CIDADE NO AR Publicidade 728x90
12/01/2023 às 12h49min - Atualizada em 14/01/2023 às 00h04min

Presencial por opção: com espaços funcionais e colaborativos, empresas atraem funcionários aos escritórios

Tendência no universo corporativo, ambientes mais eficientes e interativos conquistam os trabalhadores e elevam a identificação com a marca

SALA DA NOTÍCIA Rafael Franco e Tadeu Rover
WGO Comunicação
Divulgação/AKMX

Janeiro, 2023 – É um caminho sem volta. A consolidação dos modelos híbrido e remoto de trabalho, após a pandemia da Covid-19, provocou uma evolução significativa dos espaços físicos nos escritórios. Esses ambientes estão cada vez mais colaborativos e tecnológicos, exercendo um papel importante para reter os funcionários e atraí-los com maior frequência a esses locais, cuja estrutura é um trunfo para que eles se sintam estimulados.

A nova sede da Populos, empresa de soluções tecnológicas para workplace, é um exemplo, proporcionando um ambiente mais confortável, funcional e agradável. A partir do projeto criado pela AKMX Arquitetura e Engenharia, que soma 20 anos de atuação no mercado corporativo, a empresa, agora baseada em Alphaville, na cidade de Barueri, na Grande São Paulo, conseguiu estreitar o vínculo da marca com os seus colaboradores, investindo no que qualifica como o seu maior ativo: as pessoas. 

A nova estrutura do local serviu como estímulo para alguns funcionários da Populos mudarem de endereço em São Paulo, para que pudessem ficar mais próximos da nova base e utilizá-la diariamente em suas rotinas. É o caso de Matheus Aguiar Silva, gerente de serviços da empresa, que trocou Goiânia, onde nasceu, pela capital paulista, depois de ser contratado em 2018, quando a Populos ainda tinha o seu espaço físico localizado no bairro da Vila Madalena. 

“O que me motivou a mudar para Alphaville foi a nova estrutura do escritório, conseguir passar mais tempo dentro da estrutura disponibilizada, para utilizar dos recursos tecnológicos e físicos”, afirma Silva, que exalta o peso que a sede atual da Populos tem para fazer com que os seus colaboradores não sintam falta da comodidade de exercer seus ofícios no regime de home office.

“A importância que a estrutura do novo escritório tem para estimular os colaboradores da empresa a trabalhar presencialmente é imensurável. Cada espaço do novo escritório faz a diferença no dia a dia das nossas atividades. Desde a condução de uma reunião até o planejamento de novos produtos, a estrutura tem apoiado na integração de todas as partes”, completa o gerente de serviços da companhia. 

Área de lazer e descanso na Populos

Área de lazer e descanso na Populos



Dan Majero, arquiteto de criação e conceito da AKMX, que trabalhou na execução deste projeto, também ressalta como o escritório foi planejado para se tornar um local agradável, confortável e funcional para todos que o utilizam. “O novo escritório da Populos foi criado para potencializar a forma como as pessoas interagem e trabalham. O projeto traz estratégias práticas para este estilo de negócio. Neuroarquitetura, metodologias ágeis e UX (User Experience) foram as bases de inspiração e aplicabilidade para este projeto", destaca.

Majero também destaca a importância de os ambientes “refletirem a personalidade da marca, fazendo com que valores e cultura naturalmente façam parte do cotidiano das instituições”. 

Em meio a essa demanda atual do mercado corporativo, Clea Lima, diretora administrativa da Populos, exalta a importância do novo espaço para o bem-estar dos seus colaboradores e para a eficiência dos processos de trabalho. “A empresa foi fundada em 2016 e, desde o seu início, quando tínhamos um escritório de 20 m², já acreditávamos em proporcionar conforto e liberdade para o nosso time. E assim fomos crescendo. Neste novo escritório temos vários ambientes, estúdio, sala para treinamentos com equipamentos de alta qualidade e uma sala de descompressão com sofás, mesa de jogos, telão, videogame e espaço para happy hour. E, além dos locais, temos a aplicação da cultura da Populos”, explica Clea.
 
Estúdio montado no escritório da Populos

Estúdio montado no escritório da Populos



Já ao abordar os principais benefícios e vantagens proporcionados pelo projeto executado pela AKMX, a diretora ressalta: “O principal ponto foi proporcionar um espaço colaborativo e uma experiência inteligente para os nossos colaboradores, clientes e parceiros. A Populos acredita na experiência do usuário e esse novo espaço proporciona exatamente isso, principalmente aos nossos funcionários, que têm a liberdade de executar e planejar seus trabalhos em espaços criativos e confortáveis”.

Matheus Silva, por sua vez, reafirma a eficiência do novo escritório e destaca a conexão interdisciplinar. “A sinergia e a colaboração que o ambiente proporciona aos diversos times favorecem uma integração sólida e fluída, otimizada pela tecnologia e estrutura pensada para os ambientes”, assegura o colaborador.

Sobre a AKMX 
Ultrapassando a marca dos 20 anos de mercado, a AKMX sedia o ranking dos principais escritórios de arquitetura e construção do país com cerca de 1,2 milhão de m² de espaços projetados e mais de 1 milhão de m² em obras executadas nos setores corporativo, hospitalar, industrial e varejista. Também desbrava o mundo digital com a startup AKMX Store, um portal com mais de 10 mil produtos e serviços dedicados ao mundo empresarial. Com operações em São Paulo, Rio de Janeiro e Miami, traz em seu portfólio mais de mil marcas atendidas, conquistando e fidelizando marcas, como: Maurício de Sousa Produções, Hyundai, CPFL Energia, Volkswagen, Renault, Adidas, Heineken, Deloitte, Millenium, Grupo Fleury, Creditas Auto, EDP Brasil, Electrolux, Bureau Veritas e Grupo Saint Gobain. Citada pelos principais nomes do setor de facility, property e workplace do Brasil como excelência de atendimento, a AKMX é recordista em indicações ao Prêmio Revista Infra FM, promovido pela Revista Infra, influente veículo de comunicação do setor.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp