25/01/2023 às 12h08min - Atualizada em 27/01/2023 às 00h00min

Saiba por que painéis elétricos com inversores de frequência e soft starters são de suma importância para indústrias

Equipamentos somam uma série de vantagens para a rotina operacional e financeira da empresa, como redução no consumo de energia

SALA DA NOTÍCIA Vagner Liberato Morini
https://orcamentoenergiasolar.com/
Créditos: Pexels
A alta conectividade e as transformações tecnológicas estão exigindo das indústrias mais automação nos processos para elevar a produtividade, customização e redução de perdas na operação. Com isso, equipamentos são desenvolvidos com maior produtividade e eficiência para atender aos mais diversos modelos de negócios. Entre eles, estão os painéis elétricos com inversores de frequência. 

Os inversores de frequência têm a finalidade de controlar a partida, aceleração, frenagem e velocidade de um motor de indução trifásico, considerando os seus diversos tipos de carga e a sua aplicação em todos os segmentos da indústria.

Ao diminuir a rotação do motor por meio de um inversor de frequência, a potência consumida é reduzida na proporção ao quadrado da rotação, ou seja, para 50% de rotação, a potência consumida será 75% menor, mantendo o torque constante. Tudo dependerá do tipo de carga acionada.

Geralmente, os inversores são alocados nos Centros de Comando de Motores (CCM), painéis elétricos que possuem a finalidade de proteger, controlar e automatizar motores. Por isso, são muito utilizados para automação industrial, tornando os processos internos mais simples e custos operacionais menos onerosos. Os painéis com inversores de frequência também evitam problemas na rede elétrica, como falta de fases ou sobrecargas. Escada rolante e elevadores são exemplos de produtos que fazem uso de painéis com inversores. Na prática, os inversores ajudam a tornar as subidas e descidas nos elevadores mais rápidas e as paradas de um andar para outro mais suaves. 

Tipos de inversores

Existem dois tipos de inversores: o de frequência escalar e vetorial. A estrutura do inversor de frequência escalar e vetorial é basicamente a mesma, porém, o inversor de frequência escalar e vetorial se distinguem no quesito relação entre tensão e frequência.

O vetorial impõe o torque necessário ao motor, de maneira rápida e precisa, permitindo uma resposta rápida e dinâmica das variações bruscas de carga. Já o escalar necessita da queda de velocidade para o aumento do torque, ou seja, o torque produzido no motor é proporcional ao escorregamento. Eles são utilizados em tarefas mais simples, como acionamento de bombas e ventiladores.

Soft Starter

Para suavizar as partidas dos motores, existem os painéis com soft starter, equipamentos eletrônicos tiristorizados que, de acordo com o controle das três fases do motor assíncrono, regulam a tensão e a corrente durante uma parada e partida de motores elétricos, realizando o controle efetivo do conjugado, diante das diferentes condições de carga e protegem o motor de sobrecarga.

Em outras palavras, o soft starter tem objetivo de controlar a tensão de partida do motor e sua desernegização. Essa gestão inicia-se no instante da partida do motor, suavizando a explosão inicial e parada do motor corrente. Eles são utilizados nas mais diversas aplicações, entre elas bombas, compressores e ventiladores.

Qualquer máquina que, ao ligar e desligar, precisa aumentar a velocidade lentamente e gradativamente até alcançar a rotação nominal, poderá utilizar um painel com soft starter para realizar tais controles.

Outras vantagens de soft starters são a redução de picos de corrente na rede durante a partida, redução de quedas de tensão na linha, proteção térmica efetiva do motor e da instalação e otimização do funcionamento da máquina e menor tempo médio de reparo.

Diferença entre soft starter e inversores

Enquanto os inversores são aplicados em situações que impõem alto torque e em que o controle completo da velocidade é crucial, o soft starter é utilizado em aplicações de baixo/médio torque, e em situações nas quais o fundamental não é a variação da velocidade, mas sim a redução do desgaste na partida e parada da máquina.

Isso significa que o que determina qual dispositivo utilizar é a sua aplicação. Ou seja, quando o objetivo é simples, utiliza-se o soft starter. Quando a missão é total controle da velocidade ou torque de motor, o ideal é o inverso de frequência.

Segurança

Para o uso seguro de painéis elétricos com inversores de frequência e soft starter, é fundamental procurar uma empresa que siga rigorosamente as normas e exigências das concessionárias de energia. A Engerey é especializada no desenvolvimento do projeto, na montagem do painel e certificada para produção de painéis da Schneider. Além disso, ela auxilia o cliente a identificar o produto que mais se adequa à necessidade. 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp