21/12/2022 às 10h55min - Atualizada em 02/01/2023 às 00h03min

Mais de 380 animais terminados em confinamento foram avaliados na 24ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2022

Mais de 380 animais terminados em confinamento foram avaliados na 24ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2022

SALA DA NOTÍCIA Graziele Oliveira
A 24ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2022 realizada no dia 8 de dezembro, no frigorífico Frisa, de Teixeira de Freitas (BA), teve a avaliação de 384 animais, todos terminados em confinamento. Os 304 machos e as 80 fêmeas foram inscritos por sete pecuaristas participantes. A etapa foi promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Associação Baiana dos Criadores de Nelore (ABCN).
“Certamente tivemos animais de excelente qualidade em uma etapa que mostrou a força do Nelore baiano. Estamos bem satisfeitos com a parceria com a ABCN, sempre com o objetivo principal de promover e fortalecer a produção de carne Nelore em todos os estados. As regionais têm grande importância nesse papel”, declara Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.
O grande destaque desta etapa foi a estreia do frigorífico Frisa, de Teixeira de Freitas (BA) no Circuito Nelore de Qualidade 2022, com ótimos resultados em sua participação inédita.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
41% dos machos avaliados apresentaram até quatro dentes incisivos permanentes – ou cerca de dois anos e meio de idade. Dos 304 machos, 96% pesou mais de 18 arrobas – o que elevou a média para 21,4 arrobas.
O campeonato foi vencido por Henrique Barbieri Coutinho, da Fazenda Vida Nova, localizada em Medeiros Neto (BA). O ganhador da Medalha de Prata foi Ângelo Arpini Coutinho, proprietário da Fazenda Vitória II, que fica localizada em Vereda (BA). O terceiro lugar e a Medalha de Bronze ficaram com Jurandir de Souza Boa Morte, da Fazenda Santa Fé, de Caravelas (BA).
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
Entre as 80 fêmeas Nelore avaliadas, 100% possuía mais de 4 dentes incisivos permanentes. De todas as fêmeas, 87,5% apresentou cobertura de gordura mediana ou uniforme. As fêmeas pesaram mais de 14 arrobas, elevando a média para 18 arrobas.
O campeonato de fêmeas teve Luis Fernando Tostes e Outro, da Fazenda Condomínio Reunidas Ideal, de Caravelas (BA), como vencedor. Dona da Medalha de Ouro na etapa, a Fazenda Condomínio Reunidas Ideal obteve ótimos resultados nesta etapa.
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Masterboi, Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp