23/01/2023 às 17h24min - Atualizada em 24/01/2023 às 00h02min

A tendência do mercado é alugar em vez de comprar e setor se profissionaliza para atender à demanda crescente

Mercado de locação em franca expansão receberá 16 eventos de capacitação em 2023 em várias regiões do país

SALA DA NOTÍCIA Marot Gandolfi
www.alec.org.br
ALEC
Há uma tendência em todos os setores da economia em alugar tudo o que possível locar. O conceito de locação vem sendo consolidado no Brasil, já amplamente utilizado lá fora, aqui vem ganhando força. Construtoras, indústrias, mineradoras, companhias de logística, comércio e pessoas físicas estão buscando formas de diminuir custos, sem mencionar o compromisso com a sustentabilidade. Ao optar por alugar, consome-se menos. As empresas também estão sendo pressionadas a se adaptar às exigências ambientais e a demanda por locação de equipamentos menos poluentes vem aumentando.

Para se ter uma ideia, em 2021 o mercado de locação de máquinas para a indústria movimentou aproximadamente R$ 21 bilhões e a expectativa para 2022 era de 25 bilhões.

Os locadores de equipamentos precisam estar capacitados para atender a essa demanda crescente de consumidores e a ALEC – Associação Brasileira de Locadores de Equipamentos e Bens Móveis vem investindo em eventos de profissionalização para o mercado rental.

Em seu planejamento de 2023, está prevista a realização de 16 edições do evento ALUGAR REGIONAL, um encontro de locadores em que são apresentadas palestras com assuntos pertinentes ao negócio de locação. Nesse ano, os temas selecionados são manutenção dos equipamentos e normas de segurança.

O tema manutenção foi escolhido por ser uma das “dores” do locador, impactando no faturamento da locadora e, quando negligenciada ou mal avaliada, pode colocar em risco a segurança do usuário do equipamento.

A escolha do tema segurança se deu em função da recente revisão da NR-18 e os locadores precisam estar atentos para alugar seus equipamentos dentro da Norma.

A ALEC participa do CPR – Comitê Permanente Regional fornecendo apoio técnico e tem o compromisso em orientar seus associados sobre todas as informações referentes à segurança.

Os eventos de capacitação serão realizados nas seguintes cidades: Rio de Janeiro/RJ, Santos/SP, Campo Grande/MS, São José dos Campos/SP, Recife/PE, Cuiabá/MT, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Porto Alegre/RS, Campinas/SP, São José do Rio Preto/SP, Belém/PA, Mogi das Cruzes/SP, Salvador/BA, Florianópolis/SC.

“A ALEC está organizando o evento ALUGAR REGIONAL em outras praças nesse ano para que mais locadores possam participar e entender a importância de se profissionalizar cada vez mais. Nós, locadores, não só alugamos equipamentos, nós solucionamos o problema do cliente com segurança. Temos esse compromisso”, afirma Alexandre Forjaz, presidente da ALEC.

A primeira edição do ALUGAR REGIONAL nesse ano acontecerá no Rio de Janeiro em março.

Sobre a ALEC
A ALEC, Associação Brasileira de Locadores de Equipamentos e Bens Móveis, está no mercado há 30 anos com o objetivo de fortalecer o setor de locação e aumentar sua representatividade na economia do país. A Associação é convidada a participar de comitês e órgãos como CPR-SP e ABNT fornecendo apoio técnico e é fonte confiável para a imprensa. A ALEC é a entidade que representa os locadores junto aos poderes executivo e legislativo.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp