CIDADE NO AR Publicidade 728x90
25/01/2023 às 10h24min - Atualizada em 27/01/2023 às 00h01min

Check-up médico deve ser prioridade para quem busca maior qualidade de vida

Quando o paciente se dispõe a cuidar da saúde de forma integral, ele passa por um check-up completo, com diversas especialidades, com profissionais médicos qualificados, que fazem uma avaliação completa do seu quadro de saúde

SALA DA NOTÍCIA PAULA BATISTA
Pixabay
Com a vida atribulada e corrida, muitas pessoas passam, literalmente, anos sem ir ao médico e assim podem deixar passar sinais que o corpo dá como indicativo de problemas mais sérios. Isso só reforça a importância de começar o ano com um check-up, que feito corretamente é importante e evita procedimentos desnecessários.
            Dr. Marcus Todesco, médico responsável pela Nacional check-up, anexa ao complexo do  Pilar Hospital, explica que essa checagem anual da saúde ajuda a combater doenças por meio da informação e da realização de ações de prevenção, que incluem a realização de exames que realmente visam propiciar o diagnóstico precoce de doenças que podem não apresentar sintomas, podendo levar a melhores índices de tratamento, e, até mesmo, orientações preventivas como de mudança de hábitos de vida como parar de fumar,  criação de uma rotina de atividade física e conscientizar sobre a necessidade de manter uma dieta equilibrada.
            Segundo o especialista, o que se percebe, em geral, é que a maioria dos pacientes realizam exames de forma isolada, desconectada, quando estão preocupados com alguma dor ou sintoma. “Quando o paciente se dispõe a cuidar da saúde de forma integral, ele passa por um check-up completo, com diversas especialidades, com profissionais médicos qualificados, que fazem uma avaliação completa do seu quadro de saúde, evitando, assim, a duplicidade de exames, inúmeros tratamentos, idas e marcações de consultas médicas com grande espaçamento de tempo. Essa é uma forma bastante importante de cuidar da saúde tendo como preocupação principal a prevenção. E, hoje em dia, ainda mais importante, já que muitas pessoas não fizeram sua checagem anual, nos últimos anos devido à pandemia”, explica.
            No check-up não são apenas avaliados os aspectos físicos de cada paciente, mas, também, o mental. “Essa checagem é feita de acordo com o histórico de cada pessoa, seus interesses, necessidades e preocupações. Alguns exames são gerais, como o hemograma e níveis de colesterol e triglicerídeos, insulina, aferição de pressão, verificação de peso e de massa corporal, mas outros são específicos, como avaliação da função pulmonar, que antes mais recomendados para os fumantes, mas, hoje em dia, para quem passou pela covid é importante ter esse acompanhamento. Além desses, temos alguns exames específicos para homens e mulheres além das faixas etárias também, entre outros”, comenta.
            Há variações também para aqueles que são atletas, e precisam cuidar de detalhes mais específicos da saúde, como também muito importante para quem prometeu ser mais ativo, começar o ano praticando atividades físicas. “Exames de teste de esforço, da capacidade cardíaca e respiratória, são essenciais, além dos tradicionais e importantes eletrocardiograma e ecocardiograma”, completa.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp