneus da moto, o que ajuda a prolongar sua vida útil. 

3. Reparo imediato

Há um prego, rachadura ou protuberância no pneu? Em tal situação, evite andar mais e resolva o problema o mais rápido possível. Sugere-se não percorrer longas distâncias com um pneu nessas condições. 

 

Se a garagem estiver longe, considere rebocar a motocicleta para evitar danos. Além disso, não ande com garupa neste caso.

4. Realize a troca

Não importa o quanto você queira que os pneus da moto continuem servindo para você por toda a eternidade, eles estão fadados a perder a aderência. Os pneus da moto estão sujeitos a desgaste. 

 

Assim, se sentir que os pneus da moto não estão a aderir bem à estrada, talvez seja altura de substituir o pneu. Um pneu sem aderência forte pode causar acidentes, especialmente se a estrada estiver molhada.

5. Pneus apropriados


Alguns motociclistas tendem a comprar pneus sofisticados para suas motocicletas, enquanto outros compram os modelos de acordo com o preço, no entanto, de nada adianta comprar um pneu incompatível com o veículo ou barato demais, pois pode acabar danificando a moto e causando acidentes, além de ter que substituí-los com grande frequência. 

 

Portanto, opte por comprar os pneus de acordo com o indicado pelo fabricante do veículo.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp